Curso de varejo online: como fazer e quais os principais

Curso de varejo online: como fazer e quais os principais

O curso de varejo veio com a evolução do comércio. Essa é uma das atividades mais antigas do mercado. Tem-se registros de pessoas a praticando há cerca de 4.000 a.C no Egito Antigo, e até mesmo antes disso. E como essa é uma profissão com tanta história, com o passar dos anos ela evoluiu e novas técnicas foram desenvolvidas.

Hoje, o setor demonstra ser importante para a economia nacional. E, em um mercado cada vez mais competitivo, certamente os cursos de varejo online surgiram a partir da necessidade das pessoas em se especializarem e buscarem por uma formação adequada.

Isso porque se um vendedor se atualiza, estuda e aplica técnicas de vendas, certamente ele se destaca e cresce junto a atividade comercial.

O que é curso de varejo

Um treinamento para varejo, em poucas palavras, é uma oportunidade de desenvolver a performance dos vendedores durante a venda. Geralmente, uma formação nesta área apresenta técnicas de vendas que podem ser aplicadas com os clientes gerando o sucesso da negociação. 

O curso de varejo pode ser online ou presencial. Com toda a certeza, a principal vantagem de contar com a formação virtual é a praticidade de aprender a qualquer hora e de qualquer lugar. 

Embora não se exija uma formação específica para trabalhar nesse ramo, há diversas oportunidades no mercado para um vendedor aprimorar seus conhecimentos, técnicas e aumentar, ainda mais, os seus resultados comerciais. 

Por que fazer um curso de varejo online?

No setor de vendas, mesmo todos os vendedores recebendo as mesmas condições de trabalho, é comum que alguns se destaquem mais que outros. Mas, se não houver o desenvolvimento e o incentivo à transformação, nenhum vendedor evolui. 

Ou seja, é necessário que você busque por essas oportunidades de auto aprimoramento. E, para realizar isso, há a saída: curso de varejo online. 

Benefícios do curso de varejo

Dentre os principais benefícios em fazer um curso de varejo estão: aumento nos resultados individuais e da equipe e mais vendas feitas com qualidade. Mas, não há somente esses pontos a se considerar, outros efeitos individuais e coletivos são:

  • Identificação dos pontos positivos e negativos no processo já estabelecido;
  • Aprendizado de algo novo;
  • Manter-se atualizado quanto ao mercado;
  • Aprender técnicas de vendas avançadas;
  • Conseguir atender melhor aos clientes.

De fato, só há vantagens em fazer um treinamento para varejo. Ao realizá-lo, o vendedor consegue desenvolver a alta performance e seu sucesso não é somente individual, pois ele aumenta o seu nível e o de todo o time comercial. 

Como cursos ajudam na carreira e aumentam as vendas

De acordo com pesquisas, 6 em cada 10 clientes querem discutir preço já na primeira conversa. Mas, o foco de uma venda não é o custo financeiro, mas o valor agregado ao produto

Em resumo, quando você realiza um treinamento para vendas, logo nessa primeira abordagem você fica mais preparado para contornar as objeções de preço e mostrar o real significado do que é vendido. 

Esse foi apenas um exemplo, mas a realidade é que quanto mais você se torna um especialista e desenvolve a alta performance, mais há progressão na profissão. Ou seja, você consegue: 

  • Ter uma abordagem em vendas mais efetiva e clara; 
  • Contornar as objeções dos clientes;
  • Adaptar o atendimento ao perfil do consumidor;
  • Fazer melhores negociações;
  • Aumentar o número de fechamento. 

Para saber mais sobre os cursos de varejo para vendedores para vender mais e melhor, acesse a nossa página de cursos.

Quanto custa um curso de varejo?

Não há uma base nacional de valores, ainda mais porque não há uma formação acadêmica para ser vendedor. Mas existem diversos cursos que te ajudam nessa construção da profissão.

Em resumo, os valores dependem de onde você realizará o curso e, o mais importante, o quão aprofundado são as aulas.

Onde fazer curso de varejo online

No Instituto de Especialização em Vendas (IEV) há diversos cursos e oportunidades para os vendedores e gestores aprimorarem suas formações. Há opções que te ensinam a passar por todas as etapas da venda e melhorar cada um dos processos comerciais. 

