Oferecer elogios por alta performance: como dar feedback para vendedores

Oferecer elogios por alta performance: como dar feedback para vendedores

Você sabe como oferecer elogios por alta performance para um vendedor da sua equipe? Mesmo que seja uma atitude vista por muitos como simples, outras pessoas podem ter dificuldade em reconhecer o bom desempenho do outro e mostrar-se grato.

Quem nunca ouviu alguém dizer “alcançou a meta? Não fez mais do que sua obrigação!”? Certamente não importa se dita como uma “brincadeira”, essa frase pode representar um problema na relação entre gestor e vendedores. 

Não conseguir oferecer elogios por alta performance é uma realidade para muitos. Isso pode desmotivar um vendedor, pois o reconhecimento pelo bom desempenho é uma das maneiras de motivar e engajar a equipe. 

Algumas outras consequências negativas são:

  • Diminuição do engajamento e dos resultados;
  • Sentimento de não poder contar com os outros da equipe;
  • Vontade de não estar mais na empresa.

Então, se você quer aprender a oferecer elogios por alta performance, lembre-se que eles estão dentro da boa prática de dar feedback. 

Mas o que é feedback?

O feedback é uma das partes mais importantes da cultura de uma empresa. Em tradução, essa palavra significa “opinião de retorno”, ou seja, é o ato de passar uma avaliação e mensurar os resultados do outro, pontuando o que foi feito certo, errado e o que pode ser melhorado.

Esse momento devolutivo pode ser tenso para os dois lados da comunicação. Por isso, um dos pontos essenciais é: saber como elogiar.

Acompanhar os resultados negativos e positivos, quantitativamente, é fácil. Basta calcular os frutos do trabalho, se a meta foi atingida ou não. Agora, mostrar como crescer e também oferecer elogios por alta performance, certamente, exige mais empenho.

Muitos gestores fazem reuniões de feedback somente quando há problemas na equipe, por isso focam apenas na correção, esquecendo das conquistas de quem tem bom desempenho. Como falado, isso causa muitas consequências negativas.

A importância do feedback

Existem outros fatores ligados a essa prática, bem como:

  • O feedback ajuda a alinhar a comunicação entre o time;
  • Ele possibilita que todos tenham as informações necessárias e oportunidades de aprender com erros; 
  • Com a prática é possível aperfeiçoar o trabalho individual e coletivo;
  • Também contribui para o engajamento e planejamento das demandas.

Ou seja, realizar essa devolutiva é sempre uma atitude boa e necessária. Portanto, não dizemos que há feedback negativo ou positivo, apenas que ele existe. Mas, dentro dessa prática é preciso oferecer elogios por alta performance. 

Agora, caso esteja se perguntando “como identificar o funcionário de alta performance e elogiá-lo?”, continue a leitura e descubra!

Como identificar a alta performance em vendedores?

O conceito de alta performance está ligado ao desempenho de uma pessoa em diversas áreas da vida. No trabalho, ela inclui as atitudes que fazem um vendedor ser um excelente colaborador.

Porém, algumas “estrelas no time” não tornam uma equipe referência. Como dito por Michael Jordan, “qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha”.

Então, aqui vai a primeira lição: um colaborador de alta performance não pensa somente no desempenho individual, pois entende que o sucesso coletivo contribui para o seu próprio e para o da empresa. 

Para identificar e assim oferecer elogios por alta performance para aqueles bons funcionários, você precisa estar a par de quem são e o que fazem, como:

  • Sempre acompanhe os processos: você não necessita fazer tudo, até porque um bom líder sabe delegar as tarefas, mas esteja ciente das atividades de cada um. Assim quando algo for feito bem, você pode rapidamente dar esse feedback com elogios;
  • Comemore cada conquista e identifique os próximos passos a serem realizados;
  • Não diga o elogio apenas a quem ele é destinado, mas também compartilhe-o com outros colaboradores;
  • Anote as conquistas de cada um e do time todo. Em reuniões de feedback você terá mais repasses e gratificações a dizer. 

Ao exercer essa prática de acompanhamento e incentivo, você consegue cada vez mais ser o líder ideal e oferecer elogios por alta performance, quando for adequado. 

Como oferecer elogios por alta performance

A primeira regra para oferecer elogios por alta performance é: não faça comparações! Infelizmente é comum ver alguns chefes e gestores tomando como base o trabalho de uma pessoa para qualificar os demais, porém isso é extremamente errado e tóxico. 

Cada ser humano tem suas qualidades e habilidades, reconhecê-las é necessário para aproveitá-las o melhor possível. Agora, não é porque algum trabalho seja simples aos seus olhos, que se feito de maneira exemplar por alguém, não seja digno de ser elogiado. 

Portanto, sempre gratifique quando algo for bem executado, feito com maestria e dedicação. A alta performance também está ligada ao quanto uma pessoa se supera diariamente. 

