Franquias inovadoras: quais os diferenciais e exemplos atuais do mercado

Uma das opções na hora de montar um negócio é abrir uma franquia. Porém, mesmo apostando em um modelo de negócio pronto, é preciso ter estratégias para escolher e investir principalmente em  franquias inovadores.

E opções não faltam. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no Brasil existem mais de 3 mil marcas de franquias.

Na avaliação do 1º trimestre de 2021 feita pela ABF, o mercado de franquias faturou R$ 39.881 milhões — no mesmo período de 2020, o faturamento foi de R$ 41.537 milhões.

A consequência depois de um ano de pandemia foi uma queda de 11,4% no faturamento acumulado. Porém, mesmo com um início de ano conturbado, a projeção da ABF para 2021 ainda é otimista.

Estima-se um crescimento no faturamento de 8%, um aumento de 5% em relação à quantidade de unidades e também alta de 5% na geração de empregos.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o potencial de trabalhar com franquias inovadoras.

O que são franquias inovadoras?

Franquias inovadoras são aquelas que oferecem um modelo de negócio diferente e atual, seja em relação à experiência proporcionada ou à exploração de tendências do mercado.

Por isso, as franquias que escolhem inovar  estão atentas às necessidades de seus setores e às demandas dos clientes para se manterem relevantes.

Para decidir em qual franquia você deve investir, é importante fazer um estudo de mercado na sua cidade.

Se você já tem uma área na qual gostaria de trabalhar, estude o que já existe no mercado e onde existe espaço para investir. Assim, dá para fazer uma escolha inteligente e estratégica.

Depois dessa análise, o próximo passo é pesquisar opções de franquias inovadoras com uma organização sólida e focando em investimentos possíveis.

Os diferenciais das franquias inovadores

As franquias inovadoras são, antes de tudo, opções de negócios atualizados.

Isso porque, hoje, as marcas que são franquias mantém uma área da empresa focada na busca de diferenciais e no desenvolvimento de novas estratégias.

Com isso, as franquias inovadoras estão cada vez mais atentas às demanda dos clientes e no que eles desejam ver no mercado.

O relatório “State of the Connected Customer” da Salesforce destaca que, para 80% dos consumidores, a experiência que uma marca proporciona é tão importante quanto a qualidade do serviço ou produto que vende.

Com um consumidor atento e exigente, as franquias que se destacam são exatamente as que oferecem um suporte de qualidade aos seus franqueados.

Então, atualizar as operações e trazer diferenciais é o que caracteriza as franquias inovadoras. 

Além disso, as franquias que conseguem se adaptar às mudanças do mercado se tornam opções de investimentos excelentes.

Um exemplo disso é a pandemia da Covid-19, que mudou drasticamente o funcionamento das empresas.  No caso das franquias, criar ações para adaptar o negócio ao momento foi importante para que os franqueados continuassem funcionando.

A avaliação de desempenho da ABF mostra que o saldo no primeiro trimestre de 2021 foi positivo. Foram 3,3% a mais em lojas abertas no período, 1,4% de lojas fecharam e 0,5% de unidades foram repassadas. 

Por isso, os empresários precisam ser bastante criteriosos na hora de escolher uma marca para investir.

Conhecendo o mercado local e a estratégia da franquia, a análise de investimento é mais segura e as possibilidades de sucesso são maiores.

Leia também: Franquia de serviços e franquia de produtos: tudo o que você precisa saber sobre os modelos de investimento.

Quais os segmentos em alta no mercado de franquias?

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre franquias inovadoras, vamos mostrar quais segmentos estão em alta nesta categoria de negócio. 

No estudo das melhores franquias e microfranquias do Brasil, a ABF também trouxe as principais áreas em destaque, que são:

  • Alimentação;
  • Saúde, Beleza e Bem estar;
  • Serviços e outros negócios;
  • Serviços educacionais;
  • Serviços automotivos;
  • Moda;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Casa e Construção;
  • Limpeza e Conservação;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos.
Fonte: ABF.

Nesses segmentos, a maioria funciona a partir de lojas de rua e em shoppings, mas um ponto interessante da avaliação de desempenho do trimestre foi um aumento no número de franquias home-based. 

Home-based significa que são empresas gerenciadas de casa, sem a necessidade de uma sede física. O aumento dessa localização foi de 10,3%.

Essa novidade é um reflexo da situação de pandemia, que exigiu adaptação do mercado para que os empresários continuem trabalhando durante a crise.

Leia também: Dicas para comprar franquia: custos e fatores que ajudam a fazer a escolha certa!

Ranking das melhores franquias do Brasil

A ABF também divulgou o ranking das melhores franquias e microfranquias do Brasil.

O estudo destaca a maturidade que as marcas de franquias brasileiras desenvolveram no mercado, o que as tornam referência para investimentos.

As empresas com mais de 10 anos de mercado representam 71% do top 50 do ranking.

As cinco maiores marcas de franquia em número de unidades no Brasil atualmente são:

  1. O Boticário;
  2. Mcdonald’s;
  3. Cacau Show;
  4. Subway;
  5. Am/PM.

Entre as franquias que mais cresceram no mercado nacional estão:

  • ACQUAZERO (Serviços Automotivos): crescimento de 152%, em relação a 2019;
  • Remax (Casa e Construção): crescimento de 80%;
  • Mercadão dos Óculos: crescimento de 67%;
  • Nutrimais (Alimentação): crescimento de 49%.

As microfranquias, que correspondem a empresas cujo valor de investimento inicial é menor, comparado às anteriores, ganharam um ranking separado.

A variedade de segmentos atendidos pelas microfranquias mostra a versatilidade desse mercado, que passa por áreas como educação, limpeza, bebidas, entre outros.

Veja a tabela abaixo com as maiores microfranquias inovadoras do Brasil:

Fonte: ABF.

Por que fazer parte de uma rede inovadora de franquias?

Ter uma franquia de sucesso é o desejo de todo empresário que aposta neste formato. E as franquias inovadoras são o caminho para ser bem-sucedido no mercado.

E isso não apenas por terem um modelo de negócio estabelecido, mas justamente pela oportunidade de inovar no mercado e oferecer um serviço de forma atual e relevante para os clientes.

A trajetória para conquistar esse objetivo passa pelo treinamento adequado tanto do empresário que vai comandar o negócio quanto da equipe de vendas.

Nessa perspectiva, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV), pode ajudá-lo. Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de empreendedores com metodologias práticas e aplicáveis para se tornarem inspirações para seus funcionários. 

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Nosso método foi criado por experts em vendas para preparar profissionais para levar opções de cursos e consultorias inovadores a outros empresários que precisam profissionalizar suas equipes. 

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