Como utilizar o WhatsApp para impulsionar suas vendas

Como utilizar o WhatsApp para impulsionar suas vendas

Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio? Só no Brasil, são mais de 100 milhões de usuários no aplicativo, o que representa um enorme potencial de mercado para as vendas nesse meio.

Pesquisas apontam que uma pessoa visualiza a sua conta no aplicativo de mensagens de 70 a 150 vezes no dia. Essa é a chance de fazer com que o seu negócio se destaque entre elas.

Separamos as principais dicas para impulsionar as vendas através do WhatsApp:

Utilize listas de transmissão

O WhatsApp permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos. Utilizar a lista de transmissão é muito mais efetivo do que mandar mensagens em grupos, pois a mensagem direta obterá mais destaque nas notificações do consumidor. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.

Cabe ressaltar que para uma lista de transmissão funcionar, é importante que o usuário tenha o seu contato salvo no celular, por isso, a estratégia funciona muito bem para oferecer novos serviços à clientes que você já possui.

Ofereça conteúdo

Crie engajamento através de áudios, vídeos, textos e também divulgue os perfis das suas outras redes sociais. Uma ideia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto.

Não exagere no número de postagens. É necessário utilizar do bom senso para não transformar a estratégia spam. Em muito casos, uma única mensagem por semana já é o suficiente.

O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

Construa a audiência

Obtenha o contato do cliente através das suas outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Promova seu WhatsApp através de publicações como “Entre em contato conosco pelo WhatsApp XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar desconto na nossa loja.” Para enviar a mensagem, o cliente terá que salvar o seu contato e passará a fazer parte da sua lista de transmissão.

Recompensa digital

Adicione o campo de WhatsApp na sua página de captura (Landing Pages), oferecendo recompensas digitais como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Essas recompensas oferecem valor ao cliente.

Crie campanhas de vendas

Uma vez que você obteve o contato do cliente, é a hora de usar sua criatividade para disparar os melhores copys para realizar a venda.

Seja persuasivo ao oferecer o seu produto ou serviço. Muita gente imagina, de forma equivocada, que as vendas pelo WhatsApp são individuais, em que o cliente é convencido por mensagem direta. Essa estratégia é o final da abordagem. Através de listas você alimenta os clientes com uma série de mensagens, até lançar uma carta de vendas sobre a sua empresa. Se houver interesse, o atendimento passa a ser personalizado.

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que utilizam aspectos como a urgência, a escassez, e a exclusividade para vender mais.

Através dos gatilhos, é possível chamar a atenção e engajar os clientes por meio de poucas frases, como “últimas unidades” “é agora ou nunca”, assim, você não lota a caixa de mensagens dos clientes e tem muito mais chances de sucesso.

Saiba mais sobre gatilho mentais aqui.

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