Seguros Unimed tem alta performance em vendas com desenvolvimento do IEV

A Seguros Unimed é a seguradora do maior sistema de cooperativas de trabalho médico do mundo, o Sistema Unimed. É especialista em soluções de cuidado e proteção financeira voltadas às Unimeds, ao sistema cooperativo e ao setor da Saúde, com mais de 31 anos de atuação no mercado brasileiro.

Atualmente, a Seguros Unimed conta com mais de 1.400 colaboradores e atua nos seguros Saúde, Odontologia, Vida, Previdência e nos Ramos Elementares, com forte atuação nos seguros de Responsabilidade Civil Profissional. Agora, desde 2019, também atua na gestão de recursos financeiros com o lançamento da InvestCoop Asset Management (gestão de aplicação financeira).

“O diferencial da nossa empresa é que ela tem o DNA médico”, explica a Dra. Patrícia Menezes Holanda Barros, gerente de negócios da Seguros Unimed nos ramos elementares. 

Hoje, a companhia é líder de mercado ao operar 100% para profissionais de saúde e oferecer uma solução completa para cerca de 42 mil clientes. 

A Dra. Patrícia, médica de formação, assumiu o cargo atual em 2019, mas desempenha a gestão há 15 anos.

Mentorias individuais com Victor Vieira, o fundador do IEV

A Dra. Patrícia teve acesso a mentorias individuais e exclusivas com Victor Vieira, diretor e fundador do Instituto de Especialização em Vendas. “O Victor tem uma visão muito boa de como tratar o cliente, ele se coloca no lugar dele”, ela comenta. A partir disso, firmaram uma jornada de aprendizado.

Assim, a líder conta que as mentorias duraram cerca de um ano e tiveram início nos primeiros meses de 2019, logo no começo da trajetória dela como gerente de negócios nos ramos elementares. “Eu precisava me adaptar a essa nova realidade, pois eu tinha um compromisso de entrega para com a nossa diretoria”.

Então, dentre os vários assuntos desenvolvidos nas reuniões, a liderança foi um ponto significativo. A partir dos conselhos, a Dra. Patrícia aprendeu a enxergar a importância de firmar a sua posição como guia da equipe. 

“O Victor me ajudou a mostrar que existem duas pessoas: a Patrícia e a Dra. Patrícia. O que fizemos foi me tirar um pouco da operação e me colocar no campo estratégico. Ele me ajudou muito a enxergar essa posição, em que lugar ficar”, fala.

“Nós tratávamos muito de um desafio de relacionamento com os colaboradores. Sem que ele tomasse as decisões ou me falasse o que fazer, ele me guiava entre as possibilidades. Usava várias técnicas para me ajudar a ver prós e contras”.

Desse modo, ela conta que foi um período de muito aprendizado mútuo, pois, ao absorver a visão de outro líder, ela enxergou como os desafios da gestão apenas mudam com o tempo. Hoje, a organização e o amadurecimento no cargo permitem que ela tenha uma visão ainda mais estratégica.

Desenvolvimento do time da Seguros Unimed com o IEV

A equipe comercial de Ramos Elementares, pelo grande desempenho e resultados a partir dos estudos com o IEV, virou referência na Seguros Unimed. Além disso, esse resultado foi comprovado através dos números alcançados, afirma a Dra Patrícia.

“Em 2020, conquistamos resultados expressivos. Crescemos 15%, ficando acima do desempenho do mercado. Faturamos R$54 milhões”, ela comenta.

Isso foi possível, principalmente, devido à dedicação de todo o time. A líder fala que o coordenador da equipe reunia todos os colaboradores semanalmente para assistir às aulas, debater e praticar as técnicas de vendas aprendidas. 

Cultura de liderança e gestão de tempo

Dentre os temas discutidos nas mentorias, a administração da rotina e a liderança eram bastante presentes. Então, para a Dra. Patricia, um dos maiores aprendizados de um líder é saber delegar corretamente. 

Dessa forma, ao aprender isso, é mais fácil fazer com que outras atividades se encaixem na rotina de forma produtiva. “Às vezes, o colaborador vai entregar um resultado que não é o mesmo que você faria, mas não significa que está errado, só é de uma maneira diferente. Não significa que é pior ou melhor. Isso faz parte de ser líder”, ela fala.

Portanto, esse tipo de visão é o que proporciona que uma equipe tenha grandes resultados e que possibilita ao guia, organizar o seu tempo. “Quando você é líder, você delega ao outro, mas você não pode falar como fazer. Quando você fala ao outro exatamente como ele deve fazer, ele não se desenvolve. Você mostra o caminho, dá a direção, mas não limita o colaborar”, explica a Dra. Patrícia.

Então, sabendo adequar essas divisões na rotina, ela também consegue se dedicar melhor às atividades de gestão. “É preciso perceber o que é prioridade de verdade. Assim, você começa a dar autonomia para a equipe, e também facilita sua tomada de decisão”.  

Assim, ela conseguiu definir limites e horários entre a vida profissional e pessoal, que é bastante organizada atualmente.

O impacto do IEV na Seguros Unimed

A Dra. Patrícia prova que, seguindo os conselhos certos e tendo engajamento, um líder é capaz de estimular os melhores resultados. “O maior impacto que eu tive foi conseguir me firmar na posição que a empresa tinha me confiado. Foi uma experiência gratificante de crescimento mútuo”, fala.

“O trabalho de mentoria funcionou muito para mim. Mas também tenho muito orgulho do engajamento da equipe em fazer os módulos”, ela adiciona. Isso porque a equipe continua entregando ótimos resultados.

“Por mais que a pessoa ache que sabe vender, sabe fazer tudo, você sempre aprende algo novo”, conclui.