Tudo sobre comunicação interna para você aplicar em sua empresa

Tudo sobre comunicação interna para você aplicar em sua empresa

Quando falamos sobre comunicação interna, é comum que muitos acreditem que ela seja resumida a comunicados gerais feitos na empresa, como avisos referente aos processos administrativos, comerciais ou à solicitação de novas demandas.

Entretanto, a comunicação interna é muito mais do que isso. Ela é uma das diferenças entre um time forte, alinhado e engajado, e um time fraco, perdido e sem motivação para trabalhar

Por esses motivos, neste conteúdo, você pode aprender mais sobre o assunto passando pelos tópicos:

O que é comunicação interna

Qual é o objetivo dela

Benefícios de trabalhá-la no seu time

Como melhorar a comunicação interna da empresa

O que é comunicação interna

A comunicação interna é o ato de relacionar-se com os colaboradores da empresa. Trata-se da transmissão das informações importantes ao time e do recebimento das respostas sobre elas ou sobre qualquer outro assunto. 

Comunicar algo aos colaboradores vai além de dar avisos. A prática funciona para criar um ambiente onde há espaço para o diálogo e transparência quanto às decisões empresariais.

É importante ressaltar que mesmo a comunicação interna não estando relacionada com a externa, ela interfere em como o time e a empresa são vistos pelo mercado.

Quando há problemas de comunicação na empresa, a tendência é que também surjam problemas nos processos comerciais e nas relações interpessoais. Tudo isso reflete em como o colaborador se sente e age.

Ambientes de trabalho com problemas de comunicação tendem a causar dificuldades emocionais no time, além de que, se ele não estiver engajado e satisfeito, a tendência é se tornar um promotor negativo da marca.

O termo “promotor” é usado para denominar aquelas pessoas que promovem o que consomem ou aspiram consumir de alguma maneira. Agora, quando ele é negativo, isso significa que gera o efeito contrário, ou seja, a difamação.

Em resumo, quando há problemas comunicacionais internos, isso afeta o bem-estar, a rotina e o desempenho de todos os colaboradores, além de colaborar para uma reputação negativa da empresa no mercado.

Qual é o objetivo da comunicação interna?

O principal objetivo da comunicação interna é estabelecer uma relação saudável e transparente entre os colaboradores e a empresa. Em poucas palavras, alinhar as informações. 

O ato de informar e atualizar os colaboradores quanto aos processos, decisões, mudanças e outros acontecimentos pode gerar mais confiança no ambiente profissional.

Outro objetivo ligado à comunicação interna é integrar a todos no meio que estão, fazendo-os conscientes sobre o que acontece e, assim, participantes e contribuintes ativos do sucesso de todo o time. 

Um outro objetivo extremamente importante é engajar cada membro da equipe. Quando há uma comunicação eficiente, assertiva e que gera a possibilidade de todos participarem do negócio, há mais chances de também haver mais confiança e sensação de seguridade em todas as partes, tanto para a gerência, quanto para os gerenciados.

Benefícios de uma boa comunicação interna

Como visto, a comunicação interna é extremamente importante para a construção de um ambiente de trabalho saudável, que inspire e motive os colaboradores a participarem ativamente da equipe. 

Há alguns outros benefícios ao conseguir gerenciar assertivamente o diálogo e a propagação de informação no trabalho, que são:

Melhora o ambiente de trabalho

A comunicação interna efetiva constrói um clima organizacional melhor e isso acontece de maneira escalável. Ou seja, quando há diálogo, a tendência é que o ambiente de trabalho melhore cada vez mais.

Esse fenômeno acontece porque, quando se fecham as brechas para incertezas e inseguranças causadas por uma comunicação interna errada ou inexistente, há mais espaço para praticar a confiança entre os parceiros de trabalho e a empresa. 

Em resumo, os profissionais são estimulados a relacionarem-se entre si, construir amizades e desenvolver o espírito de cooperação.

Diminui “conversas de corredor”

Quando algo é decidido na empresa, como uma mudança de estratégia, contratação ou desligamento de pessoal, alguma reforma, uma nova postura ou metodologia de trabalho e isso não é comunicado oficialmente aos colaboradores, isso abre espaço para problemas.