Os principais treinamentos para vendedores 

  • Inteligência relacional aplicadas às vendas. O curso ajuda a aprimorar e aplicar, de maneira inteligente, o seu relacionamento com o cliente.
  • Negociação avançada. Negociar de maneira avançada é dominar todas as técnicas de vendas e conseguir contornar as objeções do cliente de forma inteligente.
  • Venda consultiva. Ser um vendedor consultivo é ser um verdadeiro especialista sobre o que vende, assim é possível ajudar o consumidor a encontrar a solução para seus problemas.
  • Como vender para grandes empresas. Essa opção de curso ajuda você, vendedor, a falar de negócios de grande porte, aplicando técnicas específicas para atendê-los. 
  • Programação neurolinguísticas aplicada à vendas. Assim como a inteligência relacional, essa opção de curso também contribui para o relacionamento com o comprador. Mas, além disso, é possível identificar as preferências e desejos do cliente a partir dos seus comportamentos.
  • Venda consultiva de alta performance. Essa opção é a continuação do curso “Venda consultiva”. Depois de já ter aprendido a técnica, ele te ajuda aumentar sua performance ainda mais.
  • Princípio de alta performance. Por último, a alta performance em vendas te proporciona a oportunidade de melhorar seus resultados a partir do auto aperfeiçoamento.

Especialização em Vendas 

Também há o curso de Especialização em Vendas (EV), que instrui de maneira prática como executar essa profissão em alta performance em todas as etapas da venda. Ao todo, são 12 módulos que falam sobre: 

1 – Conhecimentos fundamentais que um profissional de vendas precisa ter;

2 – Desafios na vida de um vendedor;

3 – Marketing pessoal;

4 – Preparação e planejamento;

5 – Prospecção;

6 – Abordagem em vendas;

7 – Levantamento de necessidades;

8 – Proposta de valor;

9 – Negociação;

10 – Fechamento;

11 – Pós-venda;

12 – Vantagens competitivas.

Ao realizar o EV, primeiramente você aprende que para ser um bom profissional não basta apenas o “jeitinho” das vendas. Mas, é necessário ir além, é primordial usar técnicas avançadas para atender bem a todos. 

Treinamento de varejo para empresas e gestores

O autodesenvolvimento não parte somente do vendedor, certamente o bom gestor comercial instiga o aprimoramento e aprendizado constantes.

Quando ele consegue ter uma equipe de alta performance, consequentemente o lucro, ticket médio e outros resultados também melhoram. 

Então, o recomendável é que o gestor separe momentos para aperfeiçoamento coletivo e individual da equipe. Para isso, há algumas práticas:

Momento de estudo coletivo

Certamente, reunir todos os vendedores para estudar pode ser desafiador a princípio devido aos horários de cada um ou pela resistência de alguns colaboradores a esse hábito. Porém, depois de consolidado, esses encontros tornam-se ferramentas poderosas para a evolução.

Uma sugestão é dedicar um tempo no primeiro horário da manhã, por exemplo. O gestor aplica o treinamento ou pode chamar outros colaboradores para instruir os colegas. Esse formato é interessante, porque o líder consegue definir os temas dos encontros de acordo com as necessidades da equipe

Inclusive, não é somente o assunto “vendas” que precisa ser abordado. Temas como: administração de tempo, marketing e organização pessoal, autoconhecimento… Enfim, tudo que desenvolve a pessoa como indivíduo e como profissional.

Essas são atitudes que podem e devem ser implementadas na equipe, mas também há a possibilidade de fazer um curso de varejo online com especialistas reconhecidos. 

O IEV possui soluções comerciais que desenvolvem todo o setor comercial da empresa, para saber mais e falar com especialistas, clique aqui

Reuniões de feedback

O feedback é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento de todo vendedor. Ele serve não apenas para mostrar o que está correto como também o incorreto no ambiente de trabalho. 

Ou seja, o feedback precisa ser constante. Ele pode ser passado em reuniões semanais de alinhamento, mas também em ações do dia a dia, por exemplo. 

O importante é sempre dar retorno quanto ao que o outro faz, além de avaliar se eles estão conseguindo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de varejo.  

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e veja mais materiais sobre o assunto!