Como expandir uma empresa familiar? 4 dicas e 3 perguntas-chave

Se seu negócio de família apresenta tendências de crescimento, é hora de começar a se organizar. Afinal, entender como expandir uma empresa familiar pode demandar estudo, planejamento e a ajuda de profissionais qualificados no assunto. 

Aliás, expandir a atuação e modificar essencialmente os negócios familiares é prioridade e tendência entre este segmento. 

De acordo com esta pesquisa sobre negócios familiares da PwC, 39% dos respondentes disseram que suas empresas poderiam comprar ou se fundir com outras até o fim de 2020. Além disso, 16% deles anteciparam mudanças significativas em seus modelos de negócios.

Se você faz parte deste grupo que anseia por um novo posicionamento para o seu negócio de família, está no lugar certo. Ao longo deste artigo, falaremos sobre como expandir uma empresa familiar com 4 dicas e 3 importantes perguntas. 

Como montar um plano de crescimento para uma empresa familiar? 4 dicas

Se você ainda não sabe como expandir um negócio familiar, não se preocupe. Separamos 4 dicas fundamentais para considerar ao montar um plano de crescimento para a sua empresa. 

1. Envolva a família no processo

Os negócios familiares demandam uma grande sinergia entre todos os envolvidos. Por isso, não encare o processo de expansão como uma tarefa individual. Convide os demais familiares à frente da gestão para uma construção coletiva, ou, no mínimo, para uma reunião de alinhamento de expectativas. 

Além disso, lembre-se de incluir, logo nos primeiros passos do plano de ação, a criação de um plano de sucessão para o negócio. 

O crescimento de uma empresa está essencialmente ligado à sua perenidade. Por isso, desenvolver lideranças capacitadas e conscientes de suas responsabilidades é fundamental. 

Para você ter uma ideia, de acordo com o Sebrae, um bom plano de sucessão para empresas familiares deve contemplar: 

  • preparação dos sucessores para assumirem os negócios familiares;
  • desenvolvimento de papéis ativos e inativos para todos os membros da família;
  • criação de um guia da função para apoiar o sucessor na hora de assumir os negócios;
  • elaboração de um plano de sucessão atual e personalizado; 
  • disponibilização de um plano de transição, colocado em prática com antecedência, para familiarizar o sucessor ao planejamento estratégico;
  • a escolha cuidadosa do melhor profissional para assumir o cargo. 

2. Comunique-se de forma clara com os clientes

De forma geral, negócios familiares tendem a conquistar uma clientela cativa e que valoriza as características de proximidade entre os membros da organização. 

Planos de crescimento, como expandir uma empresa familiar, podem causar estranhamento e até mesmo resistência em um primeiro momento. Por isso, é preciso valorizar a comunicação clara desde o primeiro minuto. 

A tendência é que os clientes antigos entendam a expansão como uma perda de qualidade ou mesmo a dissolução dos diferenciais que tornavam aquele negócio único. Mas isso não precisa ser assim. 

Para eliminar a resistência e prosseguir com a expansão contando com o aval da clientela fidelizada, explore suas ferramentas de marketing (como as redes sociais) para comunicar a expansão e desmistificar possíveis crenças dos consumidores. 

3. Defina e reforce os valores do seu negócio

Outra forma de eliminar resistências por parte dos consumidores é fortalecendo os valores e diferenciais do negócio mesmo durante o processo de expansão. 

Se o atendimento familiar era uma das características únicas da sua empresa, não permita que a expansão elimine de vez este atributo. Se, por exemplo, seu modelo de expansão for o franqueamento, inclua nas diretrizes do negócio os caminhos para que os novos gestores consigam reproduzir aspectos do atendimento e da atenção ao consumidor.

Tudo aquilo que outrora contribuiu para consolidar seu negócio como único e diferente deve ser sedimentado como um valor da empresa neste momento de expansão, lembre-se disso! 

4. Seja paciente

Nosso último conselho para quem busca compreender como expandir uma empresa familiar é: seja paciente. É sim, possível pensar em planos de expansão com resultados de curto prazo, mas uma mudança desta magnitude demanda tempo para acontecer. 

Especialmente se você faz parte do grupo de membros da família ativamente participantes do processo, é preciso entender que uma expansão não se faz do dia para a noite. 

É preciso considerar as etapas de:

  • diagnóstico;
  • avaliação;
  • planejamento;
  • teste;
  • transição;
  •  execução

para que um upgrade no negócio ocorra de forma segura e sustentável. 

Oriente sua decisão: 3 perguntas-chave para o momento da expansão 

Agora você já sabe como expandir uma empresa familiar. Mas qual é o momento exato de começar a investir nessa mudança gerencial? A seguir, te ajudamos a responder esta e outras 2 perguntas fundamentais para guiar o processo de expansão. 

1. Qual é a hora exata para expandir minha empresa familiar? 

Antes de fazer seu negócio crescer, é essencial avaliar seu desempenho em diferentes esferas. Em 2 delas, para sermos mais exatos: 

  • Esfera financeira: entenda como está o crescimento de suas vendas, a margem de lucro e o ticket médio da empresa. Avalie o histórico financeiro do negócio e considere todas as variáveis envolvidas na geração de renda do seu empreendimento. 
  • Aspecto do mercado: além do desempenho da empresa, é fundamental fazer uma análise do mercado para entender se é o momento da expansão. Crises, como a recentemente enfrentada com a pandemia do novo coronavírus, podem se apresentar como obstáculos ou oportunidades — é preciso avaliar! 

2. Consigo coordenar o plano de expansão individualmente?

Outra pergunta-chave para entender como expandir uma empresa familiar é esta. É possível conduzir o processo de forma autônoma, ou apenas com o apoio dos demais familiares? 

A resposta a esta pergunta também deve se basear em diferentes fatores, tais como: 

  • maturidade da capacidade de gestão de negócios; 
  • porte da empresa;
  • maturidade da empresa no mercado;
  • familiaridade com o modelo de negócio projetado para a expansão;
  • etc. 

3. Quem são meus parceiros nesta jornada? 

Se após a reflexão proposta na pergunta anterior, você perceber que não pode conduzir este processo de maneira autônoma, é hora de elencar parceiros. 

Com quem você pode contar para entender como expandir uma empresa familiar? Outros membros da família? Consultores especializados? 

Como expandir uma empresa familiar com ajuda especializada? 

Não à toa, mencionamos a consultoria para empresas familiares no último tópico. Em muitos casos, contar com um ponto de vista externo é a solução ideal para entender como expandir uma empresa familiar. 

Além disso, empresas consolidadas no mercado carregam consigo uma vasta expertise em projetos de expansão e reposicionamento de negócios, o que, sem dúvidas, pode agregar conhecimentos do que funciona e não funciona para cada segmento de atuação ou modelo empresarial. 

Conte com o IEV para te ajudar a entender, na prática, como expandir uma empresa familiar. Prestamos apoio a negócios em fase de crescimento e expansão, dando suporte à gestão para superar desafios comuns neste momento decisivo. 

Temos expertise em treinamentos voltados para gestores, vendedores e equipes, e podemos ajudar o seu negócio a identificar e trabalhar eventuais gaps na gestão, motivação dos colaboradores ou na produtividade do time no momento de transição.

Que tal conhecer o nosso trabalho? Visite nosso site e entre em contato conosco para que possamos desenhar, juntos, as melhores soluções para o seu momento!