Grazmec, empresa de alcance internacional, otimiza todo seu processo de vendas com o IEV

Grazmec, empresa de alcance internacional, otimiza todo seu processo de vendas com o IEV

A Grazmec é uma empresa familiar produtora de máquinas para o tratamento de sementes. Localizada em Não-Me-Toque, RS, é um empreendimento nascido do esforço e visão inovadora de seus criadores. 

A empresa foi criada em 1986 e, hoje, conta com 100 colaboradores internos e 30 externos. Além de atender todo o território nacional, está presente em 34 países.

O negócio foi fundado por Antonio Alberi de Mattos e Maria Cristina de Mattos, um casal com um sonho empreendedor e de renovação da indústria de produção agrícola. Hoje, o gestor comercial da empresa é Mário Bandeira Filho, que ocupa o cargo há 11 anos e tem um enorme senso de gratidão e lealdade à Grazmec.

Mário conta que o principal diferencial da companhia é a excelência não só nos produtos, mas nas relações humanas. “Sou um entusiasta dos meus colegas, tenho um verdadeiro amor pela equipe com a qual trabalhamos”.

Sendo assim, essa valorização e atenção ao guiar o negócio também são princípios aprendidos com o fundador. Antônio Alberi de Mattos, que infelizmente faleceu em 2020, deixa um legado muito forte de simplicidade e honestidade, valores extremamente absorvidos pelos filhos, Graziela e Emerson, os diretores, e em todas as áreas da empresa.

Cultura de desenvolvimento da Grazmec

(Da esquerda para a direita: Júnior Lazzari, Mário Bandeira Filho e Nelson Luís Sanini).

Mário conta que já conhecia os ensinamentos de Marcelo Caetano, um dos professores e sócios do Instituto de Especialização em Vendas, mas entendeu o IEV mais a fundo por meio da franqueada Mirian Miranda, que já conhecia um dos diretores da Grazmec. 

Então, ao apresentar o IEV a Mário, a ideia de profissionalizar todo o time de vendas foi recebida com entusiasmo. 

A Grazmec acredita no potencial de desenvolver as pessoas e Mário viu que o IEV, além de otimizar as vendas da empresa, tinha a capacidade de proporcionar isso. “A nossa equipe é muito antiga. O que a gente quer é melhorar (o time), produzir mais máquinas, estar em mais países”.

“O que nos ajudou a crescer foi reconhecer que deveríamos procurar o IEV. E então, trazer o IEV para dentro de casa, absorver o material que nos foi concedido e ter o comprometimento de toda a equipe”.

Para ele, o time da Grazmec também é um grande diferencial da empresa. Sendo assim, ao conhecer o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC), eles viram a possibilidade de crescimento e se interessaram. “Quando a equipe entende que precisa melhorar, a empresa deve ter a ação de providenciar”. 

A empresa entrou para o programa logo no início da pandemia em 2020 e, apesar de ano de muitas lutas, tiveram resultados surpreendentes de grande crescimento.

Inclusive, com esse pensamento, o gestor comercial cita uma frase do escritor Mark Twain que tem como inspiração: “ter uma melhora constante é melhor do que a perfeição adiada”. 

“O IEV nos ajudou a melhorar como profissionais e como pessoas”

Quando contratou o treinamento, Mário conta que o principal interesse era melhorar o rendimento financeiro e a etapa de fechamento. “Apesar de muitos negócios potenciais, tínhamos problemas nos fechamentos. Porém, depois do segundo ano de estagnação em vendas, vimos que precisávamos melhorar nossa base interna.

“Usávamos apenas radares simples, pegávamos o que prospectamos no dia, jogávamos em uma planilha simples de Excel e íamos trabalhar”.

Depois do treinamento do IEV, a prospecção foi renovada na equipe comercial da Grazmec. Hoje, eles têm certeza de como otimizar seus processos e captar mais clientes. Dessa forma, atualmente, estão implantando um sistema de CRM. “Se você falasse que teríamos essa mudança há um ano e meio, eu acharia loucura”, diz Mário.

Por conta das dificuldades de 2020, o gestor comercial conta que não é possível classificar o último ano como vitorioso, mas de grande melhoria geral na empresa com o acompanhamento do Instituto de Especialização em Vendas. “Melhoramos nosso processo, linguagem, abordagem e fechamento”.

“O IEV nos ajudou a melhorar como profissionais e como pessoas”, ele ressalta.

Benefícios para todos os setores da Grazmec

Mário conta que ficou tão satisfeito com os ensinamentos do módulo de recrutamento e seleção que imprimiu o material e repassou para todos os setores da Grazmec: RH, engenharia, tecnologia e fabril. “Eu gosto de dividir tudo que aprendo. É algo que vai me impulsionar, não me travar”.

“É um curso que fazíamos na parte comercial, mas se tirarmos o termo ‘comercial’, serve para todos nós. Isso porque, buscamos a mesma coisa, temos os mesmos propósitos e precisamos saber como procurar pessoas alinhadas com o nosso pensamento”.

Você recomendaria o IEV?

“Eu super indico”, diz o gestor. E complementa: “o material é muito bom, tem uma linguagem simples, objetiva e com muita vivência. Eu valorizo muito a relação do lado humano com a vivência incorporada”. 

Aliás, para ele, uma experiência de aprendizado muito especial para a Grazmec, proporcionada pelo IEV, foi ter um encontro com mentoria individual com Marcelo Caetano. “É um conhecimento genuíno e é isso que a gente busca”. A linguagem acessível e a possibilidade de usar os ensinamentos na prática são, para ele, algo que se relaciona muito com sua equipe, e que gera resultados. 

Por fim, Mário entende que a missão é sempre tentar melhorar a vida das pessoas da mesma forma que Antonio e a Grazmec fizeram com a dele.

Instituto de Especialização em Vendas (IEV)

IEV foi fundado em 2014 e nasceu com a missão de transformar o mundo através das vendas.  O Instituto de Especialização em Vendas busca propagar a formação de profissionais de alto nível em performance nas vendas por todo o país. Utilizando metodologias práticas e exclusivas, o IEV oferece as melhores e mais completas soluções que se adequam à sua necessidade ou a do seu negócio.

Muito mais do que a maior escola de vendas do Brasil, o IEV é referência no que faz e se compromete com a concretização das metas de seus clientes, levando-os aos resultados desejados com uma experiência memorável.