Ao acontecer qualquer uma das situações citadas no exemplo, se não comunicadas pela gerência ou pelo responsável, o time pode interpretar essas informações de diferentes maneiras e, a partir de teorias e ideias podem surgir as “conversas de corredor”. 

Conversa de corredor é um termo usado para explicar quando membros da empresa, discretamente, comentam sobre algo que acontece, seja uma fofoca, um boato ou suposição sobre algo. 

Essas atitudes podem causar danos sérios à equipe, pois geram um ambiente de insegurança, medo e que desmotiva os funcionários. 

Diminui a rotatividade

Sim, a comunicação interna é uma ferramenta e atitude poderosa contra a rotatividade do time. 

Uma empresa que não retém talentos e os desenvolve, com times em que entram e saem muitas pessoas, gasta mais com processos de contratação, com desligamentos, com treinamentos dos recém-chegados.  

A  comunicação da gestão com as pessoas contribui para diminuir esse problema porque, como falado, cria um ambiente de trabalho mais seguro, acolhedor e com colaboradores engajados. 

Aumenta a produtividade

Como falado, os benefícios são escaláveis. Então, se a empresa é bem comunicativa com os colaboradores, a tendência é um ambiente mais saudável, funcionários mais engajados e transparentes, que ficam mais tempo no time, ou seja, que podem se desenvolver e contribuir cada vez mais para a equipe. Mas, além disso, eles também tendem a ser mais produtivos. 

Quando alguém tem a oportunidade de se desenvolver no que faz por muito tempo e em um ambiente saudável, a probabilidade é que cada vez mais essa pessoa consiga ser mais produtiva no que faz, ou seja, consiga melhorar o seu processo de trabalho e inovar dentro dele.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA), um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, em média.

Como melhorar a comunicação interna do time e da empresa

Comunicar-se internamente no ambiente corporativo é um processo que pode ser treinado, aprendido e aperfeiçoado. Então, se você não faz isso ainda ou percebeu que é falho na metodologia, é possível melhorar. 

Algumas práticas que você pode colocar em ação hoje mesmo são:

Conheça muito bem os colaboradores

Não basta saber somente os nomes e cargos, é necessário buscar entender o que motiva cada colaborador, o que cada um faz e como eles querem receber a comunicação; o que eles sentem quanto à empresa. 

Para colocar essa prática em ação, faça reuniões de feedback constantes.

Pense nos colaboradores em todas as decisões

Ao tomar uma nova decisão, um novo posicionamento, estratégia ou qualquer tipo de mudança dentro da empresa, pergunte-se: “é importante comunicar isso aos colaboradores? Essas mudanças os afetarão?”. Se a resposta for sim, pense como passar essas informações a eles. 

Claro que não faz sentido passar algumas decisões aos funcionários, mas sempre se lembre de que, sem um posicionamento oficial, eles podem ter diversas interpretações equivocadas. 

Ouça os funcionários

Comunicar também é ouvir! 

A comunicação nunca pode ser uma mão de via única, na qual somente o anunciante fala e não escuta o que os outros têm a dizer. É importante escutar cada colaborador, entender a reação deles referente a uma decisão para que, assim, seja possível explicar melhor se surgir alguma dúvida ou necessidade de mudar a decisão.

Treine comunicação 

O treinamento vem como uma maneira de aprofundar-se, cada vez mais, nas boas práticas e assim construir um ambiente de trabalho melhor para todos e que gere resultados positivos. 

É importante, a todo momento, treinar a comunicação, como falar melhor e como escutar, mas de nada basta ser um ótimo orador se não houver estratégia e não souber como e o que comunicar. 

Por esses motivos, é importante treinar como gerir equipes e, para isso, há o curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC), que inclui um módulo totalmente dedicado à comunicação com equipes comerciais, ensinando como motivá-las.  

Esse curso é ministrado por Raul Candeloro, sócio do IEV e fundador da revista VendaMais. Com doze módulos, você aprende a gerir equipes comerciais e passa por os principais desafios implícitos na gestão, além da comunicação, você aprende sobre como ser um líder, posicionar-se estrategicamente no mercado, recrutar novos colaboradores e muito mais. 

Para saber mais sobre esse curso, faça uma reunião estratégica totalmente gratuita com um de nossos profissionais. Nesse encontro, você terá oportunidade de identificar os pontos que precisam melhorar em sua equipe e como executar um plano de ação. 

Clique aqui e agende seu horário.