Como fazer uma empresa crescer? Dicas-chave de gestão financeira, administrativa e de equipes

Saber como fazer uma empresa crescer é o grande desafio de todo empreendedor. Seja qual for o modelo de negócio escolhido ou o nível de experiência de mercado do gestor, saber reconhecer os sinais de crescimento e a hora certa de estimular os times para melhores resultados pode ser uma tarefa complexa

Entretanto, com algumas dicas e estratégias, driblar esse desafio torna-se mais fácil. E, a partir daí, o que vemos são bons resultados sendo colhidos. É o caso, por exemplo, da Amazon, apontada em matéria da revista Época Negócios.

Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, a gigante do comércio de produtos e serviços enxergou oportunidades de crescimento e aumentou seu valor de mercado em US$ 401,1 bilhões

Se você quer entender como fazer uma empresa crescer mesmo em tempos de crise, assim como a Amazon, continue a leitura deste artigo. Daremos algumas dicas para os setores administrativo, financeiro e pessoal, além de um bônus com ferramentas-chave para acompanhar este crescimento. 

Boa leitura! 

Como fazer uma empresa crescer? 

A seguir, você confere nossas dicas sobre como fazer um negócio crescer. Segmentamos as orientações em 3 eixos centrais: gestão financeira, administrativa e estratégica e de equipes. 

Gestão financeira

1. Diferencie seu negócio

Um dos aspectos essenciais para garantir a sustentabilidade financeira de um negócio — e o consequente crescimento da empresa — é a diferenciação. 

Conhecer os principais atributos do produto ou serviço oferecido é uma forma de trazer impacto financeiro. Quer ver como isso acontece? 

Suponhamos que o seu negócio seja uma franquia da rede de steakhouses Outback. A rede já é conhecida no país pela qualidade única de seus produtos, incluindo pratos “exclusivos” (como as famosas cebolas). 

Sabendo como concentrar esforços nestes diferenciais, é possível, por exemplo, vender mais mesmo sem ter o menor preço do mercado. Lembre-se sempre de que consumidores pagam por qualidade e por sensações e experiências únicas, muito mais do que por produtos

2. Controle o fluxo de caixa 

A segunda dica é de teor prático: se quiser saber como fazer uma empresa crescer, controle o fluxo de caixa! 

Registre todos os investimentos e despesas do negócio, dos mais irrisórios aos mais expressivos. Crie planilhas de acompanhamento de gastos e, sobretudo, conte com a ajuda de especialistas no assunto para gerir as finanças da empresa de forma responsável. 

Gestão administrativa e estratégica

3. Segmente o negócio e foque a estratégia nele

Outra dica para entender como fazer uma empresa crescer é segmentar o negócio e direcionar o planejamento estratégico a este nicho. 

É comum que as empresas, na ânsia de se inserirem no mercado, optem por uma atuação mais generalista. Isso é muito comum, por exemplo, no segmento e-commerce

Entretanto, nem sempre é a alternativa mais sábia para quem quer entender como fazer um negócio crescer. 

Isso porque quanto mais amplo for o universo de atuação de um negócio, mais intensa é a concorrência. Além disso, a amplitude do segmento de atuação tende a ser proporcional à amplitude do público-alvo. Isso torna difícil o direcionamento de esforços de marketing sem um investimento financeiro considerável. 

4. Faça parcerias de negócios

Para que um negócio comece a crescer, é essencial compreender a relevância das melhores parcerias de negócios. Quando falamos em parcerias de negócios, nos referimos a fornecedores, sócios, franqueados, afiliados e por aí vai. 

O importante é ter, ao lado da empresa, um time de profissionais multifacetados que sejam capazes de oferecer suporte ao negócio em diferentes âmbitos: financeiro, comercial, de marketing, de suprimentos etc. 

5. Reforce sua presença digital 

E por falar em marketing…como fazer uma empresa crescer sem a presença digital? Nos dias atuais, podemos dizer, sem medo, que esta seria uma tarefa quase impossível. 

Isso porque nosso país já conta com uma parcela muito expressiva de usuários de internet (quase 75% da população)e, especialmente, com uma parcela expressiva de online shoppers (pessoas que fazem compras pela internet). Para você ter uma ideia, em 2019, este número já passava dos 31 milhões.

Desta forma, empresas que desejam crescer precisam de uma presença digital consolidada. Isso pode acontecer com a ajuda de estratégias nas redes sociais, produção de conteúdo web e Inbound Marketing. Quer ver como o inbound funciona para captar leads qualificados e ajudar as empresas a crescerem? Veja o vídeo abaixo. 

Gestão de equipes

6. Invista no desenvolvimento do time

Para entender como fazer uma empresa crescer, é importante olhar o negócio “da porta para fora”. Mas perdem muito aqueles investidores que não são capazes de fazer o processo inverso, e observar os processos internos do negócio. 

Por isso, mesmo, investir no desenvolvimento do time é uma das mais efetivas formas de prosperar, como fazer uma empresa crescer ou vender mais. 

Esse investimento pode (e deve) fazer parte da rotina. Entretanto, há, também, algumas estratégias pontuais que ajudam a despertar o potencial em cada colaborador, tais como: 

7. Conte com o apoio de um mentor de vendas 

Outra forma de desenvolver e preparar o time para o crescimento de um negócio é contar com o apoio de um mentor de vendas

O profissional, que já acumula bagagem e experiência suficiente para realizar análises de cenário e traçar planos de ação, pode ajudar a guiar estratégias corporativas focadas em expansão voltadas para líderes, equipes e vendedores. 

Dica bônus: ferramentas e recursos que ajudam a fazer um negócio crescer 

Além das nossas dicas para entender como fazer uma empresa crescer, separamos algumas ferramentas e recursos que podem ajudar a passar por este processo de forma mais orgânica e fluida. 

Afinal, ampliar a atuação de uma empresa exige muito planejamento, organização e esforço! 

Metodologias de gestão ágil

É possível adotar a metodologia da gestão ágil (pautada em foco e organização) com a ajuda de algumas ferramentas populares no mercado, tais como: 

Plataformas de organização de tarefas

Algumas plataformas têm, como função principal, ajudar empresas e equipes a organizarem colaborativamente suas tarefas, criando um ambiente funcional e orientado para resultados. 

Soluções tecnológicas de gestão de vendas

Conte com o IEV para conduzir sua expansão 

Aplicar as melhores metodologias para entender como fazer uma empresa crescer pode ser desafiador. Mas, com o apoio dos melhores parceiros, o processo tende a fluir de forma orgânica e autônoma. 

Quer preparar sua equipe para uma expansão? Então conte com o IEV.

Por meio de metodologias práticas e exclusivas, oferecemos as melhores e mais completas soluções que se adequam à sua necessidade ou a do seu negócio.

Muito mais do que uma escola de vendas, o IEV é referência no que faz e se compromete com a concretização das metas de seus clientes, levando-os aos resultados desejados com uma experiência memorável.Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!