Como a Melatti Cosméticos aumentou a positivação de carteira em 15% em momento de crise no setor

A Melatti Cosméticos é uma empresa familiar fundada por Vitório Melatti em 2004, na cidade de Chapecó – SC. Nascida a partir do sonho de uma família, o empreendimento superou diversos desafios para, hoje, ser referência ao trabalhar com grandes marcas do mercado.

O diretor da empresa, Rangel Melatti, conta que o negócio atua na distribuição de produtos e serviços para salões de beleza nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Para isso, a Melatti atua com um grande mix de produtos e se diferencia do mercado ao cumprir o objetivo de atender salões de beleza em todas as frentes necessárias.

Porém, para fortalecer esse compromisso, Rangel sentia a necessidade de profissionalizar a equipe comercial. A partir de uma indicação que levou a uma parceria estratégica, a empresa conseguiu alcançar um resultado de positivação de carteira de 15% mesmo em momento de crise.

A indicação que iniciou a mudança na Melatti

No início de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, Rangel recebeu uma indicação de uma empresa parceira do IEV que, ao desenvolver a equipe comercial, alcançou diversos resultados.

O diretor conta que já havia realizado treinamentos de curta duração no passado e que, por conta da indicação de confiança e diferenciação da proposta do IEV, viu uma oportunidade sólida de aprimorar a equipe de forma definitiva. “Nosso desafio era melhorar o profissionalismo dos representantes, da nossa equipe de vendas, e aumentar a nossa positivação”, o diretor explica.

A partir de uma reunião estratégica com um especialista em vendas do IEV, a empresa conseguiu identificar exatamente onde agir para aumentar os resultados. 

Ao dar início ao Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) com o auxílio das técnicas de especialistas em vendas e de um passo a passo efetivo para colocar equipes comerciais no topo do mercado, a Melatti alcançou melhorias em mais áreas do que imaginava.

Os resultados de uma equipe de alta performance

A gente aumentou em 15% a nossa positivação. Nós estamos positivando 400, 500 clientes a mais, e isso fez toda a diferença”, o diretor compartilha.

Para alcançar esse resultado, a equipe desenvolveu a postura de especialista frente ao cliente, além de uma mentalidade geradora de negócios, encarando os desafios com outra atitude. “A equipe ficou muito mais profissional do que era antigamente na forma de atender o cliente. Abriu a mente deles, foi fantástico”, pontua Rangel.

Equipe mais conectada com a empresa

Além de atender o cliente de forma diferenciada, o time da Melatti passou a entender os processos do negócio em sua totalidade. Hoje, o diretor conta que a equipe está mais empática, entende mais os processos da empresa e  possui mais espírito de equipe.

“Teve uma mudança no atendimento, de levar mais para o lado positivo, não ver tanta dificuldade, aceitar a crítica e levar como uma crítica construtiva, ver mais oportunidades. Agora eles abrem a mente e vão atrás de oportunidades”, ele conta.

Esses resultados vieram, ele conta, por meio da especialização do time, que contou com mentorias individuais, uma metodologia diferenciada e módulos voltados à necessidade da equipe.

Você faz os módulos, e acha que é um melhor que o outro. Todos são ótimos, e um vai complementando o outro”, Rangel pontua.

O desenvolvimento da visão de líder na Melatti

E não só o time se especializou. Rangel conta que, como líder, ele também desenvolveu diversas habilidades. “Eu tenho mais tranquilidade, vejo menos defeitos neles e mais as oportunidades que eles têm. O mercado é bem competitivo, mas sempre tem oportunidade”. 

Com o auxílio das mentorias e com o acompanhamento próximo do IEV, Rangel explica que desenvolveu outra postura como líder. “[Eu ganhei] bem mais confiança, mais organização e bastante determinação”, ele compartilha.

Por isso, para o diretor, a jornada com o IEV fez total diferença para a Melatti alcançar os resultados atuais. “Se você fizer, não tem como dar errado. O curso é fantástico, as apostilas são ótimas, as mentorias são bem feitas”, ele completa.

O IEV analisa cada empresa pelo que ela é: única. Agende uma reunião estratégica com um especialista em vendas do seu segmento e entenda como você pode aumentar os resultados da sua equipe.