Motivação em vendas: 4 dicas poderosas para experimentar na sua equipe

Motivação em vendas pode ser um caminho positivo se o vendedor entregar o retorno estipulado pela empresa. Afinal, esse é o sonho de 10 entre 10 gestores de vendas.

Entenda que esse é o papel de um líder: garantir que o seu time traga os melhores resultados com produtividade ímpar e estimulados a atingir as metas de vendas.

Em algumas situações pode ser difícil trabalhar a motivação, pois diversos empecilhos podem surgir no meio do caminho, por exemplo, um problema de relacionamento com o cliente, a falta de estoque de um tipo de produto, preocupações pessoais, enfim, são nestes momentos que os gestores devem reverter o quadro do time.

Confira nesse post 4 dicas especiais que certamente ajudarão a trabalhar a motivação em vendas da sua equipe e no andamento das sua empresa. Acompanhe a gente!

Como motivar os vendedores com 4 dicas práticas?

É muito comum que os líderes e o departamento comercial ofereçam compensação monetária como recompensa motivacional para seus vendedores. A dinâmica é plausível tendo em vista que todos buscam melhor remuneração, mas a equipe não deve se tornar uma máquina de vendas simplesmente pelo dinheiro.

Por isso, existem outras formas para motivar vendedores que trazem resultado benéfico a toda equipe. É isso que vamos mostrar a seguir. Vamos lá?

1. Crie treinamentos

Com o avanço da tecnologia, o que não faltam são treinamentos com vídeos, áudios e outras ferramentas qualificadas para levar conhecimento aos funcionários de uma empresa, mesmo assim, não desmereça o formato presencial.

Um bom treinamento para motivação em vendas é aquele que instiga o vendedor a superar seu processo de vendas, justamente porque irá auxiliá-los em suas carreiras e na vida profissional. Existem diversos cursos de especialização em vendas que oferecem certificados como forma de reconhecimento do esforço da equipe. Busque sempre os melhores para a sua equipe!

2. Saiba reconhecer o seu time

Oferecer elogios por alta performance pode ser uma maneira de reconhecer a aptidão de uma equipe determinada a crescer. Em uma conversa, apontar as qualidades faz o vendedor perceber o quão valorizado ele é, além de criar uma relação amistosa com o gestor de vendas.

A entrega de diplomas, como a tradicional placa de destaque do mês, também são artifícios para motivar os vendedores a aumentar sua produtividade. 

Embora haja várias alternativas bem sucedidas, o grande segredo para a motivação em vendas é descobrir a que melhor se encaixa na sua empresa.

3. Ofereça premiações tentadoras

Que tal oferecer uma viagem de avião com acompanhante para um hotel em Fernando de Noronha? Ou em outro local paradisíaco? Uma proposta tentadora realmente engrandece o ego, mas só deve ser realizada se a empresa tiver condições para financiar.

Se a empresa estiver passando por uma contenção de despesa, por que não disponibilizar aos colaboradores elementos mais palpáveis? Por exemplo, se os vendedores de uma concessionária utilizam os próprios veículos para buscar clientes, os profissionais mais bem-sucedidos poderiam receber um estofado renovado ou caixas de som de última geração. Outra dica é liberar um dia de folga na semana, em data combinada, com acompanhante para se divertir como desejar. 

Mexer com o lúdico provoca sensações positivas para levar o dia com maior leveza. 

4. Promova comemorações com o time

Reunir a equipe é sempre uma boa saída para entrosar os setores que, muitas vezes, se encontram raramente. Entre as ideias:

  • Happy hour no final do mês ou jantar no restaurante;
  • Convite para teatro, cinema ou outro evento;
  • Convenção para apresentar os resultados da empresa e o que ela projeta futuramente.

Quais ferramentas são essenciais para motivar os vendedores?

Para que todas as propostas de motivação em vendas sejam satisfatórias, elas podem estar acompanhadas de fórmulas que ajudem os gestores de vendas a colocar em prática. Seguem abaixo:

1. Implante CRM

O CRM é uma ferramenta que gera o desempenho do seu time e mostra o processo de vendas em tempo real. Assim o gestor de vendas poderá criar um plano de vendas e testá-lo com antecedência em busca da melhor performance do time.

2. Cuide do ambiente da empresa

Parece básico, mas o clima organizacional ajuda no processo motivacional de qualquer instituição. Entenda que quem dá o passo inicial para despertar a positividade é o time de liderança, portanto, cumprimentar os funcionários no começo do expediente com alegria certamente é um ponto favorável.

Frases motivacionais valem a pena?

Sim, tenha certeza de que as frases motivacionais têm poder de animar o dia do colaborador, mas preste atenção, ela deve ser utilizada no momento certo para surtir efeito positivo.

Confira algumas frases de motivação para vendedores ditas por líderes de suas profissões:

  • “Líderes não nascem inspiradores, tornam-se”. Essa frase foi dita por Eric Garton e Michael Mankins, no bestseller Time, Talent, Energy;
  • “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” — Henry Ford;
  • “O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.” – Murillo Cintra de Oliveira;
  • “Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas sabe que não conseguirá nada sozinho.” – Bernardinho;
  • “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” — Ayrton Senna

Fica a dica!

Como treinar a motivação em vendas no seu time?

Entendeu como é possível motivar vendedores com estratégias ao alcance da sua empresa? Nesse sentido, cabe aos líderes buscar treinamentos para vendedores para alimentar a aprendizagem na hora de se comunicar com um cliente.

O IEV – Instituto de Especialização em Vendas -, desde 2014, reúne diversos cursos de capacitação para desenvolver novos líderes. Nesse sentido, o Programa de Desenvolvimento Comercial é uma estratégia personalizada para o seu negócio permitindo , ao longo de um ano, que os seus vendedores superem seus principais desafios.

Além de diversos treinamentos e consultorias direcionadas para líderes e vendedores, no Programa de Desenvolvimento Comercial a sua empresa terá mentoria de vendas, avaliação de perfil de vendedores e muito mais para a criação e desenvolvimento da sua área de vendas. Viu como é possível crescer?

Não perca tempo. Entre em contato agora com o IEV. Estamos esperando por você!