Como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores

Como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores

A escolha correta do treinamento de liderança para gestores é um fator fundamental para desenvolver e manter uma equipe de vendas de alto desempenho.

Afinal, estamos falando da imagem de liderança do time, que deve ser o guia, o agente motivador e ainda o porto de resolução de conflitos. Exatamente por isso que não é sempre que o seu melhor vendedor será o mais eficiente gestor.

Aquele que tem, de fato, uma postura de liderança, consegue se comunicar com todos e se mostra eficiente em instruir pode ser muito mais indicado para ocupar o cargo de gestor. É importante ressaltar, no entanto, que muitas habilidades e conhecimentos podem – e devem – ser desenvolvidos e aprimorados com um bom treinamento de liderança para gestores.

Vamos entender melhor quais são essas características e como a empresa pode ser o melhor meio de capacitação para esses colaboradores?

O que é um treinamento de liderança para gestores?

Chamamos de treinamento de liderança para gestores a transmissão de conhecimento teórico e/ou prático voltado para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades gerenciais. 

Ou seja, estamos falando de uma categoria de capacitação que deve considerar características específicas para o cargo de gestores. Tais como:

Além, é claro, de instruir esse novo gestor a como delegar funções, solucionar questões técnicas e práticas na rotina do setor. Seja ele um gerente de vendas, financeiro, atendimento ao cliente, etc.

Por que é importante investir em treinamento de liderança?

Talvez você esteja pensando que não existem vendedores com todas as capacidades para ocupar o cargo de gestor. Se a sua ideia é realmente promover uma pessoa da sua equipe, saiba que ela pode ser preparada para assumir a função.

E o treinamento de liderança para gestores atua exatamente nessa questão. Para capacitar, atualizar e preparar novos e antigos líderes! 

O treinamento é sempre recomendado para todas as funções e cargos da empresa, mas ele se faz ainda mais necessário quando estamos falando dos gestores. Afinal, eles atuam como motivadores, intermediadores e representantes da cultura e dos objetivos da empresa.

Prepará-los, portanto, da maneira adequada, impacta diretamente:

  • Nos resultados das ações;
  • Engajamento da equipe;
  • Taxa de turnover (rotatividade de colaboradores);
  • Retenção de talentos;
  • Performance;
  • Clima organizacional;
  • Etc.

Isso, claro, acaba afetando, inclusive, a satisfação e o sucesso do cliente!

Mas como capacitar um gestor?

Explicamos o que é treinamento de liderança para gestores e quais as habilidades que precisam ser desenvolvidas, mas como capacitar esse líder? 

Hoje existem inúmeros métodos de capacitação. Tais como:

  • Cursos presenciais de curto, médio e longo prazo;
  • Workshops;
  • Treinamentos práticos;
  • Cursos online ou mistos.

Não é preciso escolher apenas um formato, a empresa pode incluir diferentes métodos para aplicar o treinamento de liderança para gestores. 

Como, por exemplo, um curso mais completo no momento da contratação, ou promoção. E, durante o primeiro ano, oferecer palestras e workshops para reforçar o conhecimento adquirido. Com o tempo, podem ser oferecidos cursos online com foco em atualização e aperfeiçoamento.

Independentemente do ou dos formatos, é preciso realizar outras escolhas importantes, como:

  • Qual ou quais habilidades serão aperfeiçoadas;
  • O treinamento será realizado internamente ou por terceiros (empresas especializadas em capacitação);
  • Quais as principais fraquezas do gestor e da equipe;
  • O tipo de treinamento para liderança.

Tipos de treinamentos para liderança

Treinamento técnico

O treinamento técnico é focado em ministrar conhecimentos relacionados a processos de vendas, tarefas do gestor, estratégias e ferramentas. Ou seja, a ideia é fornecer todo o conhecimento para que ele se torne um expert nas funções e métodos de vendas e da empresa.

Existem, claro, treinamentos técnicos gerais, ou seja, que abrangem o conhecimento do cargo. Mas também é possível desenvolver, ou investir, em capacitações personalizadas para a dinâmica do negócio. Considerando, assim, suas preferências, necessidades e particularidades.

Treinamento comportamental

Já o treinamento comportamental, como o próprio nome sugere, atua na prática da função e em como o gestor deve agir para obter os melhores resultados. Nesse caso, as temáticas envolvem:

  • Gestão de crises;
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Gestão de pessoas;
  • Como delegar tarefas;
  • Etc.

Como fazer um treinamento de liderança?

Como mencionamos acima, a empresa pode optar por contratar um especialista, ou adquirir um treinamento de liderança para gestores elaborado por especialistas. Mas também é possível elaborar ou ministrar essa capacitação internamente.

A escolha depende, claro, do orçamento disponível, capacidade da empresa, disponibilidade e presença de um profissional para desenvolver e treinar os gestores. 

Nossa dica é, mesmo que você opte por essa via, certificar-se de ter um acompanhamento profissional em capacitação. Assim você conseguirá otimizar o investimento e alcançará os melhores resultados para os líderes, colaboradores e, claro, para a empresa.

Dito isso, vamos ver um passo a passo rápido de como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores?

Como elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores

Passo 1 – Analise as fraquezas e necessidades

O primeiro passo para elaborar um programa de treinamento de liderança para gestores é mapear falhas, necessidades e fraquezas tanto da equipe de vendas, quanto do líder do setor. 

O que é preciso melhorar? Quais pontos não estão atingindo os resultados esperados?

Foque no ponto emergencial e depois parta para temas agregadores!

Passo 2 – Monte o planejamento

No segundo passo, estabeleça qual será o método do treinamento, formato, cronograma, abordagem, etc. Montar um planejamento claro ajuda a delimitar os custos, ferramentas, datas e a estrutura necessária para ministrar a capacitação.

Uma dica: faça isso com antecedência e comunique os gestores, para que eles possam se planejar e aproveitar ao máximo o conteúdo oferecido.

Passo 3 – Colha feedbacks dos treinamentos e monitore os resultados

Após colocar o plano em prática é preciso entender como foi a experiência dos gestores. Saber se o método utilizado foi aprovado e o que é possível melhorar. Dessa forma a empresa consegue identificar itens que precisam ser aprimorados nos próximos treinamentos.

Por fim, monitore os resultados, analisando os pontos abordados em cada módulo para verificar se eles foram, de fato, efetivos. 

Uma dica de ouro: a sua empresa não precisa fazer tudo isso sozinha! Você sabia que pode contar com a ajuda de especialistas em treinamento de liderança para gestores?

O IEV oferece, com treinamentos, acompanhamentos, ferramentas e mentorias, uma solução comercial completa para equipes de vendas. É focado em desenvolver toda a equipe comercial, de vendedores a gestores, para se tornarem especialistas de alta performance.

Para isso, contamos com cursos completos, mentorias com tutores especialistas em diversas habilidades ligadas a vendas e gestão.

Com especializações preparadas por referências profissionais, nos comprometemos em ajudar equipes comerciais a desbloquearem todo seu potencial em vendas.

Para o IEV, vendas é ciência. A ciência das vendas será a responsável por fazer o seu negócio, as suas soluções e os seus vendedores atingirem o máximo potencial de vendas.  

Através de treinamentos e acompanhamento dos maiores especialistas em vendas e gestão comercial do país, formamos profissionais de alto nível com base no que funciona de verdade, pois a sorte não basta para te posicionar verdadeiramente no mercado.

Agende a sua reunião estratégica e saiba como podemos ajudar o seu negócio!