Como atingir metas de vendas? 5 dicas + exemplos

Sua equipe sabe como atingir metas de vendas? Trabalha segura, com calma e confiança de que tudo dará certo — graças a um bom planejamento? 

Se sua resposta foi não, não se preocupe. Conhecemos muitas empresas que estão na mesma situação que você. Felizmente, você tem disposição para mudar, afinal, chegou até este artigo! 

Continue a leitura para ver 5 dicas práticas sobre como atingir metas de vendas e orientar seu time para resultados: 

  1. 1. Trabalhe metas em sintonia com o planejamento estratégico da empresa
  2. 2. Segmente as metas do time em desafios diários
  3. 3. Divida a carteira de clientes 
  4. 4. Aposte em gestão de tempo e elenque prioridades
  5. 5. Incentive a criatividade e a gestão colaborativa 

Boa leitura! 

Como atingir metas de vendas? 5 dicas

Atingir metas de vendas é essencial para garantir a saúde de um negócio. No entanto, a correria da rotina e a pressão do setor comercial, muitas vezes, leva a equipe a operar como um time do corpo de bombeiros: apagando incêndios. 

Embora esta ação seja essencial para garantir bons resultados, muitas vezes, sua urgência faz com que o time desfoque das metas e não consiga cumprir as vendas pré-determinadas. 

Se este for o seu caso, não se desespere! Separamos 5 dicas que podem ajudar a organizar a rotina do time de vendas e direcionar o foco dos representantes comerciais e vendedores a como atingir metas de forma realista. 

1. Trabalhe metas em sintonia com o planejamento estratégico da empresa

Nossa primeira dica sobre como atingir metas no trabalho é: orientar a equipe de acordo com o planejamento estratégico empresarial.  Muitas vezes, o time comercial opera autonomamente, sem saber, ao certo, de que maneira contribui para o alcance dos objetivos corporativos. 

Se você é um gestor de vendas, não deixe de atualizar seu time sobre os posicionamentos estratégicos do negócio. Dessa forma, as metas deixam de ser apenas números, tornando-se uma materialização da participação de cada colaborador no sucesso do negócio. 

2. Segmente as metas do time em desafios diários

Outra dica de ouro para entender como atingir metas de vendas é subdividir as atribuições do time em parcelas menores. Isso ajuda a torná-las palpáveis e reduz a resistência da equipe à sua incorporação no dia a dia. 

Vamos a um exemplo?

Suponhamos que a meta de venda do seu time seja contatar 45 leads em um mês. Pode parecer assustador à primeira vista, mas que tal segmentarmos esse número em uma meta diária? 

45 leads divididos por 20 dias de trabalho dá um total de 2,25. Ou seja, cada vendedor tem, como meta diária, o desafio de entrar em contato com 2 ou 3 leads para iniciar uma negociação. 

Parece mais fácil agora, não é mesmo? 

3. Divida a carteira de clientes 

Mas a segmentação não para por aí! Para compreender de forma prática como atingir metas, é importante olhar com atenção para a carteira de clientes. 

Cada um deles se comporta de acordo com características próprias: tempo de resposta, complexidade do ciclo de vendas, hierarquia das tomadas de decisão etc. 

Entretanto, um olhar cuidadoso para esta carteira pode ajudar a segmentar os clientes de acordo com características comuns. A partir dessa segmentação, é possível elaborar estratégias adequadas a cada perfil, além de estipular, de forma personalizada, o tempo de fechamento de vendas de cada categoria. 

4. Aposte em gestão de tempo e elenque prioridades

Saber como atingir metas de vendas passa pela compreensão do valor da gestão de tempo

Com a ajuda de técnicas de divisão de tarefas e horários e um bom senso de prioridades (para definir quais tarefas podem ser realizadas mais rapidamente e quais precisam ser concluídas com celeridade), a equipe caminha de forma organizada rumo ao atingimento de suas metas. 

5. Incentive a criatividade e a gestão colaborativa 

Sua empresa incentiva a cultura de inovação? Permite que o time de vendas desenvolva seus próprios métodos para atingir metas de vendas? Se sua resposta foi não, é hora de começar a repensar. 

Ao estimular a autonomia e a criatividade do time para desenvolver e aperfeiçoar processos, as empresas empoderam seus agentes e os colocam em posição de protagonismo no cumprimento de metas e objetivos comerciais. 

Com a ajuda de treinamentos criativos, dinâmicas e mentorias, a empresa estimula a liberdade de criação do time e contribui para que todos encontrem formas práticas para alcançar suas metas. 

Exemplos de empresas e sua gestão de metas de vendas

Agora você já sabe como atingir metas de vendas na sua empresa. Para inspirar, reunimos 2 casos de organizações que investem nas dicas acima para enfrentar dificuldades, crescer, mesmo na crise, e acumular índices positivos de faturamento. 

Magazine Luiza: inteligência artificial como força de vendas

A rede de varejo Magazine Luiza mostrou como atingir metas de vendas com a ajuda da inteligência artificial aliada às vendas sociais

De acordo com esta matéria, do portal UOL, “a partir de uma parceria com o Google, a Inteligência Artificial passou a ser alimentada com um grande volume de informações dos clientes da varejista, vindas das lojas físicas e do e-commerce. A partir desses dados a I.A. criou um perfil específico para cada cliente, selecionando os perfis mais propensos a realizar novas compras ou a indicar algum novo cliente” .

Cacau Show: aposta na revenda de produtos

Já a rede de comércio de chocolates, Cacau Show, encontrou, na representação comercial, um caminho para o sucesso em vendas. 

Atualmente, já são mais de 65 mil revendedores, e a perspectiva é fechar 2021 com mais de 70 mil – 20 mil a mais do que os cadastrados no início de 2020.

E o impacto desta participação nos resultados de venda cresce junto: a perspectiva é que a participação da venda direta no faturamento da rede atinja entre 15% e 20% até 2024 .

Bônus: como ajudar sua equipe a atingir metas? 

Viu como atingir metas precisa ser um esforço coletivo da equipe comercial? Para estimular a compreensão das equipes sobre a relevância das metas e o valor da motivação e do engajamento do time, recomendamos a realização de treinamentos. 

Dessa forma, abre-se um canal efetivo de comunicação entre a empresa e o vendedor para alinhar os propósitos do negócio e discutir e assimilar metas. 

Nós, do IEV, trabalhamos desde 2014 para ajudar empresas a alcançarem sua potencialidade em vendas.

Fazemos um diagnóstico cuidadoso sobre os setores comerciais e preparamos um material personalizado, focado em despertar habilidades em líderes, vendedores e equipes, como um todo. 

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