O que é recrutamento e seleção? Entenda tudo sobre esta prática essencial para formar times de sucesso

Recrutamento e seleção em empresas é o nome dado ao processo de avaliação e escolha de candidatos adequados a determinados cargos. Pode parecer simples, mas trata-se de um processo extremamente complexo, essencial para o cumprimento do planejamento estratégico das empresas. 

Não à toa, pesquisas apontam que uma má contratação pode gerar um custo médio de até US$15.000 para as empresas

Para entender o que é recrutamento e seleção, por que este processo é tão importante e como fazê-lo de forma assertiva, continue a leitura deste artigo! 

O que é recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção é a parte da estratégia empresarial voltada ao esforço de atrair, avaliar e selecionar profissionais que potencialmente se adequam a um determinado cargo na empresa. 

A melhor forma de entender, com profundidade, o que é recrutamento e seleção, é compreendendo a diferença entre os dois termos. 

Veja a seguir. 

 Diferença entre recrutamento e seleção

Recrutamento é o nome dado ao processo de atração de candidatos a uma oferta de trabalho. Ele pode acontecer por múltiplos canais: 

  • redes sociais;
  • sites especializados;
  • chamada interna; 
  • busca ativa; 
  • etc. 

A partir do recrutamento de potenciais candidatos, acontece a seleção. A essência da seleção está em identificar, dentre os profissionais disponíveis, quais são aqueles que melhor se adequam às necessidades da vaga. 

Para isso, é realizada uma análise qualitativa de habilidades e diferenciais. Tais características podem ser demonstradas pelos candidatos por meio de: 

  • entrevistas presenciais;
  • avaliações online;
  • vídeos;
  • conteúdo escrito;
  • avaliações psicológicas;
  • dinâmicas;
  • etc. 

Qual a importância do recrutamento e seleção? 

Entender o que é recrutamento e seleção e sua importância é fundamental para garantir a saúde de um negócio, seja ele B2B ou B2C. Isso porque trata-se de um dos mais estratégicos processos das empresas: formar um time de colaboradores com habilidades pessoais e técnicas adequadas às demandas do negócio

Além disso, um processo de seleção bem feito impacta diretamente na motivação e na produtividade da equipe. Esta pesquisa, da TalentLyft, mostra que 15% dos candidatos com experiências positivas em seu processo de contratação dedicam mais esforços ao trabalho. 

Interessante, não é? 

Além disso, podemos destacar, dentre as vantagens de se investir em um bom processo de recrutamento e seleção: 

  • emprego otimizado dos recursos da empresa (já que bons processos resultam na escolha de funcionários compatíveis com a empresa); 
  • mais chances de crescimento para a empresa (que opera com um time de funcionários engajados e qualificados);
  • maior abertura para a criação de um ambiente de trabalho inovador e colaborativo.

Como fazer um bom processo de recrutamento e seleção?

Agora que você já sabe o que é recrutamento e seleção e qual a sua importância para os negócios, vamos além. 

Separamos 5 dicas e tendências para te ajudar a aplicar processos seletivos eficientes, aumentando as chances de fit entre candidatos e empresas.

1. Amplie os locais de busca

Com a transformação digital e a democratização da internet em nosso país, o número de cidadãos com acesso à rede (ainda que por meio de dispositivos móveis) cresce continuamente. E isso reflete diretamente na adesão destes cidadãos a diferentes redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. 

Esta é uma oportunidade de ouro para que as empresas ampliem seus locais de busca por novos candidatos e invistam no chamado recrutamento social. 

A tendência, aliás, já é utilizada por 84% das empresas, e está nos planos de outros 9%, de acordo com esta pesquisa da SHRM.

2. Inove na metodologia de seleção

Mais uma vez, a tecnologia surge como um caminho para ampliar horizontes em processos organizacionais. Nesse caso, a sugestão é utilizar recursos digitais para inovar na metodologia de seleção, deixando de lado os antigos protocolos baseados em entrevistas convencionais, dinâmicas de grupo e provas escritas. 

Alguns caminhos disruptivos para realizar processos seletivos são:

  • apostar na gamificação (estrutura de jogos aplicada a desafios e tarefas);
  • aliar RH e marketing na elaboração de etapas do processo;
  • convidar colaboradores para atuarem como mentores ou embaixadores da marca no processo seletivo;
  • focar nas soft skills (habilidades pessoais). 

3. Valorize a diversidade

Saber o que é recrutamento e seleção, mas perder a oportunidade de utilizar seus princípios para construir uma equipe pautada na diversidade é um dos erros mais comuns cometidos por times de RH. 

Muitas empresas se habituam a trabalhar com um perfil pré-determinado de colaboradores, e perdem as oportunidades de crescimento existentes em uma equipe com múltiplas vivências. 

De acordo com esta pesquisa, da McKinsey, empresas que investem em diversidade étnico-cultural tendem a lucrar até 33% mais do que as outras. A estatística evidencia o valor de um time com olhares diferentes sobre uma mesma questão. 

4. Dê destaque a candidatos que tenham fit com o propósito da empresa

No tópico anterior, mencionamos a hipótese de valorizar soft skills (habilidades pessoais) como uma tendência de inovação em recrutamento e seleção. Essa ideia não foi dada à toa. 

As habilidades e vivências pessoais de um candidato estão intimamente ligadas a seu propósito de vida. E aqui vai um pulo do gato: escolher candidatos cujo propósito se encaixe no DNA da empresa é um passo considerável rumo ao sucesso no processo seletivo. Dessa forma, o colaborador tende a compartilhar ideologicamente com os posicionamentos e objetivos do negócio, contribuindo para sua sustentabilidade

Não à toa, 67% dos recrutadores consideram o fit de culturas como um fator importante na contratação. 

Consultoria de recrutamento e seleção

Se sua empresa não está preparada para investir internamente em um bom processo de recrutamento e seleção, não precisa se preocupar! Existem, no mercado, diversas consultorias de recrutamento e seleção; empresas especializadas em identificar talentos no mercado e conduzi-los por um processo seletivo até a escolha do melhor candidato às vagas ofertadas.

Veja abaixo algumas empresas que se destacam neste mercado: 

Otimize seus processos organizacionais 

Viu só como entender o que é recrutamento e seleção de pessoas pode te ajudar a formar times de alta performance em sua empresa? 

Após a formulação do time, é essencial contar com processos internos bem desenhados e eficientes E nós, do IEV, podemos te ajudar nisso! 

Oferecemos um atendimento especializado, que te ajuda a identificar pontos de melhoria na rotina da empresa. A partir daí, nosso Programa de Desenvolvimento Comercial oferece treinamentos e consultorias direcionadas para lideranças, gestores e colaboradores, focando na orientação para resultados e no desenvolvimento de novas habilidades. 

Conheça o nosso PDC aqui! 

Aproveite para seguir nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Linkedin

Youtube