Em 4 meses, distribuidora do ramo pet alcança melhor resultado em 2 anos

Fundada em 1991, por Nadson Pessoa, a NN Pessoa Comércio Ltda tem a sua história marcada pelo pioneirismo. Foi a primeira distribuidora da marca Royal Canin da América Latina, pioneira na região a ter roteiro de visita de clientes, além de ser a primeira distribuidora a trabalhar especificamente com o canal especializado de pet shop. E agora atinge o seu melhor resultado dos últimos 2 anos. 

Nadson Filho é um dos gestores da NN Pessoa, cuida da área de vendas e marketing. Desde 84/85 sua família já atuava no segmento. Atuante, em quatro estados da região Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), a NN Pessoa tem um grande portfólio de produtos para atender às necessidades do seu estabelecimento. Além disso, seu diferencial é um mercado especializado que atende desde hospitais, clínicas, pet shop, agropecuária e cooperativas agropecuárias. 

Depois de mais de duas décadas destas grandes conquistas, a empresa busca continuamente melhorar os seus processos buscando sempre o melhor resultado, visando a excelência de atendimento no que diz respeito à distribuição de produtos veterinários.   

Como o IEV ajudou a ter resultado em Home Office

No dia 09 de janeiro de 2020, Nadson contratou o Programa de Desenvolvimento Comercial para a empresa. Em uma conversa com o departamento de Sucesso do Cliente do IEV ele nos conta: 

“Uma coisa que ajudou muito – e aí tenho que tirar o chapéu para o IEV – foi a preparação para o home office. Nos norteou muito internamente. Entender de melhor maneira como trabalhar no home office e dentro da medida do possível tem feito um bom resultado, logicamente com o modo como as condições oferecem. A maior preocupação mesmo é a execução do que está sendo visto nos módulos.   

Diversos temas funcionaram e impactaram. Nesta época da quarentena as mentorias diárias para a equipe foi um exercício muito bom para que eles começassem a entender uma disciplina e ter uma rotina organizada. Tudo o que foi trabalhado ao longo desse período foi uma construção de entendimento.   

Pegamos isso tudo que foi feito no dia a dia e trouxemos para o nosso dia a dia. Temos reuniões diárias todo final do dia, onde discutimos sobre projetos e resultados.  Logicamente existe uma resistência muito grande, mas está começando a entrar numa rotina de trabalho e meus colaboradores estão começando a entender a importância disso.”  

Algumas das marcas parceiras da NN Pessoa

Por que contratou o IEV?

“Eu me chamo Nadson Filho e sou gestor comercial da Melodia Pet, uma empresa do grupo Inov@ce. Atuamos aqui no Nordeste, e basicamente, nossa atuação é mais forte em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. 

Nós aderimos ao Programa de Desenvolvimento Comercial porque identificamos uma deficiência no nosso atendimento comercial, e parte dessa deficiência, era porque a nossa equipe de vendas não tinha um padrão de atendimento. Buscamos um programa desenvolvimento com técnicas, ferramentas, para que a equipe saísse do improviso e partisse mais para prática e estratégia de vendas. A gente sabe que o mundo das vendas é uma ciência e então a gente buscou tecnologia dentro do Programa de Desenvolvimento Comercial para alavancar os resultados dentro da nossa equipe.”   

Resultado e mudanças no dia a dia

“Os resultados não apareceram em curto prazo, porque você precisa desconstruir tudo o que se tinha na cabeça da equipe de vendas, que é a questão do improviso, de achar que apenas o relacionamento que resolve. Então, no curto prazo, a gente teve até uma retração, mas a equipe entendendo que o IEV veio nos ajudar, começamos a ter um resultado muito satisfatório. Já estamos com a ferramenta há 4 meses e estamos há 2 meses faturando bem mais que mesmo período no ano passado! Isso significa que a metodologia está sendo eficiente na aplicação da ferramenta e o desenvolvimento é continuo. Tanto de positivação de clientes quanto de ticket médio e redução de descontos, o resultado tem sido muito satisfatório.  

A metodologia que está sendo aplicado é muito prática. Nós sabemos que tem a teoria, mas é muito prática! Ou seja, é uma linguagem muita adequada ao conhecimento do vendedor ou do promotor, dessa forma tem sido aplicado de maneia muito pertinente (…).  
   
As mentorias tem nos auxiliado bastante. São momentos em que são tratados alguns temas específicos e isso tem nos ajudado bastante com insights e conhecimentos práticos no mercado e de como podemos atuar de uma maneira melhor no campo.   

Portanto o custo benefício da ferramenta é que ela acaba se pagando. Nós entendemos que investir na capacitação da equipe não é um gasto e sim um investimento que fazemos. Tivemos muito retorno porque a gente melhorou bastante nosso atendimento ao ciente, e isso refletiu numa frequência maior de compra, em aumento de faturamento e o mais importante, na fidelização do cliente com a nossa empresa.”  

Indicaria o IEV?

Na verdade, já indicamos o IEV para vários amigos que também atuam no nosso mercado, que é na distribuição de produtos e medicamentos veterinários. Inclusive, alguns deles já aderiram ao programa e a gente sempre indica porque o programa dá muito certo. Embora seja extremamente importante que exista o engajamento das lideranças da empresa. O programa por si só não resolve, precisa de cobrança na equipe, de exigência e de apoio da liderança, porque isso na realidade é uma mudança de conceito. Você precisa mudar o conceito da sua equipe e quem faz essa mudança é você gestor, proprietário ou diretor da empresa. Então indicaria sim porque o IEV nos apoiou para que pudéssemos fazer essa mudança de mentalidade da empresa como um todo. Indicaria sim, sem sombra de dúvidas!  

Assista ao depoimento de Nadson Filho

Os impactos na rotina da coordenação

“Olá! Meu nome é Ana Elysa e sou coordenadora técnica do grupo Inov@ce, trabalhamos com as empresas NN Pessoa e Melodia Pet.  

O IEV foi muito importante e contribuiu bastante para a nossa evolução como profissionais e como pessoas.  O que melhorou foi a percepção de alterações na empresa, dos processos que não conseguíamos trabalhar tão bem quanto imaginávamos.   

Na minha rotina, isso me auxiliou com a equipe técnica. Especificamente na evolução, na orientação e do retorno das tarefas delegadas.” 

O analista de dados, Antony Barbosa também fala brevemente sobre o resultado:

“Olá!  Me chamo Antony Barbosa e sou analista de dados do grupo Inov@ce da empresa NN Pessoa, Melodia Pet.   

O que mudou na rotina da gestão da equipe é que a gente tinha muita dificuldade no entendimento dos indicadores.  A equipe, com o passar do tempo, absorveu todos os conhecimentos transmitidos pelo IEV. Posteriormente, conseguimos visualizar isso na prática!  Os números começaram a fazer sentido e a equipe começou a vislumbrar as necessidades e deficiências que nós tínhamos e fazer as correções para atrair o melhor resultado dentro da empresa. “

Muito sucesso!!!