Faturamento de franquias: projeções de crescimento + 7 exemplos para inspirar

Faturamento de franquias: projeções de crescimento + 7 exemplos para inspirar

Falar em faturamento de franquias é falar em um mercado em ascensão. Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, ABF, o crescimento do setor foi de 6,9% em 2019, em relação ao ano anterior.

E as boas notícias não pararam por aí! 

Para 2020, a expectativa projetada previu um crescimento no faturamento das franquias equivalente a 8%, além de um aumento de 6% no número de empregos diretos. É ou não é impressionante? 

Para quem deseja investir no segmento e colher os resultados do faturamento de franquias, fica a dica: de acordo com o balanço, entre os segmentos que compõem o franchising, destacaram-se dois: Casa e construção e Comunicação, informática e eletrônicos.

Despertamos sua curiosidade para entender mais sobre faturamento das franquias? Então continue a leitura deste artigo. Falaremos sobre razões para investir no segmento, dicas para  potencializar os ganhos e 7 exemplos inspiradores. 

Por que vale a pena investir em franquias? 

Se o faturamento das franquias, apontado pela ABF, te impressionou, prepare-se para se admirar ainda mais com o segmento. A seguir, listamos algumas das vantagens — além da possibilidade de faturamento — de investir em uma franquia

Sistema seguro e amparado pela legislação 

Por ser um sistema seguro e consolidado no mercado, o franqueamento conta com uma regulamentação clara, que estabelece as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.

Isso inclui os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado, liberdades fiscais e trabalhistas, além da disponibilidade de protocolos que orientam procedimentos operacionais, identidade visual etc. 

Realização do sonho do negócio próprio

De acordo com o SEBRAE, 44% das pessoas sonha em ter um negócio próprio. Se você faz parte dessa estatística, investir no segmento e adotar medidas para estimular o crescimento no faturamento das franquias pode ser uma boa opção. 

Isso porque, no papel de franqueado, você é o gestor do negócio, responsável por conduzir de perto a empresa e levá-la ao sucesso. 

Para que isso aconteça, lembre-se, é preciso ter envolvimento, engajamento e, claro, conhecimento amplo sobre a ciência das vendas.

Dica de ouro: quer potencializar suas habilidades de gestor? Conheça as formações do IEV para gestor de equipes comerciais, gestão de carteiras de clientes e formação de equipes de representantes

Possibilidade de desenvolver um negócio com credibilidade consolidada no mercado

Imagine só iniciar um negócio no mercado sem precisar batalhar para construir do zero a reputação da marca? Sabendo escolher entre as melhores franquias para investir, isso é possível. 

Além do faturamento da franquia (que tende a ser maior de acordo com o grau de consolidação da marca no mercado), apostar em uma marca com crediiblidade pode ser benéfico em outros aspectos, tais como: 

  • possibilidade de conseguir descontos em produtos e matérias-prima; 
  • ter prazos mais longos ou flexíveis para pagamentos.

Aliás, ambos os aspectos pontuados acima estão diretamente ligados à próxima vantagem de investir em franquias. Confira para saber mais! 

Possibilidade de economizar com aquisições em escala 

Por fim, o último item da nossa lista de vantagens que vão além do faturamento de franquias é a economia. 

Sim, é possível economizar abrindo um negócio! No sistema de franquias, isso ocorre tanto nos custos de propaganda, que costumam ser rateados entre todos os franqueados da rede), quanto com a aquisições de maquinários, equipamentos e matérias-primas em larga escala, negociados pela central de compras da rede. 

Dicas para aumentar o faturamento da sua franquia

Viu só como o faturamento das franquias não é a única vantagem de investir no setor? 

Se você está pensando em dar este importante passo, aqui vai mais um estímulo. Separamos algumas dicas para aumentar o faturamento das franquias com marketing, equipes capacitadas e atenção às tendências do mercado:

  • estude a atuação da rede da qual sua franquia faz parte; 
  • desenhe a buyer persona do negócio — e direcione suas estratégias de venda a ela; 
  • treine sua equipe de vendedores para a alta performance; 
  • concentre as estratégias na geração de valor para o cliente;
  • use estratégias multicanal para se comunicar com os clientes (como WhatsApp e redes sociais);
  • não se prenda apenas às vendas físicas: aposte no e-commerce sempre que possível;
  • trabalhe o mindset de vendas da sua equipe. 

Inspirações: 3 exemplos de franquias que representam o segmento 

Além do faturamento das franquias, investir no modelo é uma oportunidade para quem quer empreender e, ao mesmo, ter segurança. Isso porque as franquias são negócios que já foram testados no mercado e puderam ser aprimorados com o tempo, atingindo um nível de maturidade que negócios novatos não possuem.

