Curso de gestão comercial: torne-se um líder inspirador e guie sua equipe para o sucesso!

É líder de equipes ou sonha em ser? Se sua resposta for sim a uma dessas perguntas, é hora de começar a considerar um curso de gestão comercial como alternativa para se desenvolver! 

Nestas formações, que podem ser de curta, média ou longa duração, o profissional é preparado para assumir a posição de líder comercial e guiar sua equipe de vendas rumo à alta performance. Após isso, o ideal é incorporar a cultura da educação continuada, e buscar oportunidades de aprender ao longo de toda a carreira.

No artigo de hoje, falaremos sobre as diferenças e semelhanças dos diferentes tipos de treinamentos para gerente comercial. Confira! 

O que é o curso de gestão comercial? 

Gestão comercial é o nome dado ao conjunto de atividades estratégicas e de coordenação relacionadas ao setor de vendas. 

Metaforicamente, dizemos que o gestor comercial é o capitão do navio, que comanda e orienta os marujos a cumprirem suas funções e garantirem que a embarcação chegue ao seu destino. Nesse sentido, podemos dizer que o curso de gestão comercial é uma alternativa educacional para facilitar este percurso. 

Algumas das atribuições do profissional de gestão comercial são: 

  • Gerenciamento de vendas;
  • Acompanhamento de processos de compra; 
  • Definição de políticas de preço e produtos; 
  • Gestão de pontos de venda; 
  • Pesquisas de mercado;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Acompanhamento de relatórios;
  • Apresentação de resultados. 

Deu para perceber o quão multitarefas deve ser esse profissional, não é mesmo? Sabemos que, em muitos casos, a posição é ocupada por alguém que aprendeu com a experiência no passar dos anos e, adquiriu habilidades pessoais e profissionais por meio da vivência como vendedor.

Entretanto, é preciso ir além da experiência para absorver tendências e se manter por dentro das demandas do mercado atual, que muda constantemente. Por isso, investir em um curso de gestão comercial é uma alternativa recomendada para quem quer se destacar na função. 

Por que se especializar em gestão comercial?

A seguir, listamos 4 aspectos fundamentais para comprovar a relevância do investimento em um curso de gestão comercial. Acompanhe! 

Networking

O trabalho no setor comercial é pautado pelo bom relacionamento. Clientes, fornecedores, parceiros e até concorrentes podem ser fontes valiosas de ideias e sugestões de aperfeiçoamento do processo de vendas

Ao ingressar em um curso de gestão comercial, o profissional tem a chance de conviver com diferentes tipos de profissionais, que vivenciam diferentes mercados e encontram caminhos diversos para a solução de desafios comuns. 

Aulas com especialistas da área

Outra vantagem de investir em um curso de gestão comercial é a possibilidade de aprender diretamente com especialistas da área. 

Esses profissionais, em geral, têm longas carreiras e acumulam experiências inspiradoras. Durante o curso, eles ensinam mais do que apenas a teoria: compartilham vivências, estimulam reflexões e atuam como mentores de gerentes comerciais que buscam performances cada vez melhores. 

Complementação do currículo

Como falamos anteriormente, é bastante comum que o gestor de vendas tenha iniciado sua carreira como vendedor, e que tenha crescido profissionalmente por meio de sua experiência e aprendizados práticos. E isso é muito valioso! 

Entretanto, não podemos nos esquecer de que o currículo também diz muito sobre o profissional. Algumas empresas dão valor especial à formação acadêmica e preferem contratar gerentes que possam comprovar suas habilidades com cursos e formações em áreas específicas. 

Portanto, é essencial  buscar oportunidades de se desenvolver continuamente por meio de cursos que atualizam conhecimentos e oferecem novas perspectivas para a gestão comercial. 

Incorporação de tendências à rotina comercial 

Se a sua empresa se preocupa com a experiência do cliente, você já sabe que é preciso identificar e incorporar as transformações do mercado à rotina. Buscar caminhos para atender às expectativas do consumidor e retê-lo. 

Neste sentido, iniciar um curso de gestão comercial é um caminho para refrescar a mente sobre o que acontece no mercado e encontrar possibilidades de aplicação de tendências e novidades nos processos organizacionais

Quais os diferentes tipos de cursos de gestão comercial?

A esta altura do artigo, você sabe os motivos pelos quais investir em um curso de gestão comercial é uma boa ideia. Mas em que tipo de formação apostar? 

Nesse caso, a notícia é boa: existem diferentes formatos de cursos disponíveis no mercado. É importante refletir sobre qual deles se encaixa melhor em seu perfil e disponibilidade. 

Veja alguns dos tipos de formações disponíveis e quanto tempo dura o curso de gestão comercial em todos os casos:

  • Tecnológico: estrutura semelhante à de uma graduação, duração média de 2 anos. 
  • Curso rápido: formação intensiva, geralmente realizada em um dia. Geralmente ele tem carga horária de 4h a 8h. 
  • MBA (Master of Business Administration): semelhante a uma pós-graduação, o MBA é recomendado para profissionais que já têm uma formação e desejam se especializar em um tema ou em uma abordagem específica. Sua duração média é de 16 meses.
  • Extensão: são oferecidos por instituições de ensino superior, e funcionam como uma continuidade ao processo acadêmico. Duram, em média, 3 meses. 

O que abrange o curso de gestão comercial?

O cronograma de conteúdos de um curso de gestão de comercial varia de acordo com seu formato. É claro que formações mais curtas, como os cursos rápidos, abordam menos tópicos do que um MBA, que conta com aulas mais extensas e durante mais tempo. 

Podemos dizer que, ao fazer um curso de gestão comercial, você aprende sobre: 

Quanto custa um curso de gestão comercial?

O investimento médio de um curso de gestão comercial também varia de acordo com o perfil da formação escolhida. 

Podemos dizer, assim, que os custos vão de R$ 199,00 (valor médio de um curso rápido de gestão comercial) a R$ 45.000,00 (custo máximo do MBA em Gestão Comercial da FGV). 

Quer levar seus conhecimentos além? Conheça os cursos do IEV! 

Investir em um curso de gestão comercial pode te ajudar a elevar sua performance como líder e coordenador de vendas. Entretanto, saem na frente profissionais que se veem como “eternos aprendizes”, e estão sempre em busca de oportunidades para ir além. 

No portfólio de cursos do IEV, por exemplo, você encontra formações que contribuem para a atualização de conhecimentos em gestão de vendas, assim como formações que ajudam a desenvolver habilidades essenciais para um gestor de sucesso, como os cursos de Gestão de Equipes Comerciais e Princípios da Alta Performance.

Quer conhecer tudo o que o IEV oferece para você, Gestor Comercial? Visite nosso catálogo de cursos!