Gestão de equipe de vendas: 6 dicas para conquistar os melhores resultados

Gestão de equipe de vendas: 6 dicas para conquistar os melhores resultados

Não existe dúvida sobre qual o maior desafio de um líder no setor comercial: organizar a gestão de equipe de vendas em busca das melhores soluções para aquele estabelecimento.

A raiz do sucesso de um gerenciamento de equipe de vendas depende de fatores independentes, desde observar o perfil do vendedor até fazê-lo refletir sobre a importância dos resultados de venda. 

Se interessou pelo assunto? Então separamos neste artigo 6 dicas especiais para transformar a gestão de equipe de vendas em rentabilidade e entusiasmo. Confira:

O que é gestão de equipe de vendas?

Engana-se quem pensa que gerenciamento de equipe de vendas é apenas motivar os funcionários a atingir meta de vendas e, assim, fidelizar clientes. Como um todo, a gestão de equipe de vendas é um conjunto de atitudes voltadas para o crescimento evolutivo de uma empresa, assim, comportam responsabilidades de toda uma equipe.

Neste processo, destacam-se capacitação, habilidade, organização, planejamento e paciência como características fundamentais no método de liderar equipe de vendas e torná-la um sucesso.

Como ter uma equipe de vendas de sucesso em 6 passos?

Avalie com cautela cada uma das nossas dicas para você construir uma gestão de equipe de vendas para a sua empresa sem errar. Vamos lá?

1. Escolha vendedores com opiniões diversificadas

Sabemos que uma andorinha só não faz verão, não é? Mas também nem todas elas precisam pensar de maneira idêntica, ou seja, ideias iguais podem ser cruciais para levar uma empresa à mesmice. Para uma equipe de vendas de sucesso, o líder precisa avaliar os perfis individuais de cada funcionário e como eles podem agregar ao time.

Por isso, é importante que um gestor ouça os pontos de vista desde o vendedor mais antigo ao estagiário, e não exclua ou diminua um funcionário por questões pessoais. Obviamente, as ideias sugeridas dos vendedores precisam se complementar, portanto, não torne a reunião uma disputa de valores e, sim, de união. 

Vale mais apenas contratar vendedores com menos experiência, mas com vontade de crescer do que especialistas e arrogantes. Pense nisso!

2. Organize os vendedores por suas melhores competências

Todo profissional se interessa por algo a mais do que outro, o que o faz ser mais produtivo naquilo que ama. Sendo assim, não desperdice vendedores com tarefas não habituais, além de ser frustrante, provavelmente comprometerá o andamento das vendas. Aloque-os onde há aproveitamento recorrente.

Por exemplo, você é dono de uma grande loja de materiais de construção e irá liderar a equipe de vendas para aumentar o faturamento nos próximos três meses. Como você precisou contratar novos vendedores, utilize-os onde possuem maior conhecimento, por exemplo, talvez o João entenda melhor sobre tipos de madeira; já a Maria, pisos e porcelanatos.

É provável que, em algum momento, você necessitará remanejá-los para outros afazeres, mas que sejam adequados dentro da satisfação profissional. 

3. Planeje com antecedência as tarefas

Segundo o empresário Flávio Augusto, fundador da Wise Up, “todas as diretrizes são resultado de um planejamento e todo planejamento é resultado de sonhos”.

Em outras palavras, para que a gestão de equipe de vendas saia como esperada, é fundamental planejar o seu dia antecipadamente. Não esqueça que situações inesperadas podem surgir no meio do caminho, embora não a queremos.

Organize-se detalhadamente, desde o café da manhã, almoço, reuniões e até o entretenimento como pausa para inspiração. Quando o planejamento é linear, o gerenciamento de equipe de vendas rende suficientemente.

4. Elimine as distrações

Existem empresas que bloqueiam o acesso à internet durante o período de trabalho, como outras que não admitem o uso de aparelhos eletrônicos. Embora seja fundamental para um vendedor utilizar os meios digitais para consultas e para abranger conhecimento, elimine o funcionamento desproporcional de redes sociais, e-mails, aplicativos, jogos, entre outros recursos disponíveis pela tecnologia.

Concentração é um hábito primordial para o vendedor realizar o maior número de vendas com qualidade, as distrações diminuem a lucratividade quando utilizadas desnecessárias. O correto é separar um momento específico para interagir com amigos, se divertir com jogos, entre outras coisas. Essa liberação é válida e importante, mas em períodos específicos.

5. Programe a quantidade de tarefas

Como um complemento do tópico 3, uma gestão de equipe de vendas qualificada não deixa o acúmulo de trabalho tomar conta do ambiente. Resolver tudo ao mesmo tempo só prejudicará o andamento das vendas. 

Imagine uma pet shop agendar 10x mais tratamento de animais em um dia com a mesma quantidade de funcionários, é muito provável que não o estabelecimento consiga devolver os animais em tempo hábil ou entregue com deficiência, por exemplo, banho inacabado; e o pior, causa sobrecarregamento dos funcionários. Resultado: perda de venda e índice baixo de satisfação perante os concorrentes.

Uma dica interessante para liderar uma equipe de vendas é designar as tarefas de acordo com o grau de importância de suas responsabilidades. Assim, atribua as funções iniciando pelas mais urgentes, em seguida, as com menos exigência, e finalize com aquelas mais adoráveis pelos vendedores.

6. Enfatize a palavra “resultado”

Para uma equipe de vendas de sucesso imediato, é preciso incluir na mente dos profissionais a palavra resultado. Existe uma enorme confusão entre conseguir resultados e ser produtivo. Embora uma complemente a outra, a produtividade nem sempre leva ao resultado esperado, isso dependente de critérios como saber fidelizar os clientes, sendo assim, reúna pessoas competentes e informe de maneira clara e objetiva o que é certo para a empresa, e não as próprias visões, em muitos casos, distorcidas do objetivo principal.

Treinamento para capacitação de equipe de vendas

As 6 dicas que citamos aqui podem ajudar você no crescimento dos vendedores de uma empresa, mas vamos além disso para ter uma competente gestão de equipe de vendas. O bom desempenho de uma equipe vem de treinamento e capacitação, pois com a prática é possível fortalecer o planejamento estratégico de uma empresa e transformar vendedores em especialistas.

Nesse sentido, com mais de 6.000 alunos em diversos cursos, o IEV tem se tornado uma marca registrada em crescimento profissional à base de metodologias práticas e exclusivas. O Programa de Desenvolvimento Comercial é exemplo de competência no ramo profissionalizante. Através dele, gestores e vendedores almejam sonhos com o Curso de Gestão de Equipes Comerciais e o Curso de Especialização em Vendas ou em Varejo.

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