Como alcançar a alta performance em vendas? 5 dicas e estratégias imperdíveis

Como alcançar a alta performance em vendas? 5 dicas e estratégias imperdíveis

A alta performance em vendas é o sonho de todas as empresas. Afinal, trata-se de uma prática que aponta o cumprimento de metas e a obtenção de resultados positivos de forma recorrente — o que garante segurança para o cumprimento do planejamento estratégico empresarial. 

Entretanto, pesquisas mostram que apenas 39% dos executivos acreditam ter gerentes de vendas treinados em estratégias e técnicas de capacitação de equipes de alta performance. Isso torna a realização deste sonho um desafio um pouco maior para 61% dos líderes de empresas. 

Para ajudar a minimizar a trajetória rumo à construção de uma equipe de alta performance em vendas, preparamos este artigo. Falaremos sobre o tema e daremos 5 dicas e estratégias para o desenvolvimento de vendedores.

Boa leitura! 

O que é alta performance em vendas?

Um time de alta performance em vendas é aquele que apresenta resultados positivos de forma constante e regular. O perfil dessa equipe é resolutivo: desafios, metas e entregas são parte da rotina dos profissionais que, em geral, são obstinados e orientados para resultados. 

Ter um time de alta performance em vendas é o sonho de toda empresa. Isso porque esses profissionais são capazes de absorver e aplicar de forma efetiva os processos organizacionais do negócio, transpondo as orientações e protocolos do negócio para proporcionar uma experiência do cliente de excelência. 

Quais as habilidades fundamentais de um vendedor de alta performance? 

Com a definição acima, você certamente percebeu que o vendedor de alta performance precisa ser diferenciado, não é mesmo? Mas não pense que ser um profissional de alta performance é impossível. 

Na verdade, existem habilidades e características que impulsionam os resultados. Portanto, desenvolvê-las pode auxiliar na obtenção de resultados positivos e performances cada vez mais satisfatórias. 

Separamos, na lista abaixo, algumas características-chave para o vendedor de alta performance. Confira! 

  • inteligência emocional;
  • foco;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • escuta ativa;
  • flexibilidade;
  • adaptabilidade;
  • resolutividade;
  • engajamento e motivação;
  • habilidade de trabalho em equipe.

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre a alta performance em vendas:

Como alcançar a alta performance em vendas? 5 dicas

E aí? Se convenceu de que ser um vendedor de alta performance ou desenvolver um time com tais características pode gerar impactos positivos inimagináveis para a gestão interna e externa da sua empresa? 

Então prepare-se, pois, a seguir, falaremos, de forma prática, sobre como desenvolver a alta performance em vendas nas empresas. 

1. Defina metas pessoais e profissionais e trabalhe-as em conjunto

A primeira orientação para profissionais de alta performance em vendas é definir metas profissionais e pessoais sinérgicas. 

Está comprovado por pesquisas e estudos acadêmicos que a conexão entre a realização de sonhos pessoais e as metas profissionais é um potente driver de performance. 

Por isso, enquanto vendedor, faça um esforço para entender como deve ser seu desempenho no trabalho para que seu sonho se torne real. Por exemplo: se você deseja comprar um carro novo até o fim do ano, como deve ser seu desempenho em vendas comissionadas para que isso se torne possível?

Há, inclusive, ferramentas que ajudam a estabelecer tal relação de forma automatizada. É o caso deste Funil dos Sonhos, ferramenta que combina a realização de sonhos pessoais com metas profissionais. 

2. Faça uma gestão de tempo de excelência

Outro fator estratégico para a alta performance em vendas é a gestão do tempo. Ter a habilidade de elencar prioridades, segmentar a rotina e cumprir tarefas em cadência é, sem dúvidas, uma habilidade de vendedores de destaque.

Felizmente, ferramentas gratuitas e digitais podem ser utilizadas como aliadas nessa jornada. Alguns exemplos de ferramentas que auxiliam na gestão de tempo são: 

3. Priorize seu cliente sempre! 

Se você acredita que a alta performance depende exclusivamente da postura operacional do vendedor, é hora de repensar! Na verdade, ter posturas estratégicas também contribui muito para a obtenção de performances acima da média.

Colocar o cliente no centro, por exemplo, é uma postura estratégica de alta performance em vendas. Ao orientar seu pensamento para o atendimento às necessidades do cliente, o vendedor encurta ciclos de vendas, otimiza conversões e performa melhor em fidelizações. 

4. Seja organizado e focado

A rotina comercial está repleta de urgências, imprevistos, metas de curto, médio e longo prazo. Sem organização e foco, o vendedor é facilmente desviado de seus objetivos, trabalhando exclusivamente para “apagar incêndios”.

Aposte em ferramentas de organização da rotina, revise metas urgentes com a equipe e a liderança e, diariamente, estabeleça um foco de trabalho para orientar as ações. 

5. Permita-se aprender de forma contínua 

Um vendedor de alta performance está sempre disposto a aprender e se desenvolver. É parte do ciclo. Quanto mais eficiente e desenvolvido, mais disposição o profissional tem para ir além e superar limites. 

Por isso, cabe à empresa e ao profissional buscarem treinamentos para vendedores, formações e cursos de desenvolvimento de habilidades estratégicas. Dessa forma, a equipe alimenta sua motivação, seu senso de desafio e encurta o caminho para a alta performance. 

Aposte em treinamentos formatados por quem entende do assunto! O IEV, Instituto de Especialização em Vendas, está no mercado desde 2014, e reúne uma equipe de profissionais qualificados e especializados em desenvolver lideranças, equipes de vendas e vendedores. 

Conheça nosso portfólio de cursos e entre em contato conosco! Vamos, juntos, encontrar o melhor caminho para a alta performance em vendas na sua equipe!