Imagine um vendedor que tenha problemas com organização, mas a cada dia ele está evoluindo e conseguindo administrar melhor suas tarefas e afazeres. Ele pode não ter chegado ao desempenho máximo ainda, mas o fato de ele buscar por isso já é um indicador positivo.


Ser uma pessoa de alta performance é se superar a cada dia e extrair de si o melhor possível de acordo com a situação e com seus conhecimentos, mas mostrando resultados! Ou seja, o esforço não te define como alguém de alta performance, mas te ajuda a se tornar um. 


Os elogios não são pessoais!

Sim, é normal ser amigo de alguém no trabalho, ganhar intimidade e com isso falar abertamente sobre qualquer assunto. Porém, dar esse feedback com elogios por alta performance não é algo a ser pautado na intimidade ou simpatia para com o outro, mas sim nos resultados. 

Algumas pessoas acabam levando o feedback, elogios ou chamadas de atenção para o lado pessoal, mas isso não pode ser visto como algo exemplar. 

O profissionalismo está em separar a amizade do assunto “trabalho”, e para isso defina bem esses limites:

  • Ao elogiar alguém, não considere a vida pessoal do outro, mas sim a vida profissional. 

É claro que uma está estritamente ligada à outra e isso não quer dizer que você não possa falar “parabéns por […], mesmo nesse período de dificuldade em sua vida particular”. Mas, ao elogiá-lo, não coloque suas opiniões sobre quem é a outra pessoa, mas nas atitudes e resultados do outro. Nas circunstâncias do trabalho e onde ele chegou.

  • No momento de elogiar, demonstre profissionalismo e seriedade;
  • Não use a hora de descontração para falar dos resultados do trabalho.

Exemplos de como oferecer elogios por alta performance

Não há regra de como elogiar alguém. Tudo depende do perfil da outra pessoa e também do seu. Você pode começar a praticar essa ação em uma reunião de feedback, assim ficará mais fácil ser justo e entender um pouco mais sobre o que o outro faz.

Trouxemos um exemplo de possível roteiro para você, vamos lá!

Olá, [nome da pessoa]. Nesse alinhamento queria conversar contigo sobre os seus resultados em […]. Você tem alguma coisa que queira apontar sobre seu desempenho, sobre seu processo de trabalho?

Deixar o outro falar sobre suas dificuldades e conquistas te ajudará a visualizar ainda mais o trabalho dela. Mas, mesmo antes da reunião já tenha anotado o que elogiará. 

O curioso é que é comum que muitas das coisas que você elogie, ela não tenha considerado como um caso de sucesso simplesmente por ser algo fácil para ela. Por isso, é primordial reforçar a importância dela naquela atividade, em como ela a fez bem. 

[nome da pessoa], legal essa percepção sua sobre os resultados. Eu queria pontuar especificamente o […] e dizer que você se saiu muito bem. Demonstrou extrema capacidade, e domínio no que fez […].

Aqui também vale pontuar atitudes simples e que ela pode pensar que normalmente passariam despercebidas, como:

[nome da pessoa], observei que você separou um tempo para falar com o […] para ajudá-lo a tirar uma dúvida sobre o processo X e queria te parabenizar por essa iniciativa, mesmo não sendo algo da alçada da sua função. 

Outro exemplo:

[nome da pessoa], quero te parabenizar por sua atitude frente à equipe. Percebo que você está sempre disposto a contribuir para o crescimento do time e fala com todos como igual, o que acho incrível e digno de alguém que com certeza só tem a crescer. 

Ser reconhecido por pequenas atitudes aumenta a gratificação de uma pessoa com você ou com a empresa. Sem contar que ajuda a melhorar o dia do outro e estimular o engajamento.

Esse foi o exemplo que trouxemos para você. Em resumo, pense que todo trabalho é essencial e precisa ser valorizado, quando você percebe isso se torna mais fácil elogiar o outro. 

Como estimular a alta performance em vendedores

Na Psicologia, existe algo chamado “reforço positivo”, que é o ato de reforçar uma atitude da outra pessoa a fim de aumentar a probabilidade  de que ela aconteça novamente. Em simples palavras, pode ser o ato de elogiar.

Tudo é espiral crescente, então, oferecer elogios por alta performance cria, no vendedor, o sentimento de reconhecimento e do que fez certo. Consequentemente, a probabilidade de ele fazer o mesmo novamente é grande, assim ele poderá ser reconhecido novamente. 

Entendeu o poder desse feedback? Além de a pessoa elogiada querer repetir os casos de sucesso, ela pode buscar por se superar ainda mais, o que é bom para ela e para todo o time.

Caso tenha gostado desse texto, acesse os outros conteúdos que temos em nosso blog para você que trabalha no departamento comercial!

Leia também: Como desenvolver um grito de guerra para vendedor e motivar a sua equipe + exemplos!