Como converter seguidores das redes sociais em clientes?

Como converter seguidores das redes sociais em clientes?

As redes sociais são uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de um negócio. Marcas, empreendedores, empresários e influenciadores buscam, cada vez mais, alcançar a atenção do público e ganhar seguidores.

Mas, será que ter muitos seguidores significa converter mais vendas no final do mês?

Parece óbvio, mas seguidores só são clientes quando fecham a compra, fazendo um pagamento. Possuir um grande número de pessoas em sua rede não necessariamente reflete em um maior faturamento, porém, com a estratégia certa, é possível aproveitar esse potencial.

Primeiro, você precisa entender que o seguidor que acabou de chegar à sua página está no começo da jornada de compra, no topo do funil. Geralmente, essa pessoa ainda não está pronta para comprar seu produto, está pesquisando as opções ou apenas quer informações e entretenimento.

A audiência deve ser trabalhada, entrando cada vez mais no funil, para se tornar, de fato, clientela. Separamos algumas estratégias que podem ajudar na hora de converter seguidores:

1 – Conteúdo

Investir em um conteúdo de valor é básico, tanto para atrair os seguidores quanto para nutri-los. Após gerar o interesse inicial, uma ideia é criar uma isca digital, uma vantagem oferecida (ebook, pdf, desconto) em troca do cadastro (e-mail) do seguidor.

Com o e-mail em mãos, você pode utilizar a estratégia de e-mail marketing, que consiste em enviar conteúdo exclusivo e campanhas para a caixa de mensagens de possíveis clientes, a fim de estreitar o relacionamento e converter a venda.

O envio do e-mail marketing deve ser acompanhado de uma opção de cancelamento de seu recebimento, assim, o cliente se sente respeitado e você afasta a possibilidade de ser considerado spam.

Na hora de formular a mensagem, faça uso de textos persuasivos, mas não agressivos. Aposte em gatilhos mentais, por exemplo, para induzir à tomada de decisão de compra.

2 – Lista de Contatos

Iscas digitais e calls to action, chamadas para ação, também são úteis para criar uma lista de contatos, uma relação mais detalhadas de quem são os possíveis clientes e onde encontrá-los.

A lista de contatos é uma oportunidade para sua equipe de vendas começar a abordagem, fazer ligações que levarão à reuniões, apresentação dos produtos e, finalmente, à conversão.

Quanto maior o número de contatos, mais abordagens serão feitas e maiores serão as chances de bater a sua meta de vendas.

3 – Experiência

No contexto de infinitas possibilidades de compra, informação e engajamento, a experiência do cliente é o diferencial. Em todas as etapas, o usuário que se sentir especial, seja ele seguidor ou consumidor, aliás, o tratamento recebido pode ser o fator determinante para esta virada.

Em relação ao tratamento dos seguidores, seja solícito, responda comentários, tire dúvidas de sua audiência. Uma simples resposta pode ser tudo que seu futuro cliente precisa para sentir segurança para comprar.

Quando conseguir a conversão, continue nutrindo o relacionamento com o cliente, enviando conteúdo, valorizando sua experiência e incentivando o compartilhamento dela.

Um dos maiores conversores de vendas é a prova social, que consiste no depoimento de clientes que já compraram. Comentários positivos podem acabar com as objeções de seguidores indecisos e levá-los a comprar também.

Provas sociais são excelentes conteúdos para serem publicados no seu feed, engajando seguidores e reiniciando a jornada de compra.

Vale ressaltar que nem todos os seguidores terão que passar por todas essas etapas para comprar, alguns simplesmente chegarão com a decisão de compra tomada, mas as dicas servem para que você administre aqueles que ainda não têm o interesse completo.

Quer saber como vender mais em plataformas específicas?

LEIA MAIS: Vendas pelo WhatsApp e Vendas no LinkedIn

Siga nossas redes sociais: