Como melhorar o desempenho da equipe? 6 dicas de produtividade + bônus

Em busca de descobrir como melhorar o desempenho da equipe? Saiba que sua preocupação procede, afinal, uma equipe de alta performance é responsável por levar a empresa a conquistar metas e se destacar no mercado. 

Motivar e otimizar o desempenho de uma equipe, entretanto, não é tarefa fácil. De acordo com esta pesquisa, realizada com mais de 2 mil trabalhadores, um dia inteiro de trabalho rende apenas 3 horas de concentração plena para a maioria dos colaboradores. 

Como contornar as estatísticas? Quais os recursos mais potentes para melhorar o desempenho de um time? 

Ao continuar a leitura, você vai descobrir como melhorar o desempenho da equipe: 

  1. Compartilhe metas e objetivos estratégicos da empresa; 
  2. Crie planos de ação coletivamente; 
  3. Estruture um programa de reconhecimento; 
  4. Ofereça um ambiente de trabalho flexível e amigável
  5. Desenvolva um programa de feedbacks
  6. Aposte em treinamento e desenvolvimento

Como melhorar o desempenho da equipe? 6 dicas 

1. Compartilhe metas e objetivos estratégicos da empresa

Uma das principais dicas para entender como melhorar o desempenho da equipe é: aposte no diálogo aberto. Isso pode ocorrer de diversas formas, mas uma delas — e talvez a mais impactante — é o compartilhamento de metas e do planejamento estratégico da empresa. 

É muito comum que os setores criem, internamente, suas próprias metas e objetivos. Entretanto, quando não estão alinhadas ao posicionamento da empresa, o cumprimento desses propósitos pode gerar um esforço desnecessário, contribuindo até mesmo de forma irrelevante para o alcance das metas gerais da empresa. 

Para garantir o compartilhamento, invista em reuniões gerais e de alinhamento com o time. Envolva a diretoria e a liderança para garantir o estímulo e a motivação da equipe de vendas e operação. 

2. Crie planos de ação coletivamente

Outra boa dica para descobrir como melhorar o desempenho da equipe é envolver o time na criação de planos de ação. Dessa forma, cada colaborador se sente integrado e devidamente reconhecido pela empresa. 

Nossa sugestão é estimular a criação dos planos por meio de: 

  • eventos de planejamento estratégico; 
  • reuniões com partes da equipe ou com a equipe completa; 
  • criação de quadros colaborativos na empresa e utilização de ferramentas coletivas de gestão. 

3. Estruture um programa de reconhecimento 

Criar uma cultura de inovação e entender como melhorar o desempenho da equipe são duas atividades extremamente conectadas à palavra reconhecimento. 

Afinal, um dos maiores drivers da motivação é o sentimento de valorização. 

Esta valorização pode acontecer por diversos caminhos: um bônus em dinheiro, folgas acertadas, benefícios ou mesmo objetos simbólicos, como troféus, medalhas etc. 

4. Ofereça um ambiente de trabalho flexível e amigável

Tão importante quanto reconhecer boas práticas é saber utilizar o bem-estar como um motor para o desempenho da equipe. 

Afinal, o ambiente de vendas é, costumeiramente, repleto de prazos, metas e stress.

Sendo assim, uma empresa que se preocupa em aliviar os sentimentos ruins e proporcionar espaços para descanso e lazer, se destaca como uma organização preocupada com sua time. Outra opção é adotar formatos alternativos de trabalho, como o home office e a gestão  da equipe remota em dias alternados. 

Que tal conhecer uma das empresas referência na criação de ambientes de trabalho flexíveis e se inspirar? 

5. Desenvolva um programa de feedbacks 

Lembra quando mencionamos o diálogo aberto no início deste artigo? Pois bem. A cultura de feedback faz parte desse processo, e estimula a criação de uma troca de ideias contínua entre líderes e liderados. 

Aliás, nem todo feedback cumpre esta estrutura-padrão — e explorar outros formatos para essa troca pode ser muito proveitoso! 

A seguir, estão algumas ideias para a criação de um programa de feedback variado: 

  • reuniões one-on-one (envolvendo apenas duas pessoas);
  • encontros entre times (sem a participação da liderança);
  • reuniões com toda a equipe (junto com a liderança). 

6. Aposte em treinamento e desenvolvimento 

Por fim, não podemos deixar de pontuar a importância dos treinamentos como formas de entender como melhorar o desempenho da equipe. 

Treinamentos são oportunidades de evidenciar o compromisso da empresa com o desenvolvimento de seus colaboradores. Além disso, são oportunidades únicas para reforçar metas e objetivos, aproximando o time do planejamento estratégico do negócio. 

E se sua empresa não dispõe de estrutura interna para formular bons treinamentos, não se preocupe! Com a ajuda de fornecedores capacitados, é possível desenvolver programas completos de aperfeiçoamento de desenvolvimento de habilidades. 

O Programa de Desenvolvimento Comercial, do IEV, é um deles. Por meio de uma análise aprofundada do negócio, o PDC capacita, simultaneamente, vendedores e líderes durante o período de 12 meses. E os formatos de treinamento são diversos: mentorias, relatórios, pesquisas e formações práticas. 

Conheça um pouco mais sobre o PDC do Instituto de Especialização em Vendas: 

Bônus: como lidar com um funcionário com baixo desempenho?

Com as nossas dicas, você tem em mãos tudo o que precisa para desenvolver uma equipe de alta performance. Entretanto, não basta apenas otimizar o desempenho de equipes que já performam bem.

É de suma importância entender como identificar e trabalhar funcionários com baixo desempenho. Por isso, preparamos uma lista breve com algumas práticas que não podem ficar de fora do seu planejamento de Gestão de Pessoas: 

  • realizar avaliações de desempenho periódicas (conheça aqui algumas modalidades de avaliação disponíveis e amplamente utilizadas no mercado); 
  • estimular o diálogo e o compartilhamento de situações de insatisfação e dificuldade;
  • desenvolver modelos de gestão à vista, envolvendo todos os colaboradores no cumprimento de metas; 
  • criar programas personalizados de estímulo à performance. 

Conte com a ajuda do IEV para desenvolver programas personalizados para a sua empresa.

Nossa expertise em treinamentos de vendas e desenvolvimento de soft skills estratégicas pode ser o que sua empresa precisa para entender, de uma vez por todas, como melhorar o desempenho da equipe! Conheça nossos cursos e entre em contato para agendarmos uma conversa!