Patranscon aumenta faturamento em 10% em 6 meses com o IEV

Patranscon aumenta faturamento em 10% em 6 meses com o IEV

A Patranscon é uma empresa de materiais de construção que nasceu de um sonho empreendedor. Fundada em 1992, o negócio familiar cresceu a partir do esforço de Carlos Ferreira Pinto, seu fundador.

Antes da criação do negócio, Carlos vendia e entregava materiais de construção de forma autônoma pela cidade de Irati, no Paraná, onde a empresa está localizada atualmente. Ao ver a oportunidade de crescimento no mercado, ele investiu no desenvolvimento da Patranscon.

Hoje, Douglas Ferreira Pinto é um dos sócio-proprietários, e responsável pela área comercial. Ele dirige a empresa ao lado dos quatro irmãos, com o apoio do pai. “Meu pai sempre foi um grande empreendedor. Herdamos isso dele”, afirma o diretor. 

Douglas conta que atua na Patranscon há 14 anos. Durante sua infância, a empresa permaneceu um tempo fechada por conta de uma sobrecarga na administração. Porém, uma vez que os filhos começaram a atuar com o pai na gestão, o negócio retornou ao mercado com força.

Com 41 funcionários, a Patranscon cresceu ao se aliar a grandes marcas e oferecer um atendimento completo ao cliente. “Nossa empresa é parceira de várias indústrias que vendem produtos de primeira linha. Esse é o nosso diferencial. Isso traz credibilidade para a empresa e uma assistência melhor”, o diretor comenta. 

Como a Patranscon conheceu o IEV

Douglas conta que o primeiro contato da Patranscon com o Instituto de Especialização em Vendas aconteceu através da Rede Nova Sul (um conjunto de associados. A Rede é formada por 10 lojas de materiais de construção, sendo uma frente forte na região Sul e Sudeste). 

Quando o projeto de desenvolver o departamento de vendas foi apresentado, o diretor o recebeu com entusiasmo. “A Rede, em conjunto com as outras empresas, trouxe o curso para nós. Está sendo fantástico tanto no sentido pessoal quanto no profissional. Se eu tivesse que escolher, escolheria o IEV”, ele afirma. 

O diretor comenta que sempre estudou vendas, mas essa foi a primeira oportunidade de desenvolver a equipe como um todo.

Assim, para iniciar a jornada de aperfeiçoamento da Patranscon, a empresa teve uma reunião estratégica com um especialista em vendas do IEV. A partir disso, os desafios da equipe comercial foram mapeados para, com o projeto, serem superados de forma personalizada. 

“Para nós está sendo fantástico tanto no sentido profissional quanto no pessoal”

A Patranscon entrou para o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) em dezembro de 2020. Apesar de ser recente, o diretor conta que já observa uma melhoria visível na equipe, principalmente em relação à performance.

“Senti uma mudança considerável. O IEV mostrou o significado de tudo o que estamos fazendo aqui, que é vender mais e melhor. Conseguimos criar um processo de venda. O IEV está ensinando ao vendedor o motivo da venda”, Douglas diz.

Além disso, a equipe tem absorvido técnicas que proporcionam uma evolução no processo de vendas. “Eu vejo essa diferença neles. Eles estão entendendo o que é prospectar, como abordar o cliente, como fazer o levantamento de necessidades. Esse funil de vendas que estamos aprendendo é fantástico. O que está acontecendo com eles é muito significativo”, afirma o diretor.

Desenvolvimento da liderança

Desde que iniciou o programa de estudos com o IEV, Douglas revela que mudou a perspectiva que tinha sobre a gestão. Ele conta que sempre foi um líder muito próximo da equipe, mas agora enxerga o cargo com outros olhos.

O diretor, inclusive, comenta sobre uma experiência que refletiu na liderança dele. “Em uma mentoria, a mentora perguntou ‘o que é ser um líder?’ e eu não sabia responder. Eu sou um líder, mas não sabia o que eu fazia. Então, comecei a estudar isso e ver realmente o que eu faço na empresa”.

A partir disso, ele passou a se aprofundar no estudo do tema. Douglas tem focado nos ensinamentos de Raul Candeloro, um dos sócios e professores do IEV, autoridade na área de gestão e fundador da revista VendaMais, maior publicação de vendas da América Latina.

Comecei a identificar, junto com o IEV, o que eu faço dentro da empresa e como eu posso melhorar. A pensar em que líder eu sou. Comecei a me policiar em relação a isso e comecei a melhorar”, completa Douglas.

Os resultados da Patranscon com o IEV

A Patranscon ainda está trilhando sua jornada de desenvolvimento, mas os resultados do engajamento da equipe já estão sendo sentidos nos números da empresa. “Desde que começamos com o IEV, nosso faturamento aumentou em 10%”, Douglas revela.

Ele conta que isso tem sido possível principalmente pela mudança nos processos da equipe. “A conversão aumentou. Os vendedores estão se organizando, eles estão prospectando, abordando o cliente de uma outra forma e colocando em prática tudo o que eles estão aprendendo no curso. Está sendo fantástico”, complementa o diretor.

O impacto do IEV

Mesmo que o desenvolvimento da Patranscon tenha começado apenas há alguns meses, o diretor tem expectativas boas para o futuro e está satisfeito com os resultados.

Eu digo que o IEV é diferente de tudo o que a gente estudou até agora. O IEV te ensina de uma forma objetiva e dinâmica. Não é cansativo. Eu sinto que o vendedor, o gestor, fica querendo mais. É um grande diferencial”, ele fala.

Para Douglas, o PDC proporciona as ferramentas para quem quer crescer. “O que torna o IEV especial é essa dinâmica, esse significado: vender mais e melhor. Eu acho que isso é muito especial, você passar por todos esses processos e, no final, conseguir vender com lucro”, finaliza.

Você quer saber mais sobre como desenvolver o seu time para alcançar resultados como esses? Entre em contato conosco. É só clicar aqui.