Pensando nisso, separamos 3 exemplos, de segmentos variados, que representam este setor em ascensão:

1. Torteria Haguanaboka

Com investimento inicial a partir de R$ 150 mil (modelo quiosque), a Torteria Haguanaboka é a primeira franquia de tortas caseiras, doces e salgadas, do Brasil. Tem como principais diferenciais as receitas livres de conservantes, corantes ou aditivos químicos, além de um ambiente acolhedor e excelência no atendimento.

Há 29 anos, Valéria Verdi, diretora e fundadora da marca, resolveu trocar o emprego de professora concursada pelo empreendedorismo e transformar o hobby de família em negócio. Em 2016, ela deu início ao processo de expansão através de franquias, com o objetivo de levar o sabor e gostinho caseiro de suas tortas à outras cidades do país.

Atualmente, possui seis lojas franqueadas, localizadas em São José dos Campos, Taubaté e Mogi das Cruzes.

2. Instituto de Especialização em Vendas – IEV

Criado em 2014, em Bauru (SP), o Instituto de Especialização em Vendas – IEV tornou-se a maior escola de vendedores do Brasil, atuando na formação de profissionais de alto nível em performance na área.

O sócio fundador do IEV, Victor Vieira, teve a ideia do negócio a partir da sua própria experiência na profissão, passando o aprendizado de vendedor para vendedor. Além dele, o IEV conta com a parceria e expertise dos sócios da revista VendaMais, Raul Candeloro e Marcelo Caetano.

Em 2017, começou sua expansão como franquia home based, para impulsionar ainda mais carreiras e otimizar a gestão empresarial através de suas soluções comprovadas e cursos online. O investimento inicial é de R$ 14 mil.

Hoje, são mais de 40 franqueados do IEV e unidades nas cidades de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras.

3. Pormade Portas

Fundada em 1939, na cidade de União da Vitória (PR), a Pormade Portas começou a operar por meio do sistema de franchising em 2018 e já possui 16 unidades, localizadas em cidades estratégicas dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.

A empresa é a maior indústria de portas do Brasil e há 80 anos atua para manter a alta qualidade de seus produtos. Com investimento inicial de R$ 40 mil, a Pormade é uma franquia de demonstração de produtos, com um showroom físico que dá bagagem e suporte para que o franqueado realize vendas através de uma moderna plataforma de e-commerce.

O portfólio de produtos engloba kits prontos e avulsos de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios.

Faturamento de franquias: 4 cases de sucesso 

Além dos 3 exemplos mostrados acima, outras redes também despontaram no mercado, se consolidando como as franquias com maior faturamento no país. 

Em termos de faturamento, o Grupo Boticário cresceu 9% em 2019, com receita líquida de R$ 14,9 bilhões, de acordo com o Diário do Comércio

A seguir, citamos as 4 primeiras colocadas do ranking Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil, organizado anualmente pela ABF

1. O Boticário

A franquia de cosméticos O Boticário conta com mais de 3.900 franquias espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, estando presente em 99% dos municípios do país. 

Saiba mais sobre a rede de franquias O Boticário aqui

2. Mc Donalds

Graças ao sistema de franquias, o McDonald’s a se tornou a rede de restaurantes mais bem-sucedida do mundo, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países. 

E já que estamos falando sobre faturamento de franquias…de acordo com o portal Valor Investe, o lucro da rede McDonald’s foi de US$ 1,57 bilhão (US$ 2,08 por ação) apenas no quarto trimestre de 2019, 11% a mais do que o mesmo período no ano anterior. 

Saiba mais sobre a rede de franquias do McDonald’s

3. AM/PM

Com mais de 2491 franquias espalhadas pelo país, a rede de lojas de conveniência AM/PM é um bom negócio para quem busca investimento no setor. 

De todas as lojas nacionais, 276 ficam em São Paulo, que representa 12% do faturamento no país.

4. Cacau Show 

Desde 1988 no mercado, a rede de chocolates finos Cacau Show conta com mais de 2300 franqueados pelo país.

Presente em 26 estados brasileiros, a rede fatura cerca de R$3,5 bilhões ao ano. Para o franqueado, os valores podem ser especialmente atrativos em datas especiais, como a páscoa. Confira o vídeo abaixo com a projeção dos ganhos para um franqeuado da loja: 

Compreender o faturamento das franquias é uma excelente forma de começar a conhecer o segmento. 

Se você se interessou e pensa em dar um passo à frente, temos mais algumas dicas de leituras que podem te ajudar: 

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