Quais são os tipos de franquias existentes no mercado?

Você já deve ter ouvido falar sobre os tipos de franquias de sucesso e percebeu que pode ser um ramo rentável, se bem administrado. Afinal, um dos benefícios para o franqueado investir nesse segmento é a facilidade de se consolidar no mercado. 

Embora o mercado passe por uma recuperação diante da pandemia, a abertura de franquias contou com um aumento de 11% no faturamento no 1º trimestre de 2021, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Pensando nisso, ao longo deste artigo você conhecerá os diferentes tipos de franquias existentes, de baixo custo, mais rentáveis, entre outras, e saberá como identificar a melhor para investir.

Como escolher um modelo de franquia?

Abrir uma franquia não é uma tarefa fácil, pois exige planejamento para lidar com produtos, despesas, funcionários e fornecedores, pois, ao contrário, há risco de  insucesso.

Por isso, é importante escolher um setor com o qual o franqueado se identifique e permaneça por bastante tempo. Além disso, é fundamental que o empresário tenha noções de gestão de pessoas, de finanças, de marketing, de processo de vendas, entre outras habilidades que serão úteis ao longo da jornada.

E, por fim, se dedique a estudar os principais tipos de franquias existentes no país e seus processos de negócio. Conversar com empresários experientes pode ampliar o seu campo de visão sobre o mercado e te ajudar a tomar a melhor decisão na hora do investimento.

Quais são as vantagens e os desafios de abrir uma franquia?

Anteriormente, mostramos que este modelo de negócio pode ser promissor para o franqueado, mas alguns obstáculos são habituais ao longo da jornada. Confira as principais vantagens e desafios do ramo:

Entre as principais vantagens, destacam-se:

  • Associar-se a uma marca reconhecida no mercado ajudará você a se habituar à estrutura do negócio. No caso de um empresário iniciante, o conhecimento do franqueador facilita o entendimento do ambiente;
  • Maior poder de negociação com os fornecedores, além da troca de experiência com outros franqueados e maior presença no mercado;
  • Maior foco no processo de vendas, visto que é de responsabilidade do franqueador o desenvolvimento de produtos e serviços;

Por outro lado, o franqueado precisa ficar de olho nos desafios mais comuns desse meio, como:

  • Poder de decisão reduzido, pois o franqueado deve sempre entrar em contato com a franquia para obter autorização quando realizar demandas que não competem apenas a si, como, por exemplo, a escolha de fornecedores;
  • Deve pagar royalties e taxas para usar a marca e os serviços integrados, como o suporte;
  • Lidar com o supervisionamento frequente do franqueador, que verificará se o modelo segue os padrões estabelecidos, e exigirá os ajustes necessários quando perceber erros ou mudanças sem autorização.

Quais são os tipos de franquias existentes no mercado?

Franquia Unitária

É aquela em que o franqueado ganha direito para abrir uma unidade em um local selecionado pelo franqueador, como, por exemplo, em um centro comercial ou shopping center.

Franquia Master

O master franqueado tem direito a implantar ou terceirizar outras unidades em uma determinada região, recebendo parte do valor da taxa da franquia e dos royalties. Este modelo é oferecido para empresários de grande porte, sendo muito comum no mercado imobiliário e na prestação de serviços. 

Franquia Shop in Shop

Trata-se de um empresário individual que já tem seu próprio estabelecimento e decide criar uma franquia de outro ramo. Nessa perspectiva, a unidade franqueada funciona dentro desse espaço. 

Franquia individual

A mais convencional dos tipos de franquia é quando o franqueado adquire do franqueador o direito de abrir uma unidade exclusiva. Com isso, o franqueador não venderá os direitos para outro franqueado abrir mais uma unidade na mesma região. 

Franquia de Desenvolvimento

Aqui o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. No caso, ele poderá vender unidades nessa mesma região, recebendo uma porcentagem do valor cobrado a título de franchising e royalties. Tudo firmado antecipadamente com o franqueador. 

Microfranquia

Entre os tipos mais procurados, a Microfranquia é aquela a qual o empreendedor não possui capital alto para investimentos. Os custos iniciais são de no máximo R$90mil, por isso, eles são considerados os tipos de franquias baratas.

A propósito, vamos conhecê-los?

Quais são os tipos de franquias baratas?

Também conhecidas como franquias de baixo custo ou microfranquias, elas correspondem a investimentos que partem de R$5 mil a R$90 mil. 

Elas são atrativas porque servem como porta de entrada para o empreendedor abrir o próprio negócio. Outro ponto é a possibilidade de trabalhar em casa ou em espaços menores como quiosques, carrinhos ou em lojas pequenas. 

Além disso, os custos de instalação e manutenção são baixos se comparados aos outros estilos.

Como identificar os tipos de franquias de baixo custo?

Muito cuidado! Não é porque os valores das franquias baratas são menores que a dedicação também deve ser inferior. Pelo contrário, qualquer franquia exige perseverança para que o resultado esteja de acordo com o esperado.

Nessa perspectiva, a ABF classificou dezenas de franquias baratas. Confira alguns segmentos que mais se destacaram: 

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informação e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Serviços e Outros Negócios (PET, seguradoras, por exemplo);
  • Serviços Educacionais.

Vamos a alguns exemplos?

Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é considerada a maior rede da América Latina no modelo fitness, suplementos alimentares e acessórios esportivos.

O que a diferencia das demais é que não há necessidade de ter estoques de produtos e o trabalho pode ser realizado em sistema home office. De acordo com o estabelecimento, o investimento inicial é de R$9 mil e o faturamento mensal gira em torno de R$5 mil a R$10 mil.

Acqua Zero

Voltada à estética automotiva, a Acquazero presta serviços de lavagem ecológica, além de oferecer o sistema delivery. Fundada em 2009 no estado de São Paulo, atualmente ela é a maior do ramo no país. O franqueado que deseja investir desembolsará o valor mínimo de R$18 mil.

IEV

No mercado desde 2014, o Instituto de Especialização em Vendas (IEV) é membro da Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2018.

Atualmente, já são mais de 40 unidades em todo o país. Os franqueados têm acesso à metodologia exclusiva desenvolvida pelos sócios-fundadores da empresa, três dos maiores especialistas em vendas do Brasil.

O nosso objetivo é justamente ajudar as empresas a identificarem suas oportunidades e vender com qualidade.

Ficou curioso? Então assista ao webinar e entenda mais sobre os tipos de franquias:

Agora, conheça a franquia do IEV e mude a sua força de vendas!