6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor que valem a pena se preparar

6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor que valem a pena se preparar

Imagine a cena a seguir em que você está chegando para a seleção de vendedores, senta à frente de um recrutador que te olha seriamente e começa a fazer perguntas que o deixam nervoso. Essa cena já aconteceu com você?

Típico de uma entrevista de emprego, a dinâmica para seleção de vendedores é baseada em perguntas específicas que, em muitos casos, deixam o candidato completamente atordoado. Aliás, o nervosismo é o fator primordial para levar parte dos selecionados à desistência.

Mesmo que você se pergunte: “ah, mas eu vou decorar as perguntas para saber como respondê-las”, adiantamos que essa opção é desnecessária em vista de que as seleções geralmente são diferenciadas. Por outro lado, vale a pena ficar atento às questões recorrentes para que você responda adequadamente e com tranquilidade.

Preparado para a nossa seleção? Então acompanhe a gente neste artigo porque nós vamos trazer 6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor que podem ajudá-lo a se sair bem diante do recrutador. Vamos lá?

Como se destacar com essas 6 perguntas e respostas para entrevista de vendedor?

1. Por que você saiu do último emprego?

Pergunta básica em uma dinâmica para vendedores de loja, ela deve ser respondida com cautela porque, de certa forma, mexe com o ego. É muito comum o candidato criticar a empresa como justificativa de sua saída ou demissão.

Saiba que essa é uma decisão que pesará negativamente na sua entrevista. Lembre-se de que demissão não é desmerecimento, pois acontece frequentemente no Brasil e fora. Uma resposta plausível é dizer que não se encaixava mais no quadro de funcionários e almejava outras oportunidades.

2. Por que você decidiu ser vendedor?

Neste caso, a explicação torna-se mais visual do que sonora. O recrutador saberá o quão você se dedica à profissão através dos seus olhos. Ele identifica sua sinceridade no momento em que você expor os motivos do quanto gosta de ser vendedor. Portanto, seja verdadeiro e não responda nada criativo demais.

3. Me conte um pouco sobre sua trajetória

Normalmente relaciona-se à vida profissional, por isso, seja incisivo e responda diretamente sobre suas experiências na área de vendas, quais são os motivos que o leva a seguir na carreira, o que aprendeu ao longo do caminho e onde deseja chegar.

4. O que você sabe sobre a nossa empresa?

Essa pergunta é clássica em uma dinâmica para seleção de vendedores e não saber respondê-la é uma heresia, pode apostar! Afinal, hoje existem diversas formas de descobrir detalhes sobre a empresa a qual o candidato busca por uma oportunidade.

Pesquise na internet o site da instituição, as redes sociais, as avaliações de quem já passou pela equipe de vendas, seus concorrentes, premiações, etc.

Obviamente você não vai responder tudo de uma única vez, espere o outro lado questioná-lo e calmamente mostre aptidão sobre o assunto.

5. Quais são os seus principais defeitos?

Na dinâmica para vendedores é habitual o candidato fugir desse questionamento com explicações que o identificam como perfeccionista, explosivo ou sincero, e por aí adiante.

Uma ideia interessante é vincular um defeito com alguma solução, por exemplo:

  • Como esqueço os meus objetos pessoais e tarefas de trabalho, uso aplicativos, alarmes e adesivos para facilitar o meu processo de organização;
  • Minha ansiedade já me prejudicou muito, mas hoje eu realizo sessões de relaxamento, massagem e yoga;
  • Não costumo falar em público e gosto de trabalhar sozinho. Em vista disso, eu comecei a fazer um curso de oratória para me expôr durante as apresentações, e terapia para socialização.

6. Por que você se interessou nessa vaga e na empresa?

Entre as perguntas e respostas para entrevista de vendedor esta é altamente crucial, já que representa o contexto de estar à frente do recrutador. Em primeiro lugar, cuide-se para não despejar apenas a intenção de buscar um salário melhor.

Argumente sobre a importância da empresa e da vaga na sua profissão, o que você pretende aprender com ela e também a ensinar. Perceba que a contratação é a base da confiança, os seus futuros gestores e líderes deverão contar com seu apoio, por isso, não minta.

Em um primeiro momento, após uma entrevista para vendedor é possível se sentir desnorteado pelas próprias respostas, mas ao longo do percurso e até a ligação final você terá a sensação de que foi verdadeiro o suficiente.

Quais são as frequentes dinâmicas para contratação na área de vendas?

A dinâmica para seleção de vendedores é um método atual que traz resultados satisfatórios quando se trata de contratar um ou vários funcionários. Com essa perspectiva, dois formatos destacam-se pelo setor de Recursos Humanos. Vamos a eles:

1. Apresentação de candidatos

Aqui os vendedores passam por uma espécie de triagem. Em apresentações individuais, eles são conduzidos a demonstrar seus defeitos, qualidades e benefícios e como pretende atingir a meta de vendas.

Essa dinâmica para vendedores de loja mostra uma análise reflexiva sobre o vendedor e qual ramo se enquadrará para fechar negócios.

2. Venda de produtos

Nessa situação, o candidato deverá realçar seu processo de vendas. Na seletiva, ele simulará a venda de um produto para os demais integrantes da seletiva. Serão avaliados a articulação, a argumentação, o “amor” pela profissão e o poder de convencimento.

Como treinar os seus vendedores para se tornarem os melhores na área?

Você viu como as perguntas e respostas para entrevista de vendedor são cruciais? Até aí tudo bem, mas quando se inicia uma nova jornada de trabalho, o gestor de vendas espera o melhor do seu colaborador, logo, em muitos casos, é necessário aperfeiçoá-lo.

Pensando em ter os melhores profissionais do mercado, convidamos você a conhecer os cursos de especialização em vendas do IEV. Nosso destaque é o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) que permite, ao longo de um ano, uma equipe pronta para atingir os seus reais objetivos de vendas, além de contribuir para que você estruture um processo de recrutamento e seleção.

No PDC, além de diversos treinamentos e consultorias direcionadas a líderes e vendedores, a sua empresa terá mentoria de vendas, avaliação de perfil de vendedores e muito mais para a criação e desenvolvimento da sua área de vendas. Viu como é possível crescer?

Não perca tempo! Entre em contato agora mesmo com o IEV e descubra mais sobre recrutamento e seleção e outros desafios da equipe comercial.