Appet especializa equipe e torna processos mais produtivos com o desenvolvimento do IEV

Appet especializa equipe e torna processos mais produtivos com o desenvolvimento do IEV

A Appet é uma distribuidora de produtos agro veterinários da região de Ibiraiaras, no Rio Grande do Sul. Ao possuir uma linha completa e diversificada de itens, conseguem atender as mais variadas demandas. Quem revela esses detalhes são os sócios-administradores da empresa, Alan Pretto Puerari e Leonardo Pretto Puerari.

Alan atua como gestor financeiro e Leonardo é encarregado das áreas de carregamento e descarregamento, estoque e auxiliar no departamento financeiro. Os dois assumiram a empresa após o tio confiar o negócio a eles. 

A Appet cresceu ao se preocupar em oferecer os melhores produtos em todas as linhas de atendimento. “A gente preza muito pela qualidade, desde o básico à linha super premium. Nem sempre o preço bate a qualidade, então prezamos por isso”, Leonardo pontua.

Como a Appet conheceu o IEV

A Appet conheceu o Instituto de Especialização em Vendas a partir da indicação de uma loja de rações da região. Ao conhecer os resultados de especializar a equipe, eles receberam o contato de um franqueado e participaram de uma reunião estratégica sobre vendas.

A partir desse encontro, eles conheceram os melhores caminhos para aperfeiçoar o departamento comercial do negócio.

Para a Appet, desenvolver toda a equipe comercial fez bastante sentido. Alan e Leonardo, por serem líderes jovens, também estavam entusiasmados com a perspectiva de adquirir novos conhecimentos e técnicas .

“O aprendizado sempre soma, né. Então, como somos novos, nós queríamos aprender mais sobre vendas. Temos alguns vendedores novos, então eles precisavam aprender, ter uma noção melhor [das vendas] e melhorar”, comenta Leonardo.

Assim, a Appet entrou para o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) em um momento de renovação e aperfeiçoamento da equipe.

O desenvolvimento da Appet com o IEV

A partir do PDC, a Appet conseguiu superar desafios dos vendedores e também da liderança

“Conforme ia seguindo o programa, sempre surgia algo, mas nós conseguimos superar. Também tínhamos muito uma dificuldade com metas. De como cobrar, quando cobrar, a questão horário e de organizar tudo o que você tinha que fazer no dia, o planejamento”, relata o gestor financeiro.

Atualmente, esse cenário é outro na empresa. “Nós começamos a fazer as metas de forma diferente, a cobrar de forma diferente. Então, essa questão da venda, de prospecção, antes, acontecia todo o processo e acabava não fechando o pedido. Esse lado a gente está aprendendo a mudar com os vendedores”, Alan conta.

O gestor compartilha que, inclusive, o aprendizado conseguiu transformar as vendas da equipe. Isso porque, um dos vendedores tinha um desafio antigo em relação a um cliente. Ao saber como conduzir o cliente com técnicas de vendas, o vendedor também conseguiu superar isso.

“[O vendedor] nunca tinha conseguido vender para ele. Quando ele fez o curso e começou a colocar em prática, a fazer uma abordagem diferente, a  marcar horário e a aplicar o que o curso ensinava, ele foi lá e conseguiu conquistar o cliente. Então, o curso ajudou muito nisso”, ele afirma. 

Para a gestão, os ensinamentos práticos também fizeram a diferença na rotina. “A questão da organização com o exercício do dia perfeito (uma ferramenta de Raul Candeloro, sócio e professor do IEV) ajudou bastante. Às vezes, a gente chegava na empresa e não sabia o que fazer. Agora, a gente tem um roteiro e sabe que de manhã tem que fazer uma coisa. De tarde, outra”, o gestor compartilha.

Ensinamento duradouro

Além da maior produtividade na rotina, o desenvolvimento provou seu resultado em números. “As vendas aumentaram em cerca de 10%, o que é bastante. Ao comparar o que a gente vendia antes com o que estamos vendendo, podemos ver que teve um aumento considerável”, relata Alan.

Ssabendo como conduzir as vendas de forma estratégica, a Appet possui processos eficazes para o futuro. “Nós temos uma gama de conhecimento agora. Aprendemos a empreender, ter ideias diferentes de mercado, de gestão. Você adquire ideias diferentes do que a gente está acostumado no dia a dia”, declara  Leonardo.

Você quer desenvolver sua equipe para vender mais e melhor? Fale conosco!