Como as marcas estão utilizando o TikTok, rede social do momento

Como as marcas estão utilizando o TikTok, rede social do momento

Em 2019, o aplicativo chinês TikTok desbancou Instagram e Facebook e se tornou a rede social mais baixada do mundo, com cerca de 1,65 bilhões de downloads.

O app permite a criação e veiculação de vídeos curtos (15 a 60 segundos), com diversos efeitos e recursos de edição, e um principal diferencial: o humor.

Por conta de seu ambiente descontraído, o TikTok virou febre entre os jovens. 41% dos usuários estão dentro da faixa etária de 16 a 24 anos, a chamada geração Z. Segundo relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona mais com esse público, sendo o conteúdo engajado nas redes sociais a solução mais viável para atingi-lo.

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados diz gostar de um vídeo de marca apenas quando é autêntico e reproduz a realidade. Naturalmente, diversas empresas passaram a se interessar pelo potencial do aplicativo, ainda mais por conta do seu algoritmo inteligente, que apresenta aos usuários conteúdo sobre temas que eles têm maiores chances de interesse.

Mas, afinal, quais conteúdos geram mais engajamento? E como as marcas estão se aproveitando dessa linguagem?

Primeiro, é preciso entender que o fio condutor do TikTok é a música. Apesar de ser uma plataforma de vídeos, o conteúdo viral, replicado inúmeras vezes, está no mesmo áudio. O que o público faz é criar suas versões em imagens para entrar na conversa. Com base nisso, as marcas têm um ponto de partida para começar o engajamento no TikTok.

#HashtagChallenges

Os Hashtags Challenges são ações divulgadas pelo uso de hashtags em que os participantes devem gravar algum desafio e postá-lo no TikTok. A prática já era comum em outras redes sociais, mas foram potencializadas por este app, sendo um dos principais conteúdos.

O convite pode ser o de realizar um passo de dança, dublar um trecho de áudio, ou qualquer outra ação criativa. Se cair no gosto dos usuários, acaba sendo repetido indefinidamente.

Um exemplo é o da varejista norte americana Guess, que já aproveitou a oportunidade para lançar seus próprios challenges, como o #InMyDenim, que propunha a transformação de visuais monótonos.

@guess

 

#inmydenim #sponsored 👖😍madison_willow

♬ #inmydenim I’m a Mess – Bebe Rexha


Influenciadores

O TikTok conta com uma presença significativa de influenciadores digitais, que também podem colaborar para uma estratégia de comunicação das empresas.

O foco deve ser encontrar os perfis de influenciadores que mais representem os valores da marca, de preferência que já se comuniquem com o público desejado. Outra dica é ficar de olho em criadores de conteúdo que passam a se destacar na própria rede.

A Disney, por exemplo, lançou a hashtag #UmMundoIdeal para divulgar o filme Aladdin e contratou diversos influenciadores para publicar o conteúdo. A brasileira Guaraná Antártica conta com vídeos em parceria com “tiktokers” no seu próprio canal, além de fabricar latas com o “TikTok code”, espécie de QR code que, ao ser escaneado, redireciona para o perfil de Guaraná no TikTok.

@guarana

 

Se as regiões brasileiras fossem pessoas. Querem parte 2? #Repost alicereja

♬ som original – guarana


Espontaneidade

Os vídeos de maior sucesso na rede são caseiros, gravados e editados com os efeitos do próprio aplicativo. No contexto de certa rejeição à publicidade, o conteúdo mais “cru” e espontâneo é valorizado.

Uma ideia é mostrar o dia a dia da empresa, a interação e brincadeira entre funcionários, os produtos sendo embalados, por aí vai. Por se tratar de uma rede social nova, a experimentação é bem vinda.

O The Washington Post, jornal americano sério e tradicional, surpreendeu a ser uma das primeiras marcas a entrar no TikTok. Os vídeos apostam na informalidade e no humor para mostrar os bastidores da redação.

@washingtonpost

 

Found out what everyone’s working on #newspaper

♬ original sound – washingtonpost


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