Franquia de sucesso: saiba como construir uma em 5 passos

Franquia de sucesso: saiba como construir uma em 5 passos

As franquias são uma opção muito procurada no Brasil, principalmente por empreendedores jovens que ou por aqueles que vão empreender pela primeira vez. Por isso, a preocupação com ter uma franquia de sucesso é grande

Grande parte dos empreendedores que buscam franquias têm pouca experiência. Assim, contar com o suporte da rede franqueadora é certamente uma grande vantagem na jornada do sucesso. 

Apesar do apoio que a rede oferece, uma parte enorme do mérito das franquias de sucesso vem do trabalho do empreendedor. Neste artigo, vamos desvendar os seguintes pontos: 

  • Qual o segredo do sucesso nas franquias? 
  • Como investir em uma franquia barata de sucesso? 
  • Quais são as franquias mais baratas e rentáveis? 
  • Como ter uma franquia de sucesso em 5 passos?

Está preparado para se tornar um franqueado referência no seu setor? Comece lendo este artigo até o fim! 

Qual o segredo do sucesso nas franquias? 

Nós até gostaríamos de passar aqui uma espécie de fórmula mágica que levasse você ao seu primeiro milhão de forma fácil e rápida. Mas a verdade é que o sucesso de uma franquia, assim como de qualquer outro negócio, depende muito do empenho do empreendedor

Ainda assim, há alguns pequenos segredos que nós revelamos para você. Veja a seguir. 

Um bom produto ou serviço

O primeiro ponto para garantir o futuro do seu negócio é o produto ou serviço em si. Além da qualidade, você deve escolher uma franquia que ofereça valor para o consumidor. O seu produto ou serviço tem que atender a uma necessidade real de uma parcela da população. Do contrário, até o melhor produto fica sem mercado. 

Transparência

O consumidor atual não compra somente os produtos mas também (em alguns casos, principalmente) os valores da marca. Por isso, assumir um posicionamento claro com o seu negócio, declarar seus valores e ter uma relação aberta com o público é um fator de impacto para o sucesso. 

Profissionalismo

O mercado de hoje exige negócios profissionalizados, independentemente do setor. Muitas áreas, como as vendas, tradicionalmente contavam com um conhecimento quase intuitivo, que era aprendido no dia a dia. 

Essa época passou. Hoje em dia, você precisa se especializar, conhecer a fundo o seu mercado, estar por dentro das técnicas e metodologias mais modernas para atender as expectativas do consumidor. 

Como investir em uma franquia barata de sucesso? 

Muitos empreendedores não têm um valor muito alto para o investimento inicial no negócio. A boa notícia é que é possível encontrar minifranquias de sucesso, que você pode abrir com menos de R$ 25 mil. 

A principal dica aqui é analisar muito bem e não escolher somente pelo preço. Dê preferência para um setor que você goste, uma vez que vai dedicar uma boa parte dos seus dias à sua franquia. 

Aqui no blog, já publicamos um artigo sobre como escolher franquias baratas, com todas as dicas para você não ter uma surpresa desagradável mais para a frente. Você pode ler todas as dicas neste link: 

Como ter uma franquia de sucesso em 5 passos? 

Tomar algumas precauções vai aumentar as suas chances de ter uma franquia de sucesso. Para facilitar o seu percurso, colocamos aqui os principais, para você ter em mente quando estiver fazendo a análise do seu negócio. Acompanhe nos tópicos a seguir. 

1. Estude sobre o negócio

Tudo começa com muito estudo, para você tomar a decisão mais acertada e garantir a sua franquia de sucesso. Até as redes franqueadoras mais bem conceituadas apresentam riscos, que podem estar associados ao seu perfil pessoal ou profissional, à localização da franquia e diversos outros fatores. 

Assim, estude bastante sobre o negócio, sobre o mercado, faça um plano de negócios detalhado, considerando as particularidades do seu ponto. 

2. Esteja disposto a aprender

Grande parte das redes franqueadoras oferecem um treinamento inicial para novos franqueados. Mas suas lições estão longe de acabar, mesmo depois do fim da formação. O aprendizado constante faz parte do amadurecimento do empreendedor. 

3. Aproveite o suporte da rede

A franqueadora pode ser sua maior aliada no seu caminho para o sucesso enquanto franqueado. Acione os seus pontos de contato com a rede, peça ajuda, tire dúvidas. Esse canal aberto de comunicação é positivo para você e para a própria franqueadora. 

4. Desenvolva a liderança

Existem franquias nas quais você pode trabalhar sozinho. Mas, na maioria delas, empreender significa liderar e coordenar equipes. E o sucesso da sua franquia vai depender, em grande parte, do trabalho dos seus liderados. 

Por isso, exercite a sua capacidade de liderança e torne-se um líder inspirador para os seus colaboradores. Isso certamente vai fazer com que eles tenham mais motivação e engajamento para correr atrás do sucesso junto com você. 

5. Tenha resiliência e persistência

No dicionário, a palavra “sucesso” vem antes da palavra “trabalho”. Na vida não. Para alcançar o sucesso da sua franquia, você vai precisar de persistência para trabalhar, mesmo se os resultados não forem tão encorajadores no início. 

E vai precisar de resiliência para se adaptar aos vários percalços que certamente vão aparecer no caminho. Adaptar-se e ajustar a rota faz parte de conseguir alcançar uma franquia de sucesso. 

Quais são as franquias mais baratas e rentáveis? 

O setor de franquias no Brasil sofreu um importante impacto com a covid-19 — assim como praticamente todos os demais setores da economia. No entanto, os últimos trimestres de 2020 já deram sinais de melhora, indicando uma perspectiva otimista, segundo o relatório anual da Associação Brasileira de Franchising. 

Mesmo em meio à recessão, alguns setores mostraram um desenvolvimento mais favorável, com quedas menores relativamente a outros. Um destes é o setor dos serviços educacionais. Mais do que nunca, a educação precisa responder aos desafios do século XXI, entre eles, a educação à distância. 

Por isso, franquias de cursos e outros serviços do gênero estão fortes na lista das pequenas franquias de sucesso. Um dos melhores exemplos é a franquia do Instituto de Especialização em Vendas (IEV). 

Fundado em 2014 por três dos maiores especialistas do setor no Brasil, o IEV é a primeira escola com foco na profissionalização da área de vendas. Nossos cursos online em vendas e os programas personalizados trabalham com uma metodologia que oferece técnicas e métodos práticos para ajudar as empresas a venderem mais e melhor. 

O IEV abriu sua rede de franquias em 2017 e, desde então, já conta com mais de 40 unidades em todo o Brasil. Além dos cursos, a rede promove eventos para capacitar vendedores e gerentes comerciais do país. Conheça a  franquia do IEV e faça parte desta rede que ajuda milhares de empresas a venderem mais e melhor!