O que é reunião de vendas? Como conduzir os encontros com o time de forma inspiradora?

Reunião de vendas é o nome dado aos encontros realizados com o time comercial de uma empresa. Uma reunião de vendas pode ter, como principais participantes, equipes completas, lideranças e vendedores e, ainda, vendedores e clientes. 

Pode parecer corriqueiro, mas falar sobre a relevância das reuniões de vendas pode ajudar a equilibrar seu negócio financeiramente. Afinal, para você ter uma ideia, esta pesquisa mostra que, apenas no Reino Unido, são gastos US$58 bilhões por ano com reuniões ineficazes. Nos Estados Unidos, o número é ainda mais alarmante: US$399 bilhões

Saber como fazer reuniões efetivas e, sobretudo, objetivas, é a chave para uma gestão estratégica de equipes. Por isso, ao longo deste artigo, entenda um pouco mais sobre o conceito e descubra 6 maneiras de realizar encontros inspiradores e estratégicos com o seu time. 

O que é reunião de vendas? 

Uma reunião de vendas é parte fundamental dos processos organizacionais. Nestes encontros, que comumente acontecem entre os integrantes da força de vendas, são definidos temas como: 

  • metas de curto, médio e longo prazo;
  • alinhamentos estratégicos; 
  • aspectos comportamentais da equipe;
  • datas de treinamentos; 
  • rotinas e follow ups de clientes. 

O objetivo das reuniões de vendas é manter o alinhamento entre as equipes, estimulando uma gestão fluida e “amarrada” entre diferentes vendedores. 

Se sua empresa já realiza a reunião de vendas com frequência, ótimo! A pergunta que fazemos é: sua reunião é organizada de maneira inteligente? Ou os encontros ocorrem de maneira aleatória e desordenada? 

A grande questão está nas respostas a estas duas perguntas. 

Reunir o time para encontros por pura obrigação pode surtir efeito oposto no alinhamento e motivação da equipe. Nestes casos, a reunião de vendas passa a ser vista como um momento maçante, desnecessário e que não acrescenta nada ao planejamento estratégico empresarial.

Para te ajudar a evitar situações como esta, preparamos um guia com 6 dicas-chave para fazer uma reunião de vendas estratégica e assertiva!  

Como fazer uma reunião estratégica de vendas? 6 dicas

Em dúvida sobre os melhores caminhos para conduzir sua reunião estratégica? Não se preocupe, nós podemos ajudar! 

Veja a seguir 6 dicas para criar uma reunião motivacional de vendas capaz de inspirar e engajar a sua equipe. 

1. Crie um cronograma de reuniões e compartilhe os encontros com a equipe com antecedência

Um dos grandes segredos para a gestão empresarial é a organização. Isso vale para gerir equipes remotas, orientar times presenciais e, claro, fazer uma boa reunião de vendas. 

Por isso, crie um cronograma de reuniões estabelecido a partir da frequência ideal de encontros. Pense, por exemplo, em reuniões quinzenais com o time completo. 

Este período é interessante porque permite, por exemplo, a marcação de reuniões one-on-one entre os encontros do time, dando agilidade à resolução de demandas individuais. 

Estabelecida a periodicidade, dispare convites e bloqueie as agendas dos vendedores com antecedência. Se possível, marque, em cada encontro, a temática principal das reuniões. Dessa forma, o time tem tempo para se programar e para elencar informações com potencial contributivo para apresentar. 

2. Envolva os integrantes do time na apresentação dos tópicos na reunião

E por falar em contribuição, aqui está outro segredo para uma reunião de vendas inspiradora: faça com que o time se sinta parte do encontro. 

Nada de manter seus agentes de vendas assentados por horas a fio enquanto apenas o gerente fala. Uma boa reunião de vendas é construída a muitas mãos e bocas. 

Por isso, solicite materiais para exibir na reunião e empodere os autores do conteúdo para que façam apresentações ao longo do encontro. 

Além de tornar o encontro mais íntimo, estimula e fortalece o senso de diálogo aberto na empresa — tema do próximo tópico. 

3. Estabeleça o diálogo aberto para que todos compartilhem desafios, medos e superações

Você já ouviu falar na expressão “diálogo aberto”? Ela é bastante utilizada nas empresas, justamente porque representa a quebra de barreiras entre os funcionários de uma empresa, independentemente da hierarquia. 

Na prática, isso significa que colaboradores, líderes e gerentes devem compartilhar momentos em que possam conversar abertamente sobre suas rotinas, metas, anseios e superações. 

Esta é a essência para uma equipe integrada e motivada. 

4. Garanta a objetividade dos encontros 

Embora nosso propósito aqui seja te ajudar a tornar menos mecânica a sua reunião de vendas, não se esqueça de seus propósitos originais. Um encontro corporativo com o time precisa ter um objetivo claro. 

Por isso, não permita que a reunião se desvie do objetivo, e muito menos que finalize de forma inconclusiva. 

Uma dica para ajudar a guiar sua reunião de vendas é usar ferramentas de checklist e organização de tarefas, como o Trello. Aliás, algumas ferramentas permitem até mesmo que as tarefas pontuadas na reunião sejam designadas para vendedores específicos, e que seu cumprimento seja acompanhado de forma coletiva pelo time ao longo do tempo. 

5. De tempos em tempos, retome temáticas

Não pense que, para criar uma reunião de vendas engajante, é necessário criar temas inovadores infinitamente. Na verdade, isso pode ser contraproducente, já que tende a sobrecarregar o time com tarefas contínuas e muito diversificadas.

Pelo contrário, o recomendado é elencar temáticas relacionadas à rotina e, de tempos em tempos, revisitá-las. Por exemplo: 

  • a reunião de metas de longo prazo precisa ser refeita no início e no fim do ano (no mínimo); 
  • encontros ou prospecções de grandes clientes podem entrar no cronograma eventualmente, para que a equipe compartilhe o follow up;
  • novas ferramentas devem ser trazidas à tona sempre que necessário. 

6. Inclua treinamentos rápidos e dicas práticas na própria reunião 

Por fim, uma dica estratégica para tornar sua reunião de vendas mais motivante é incluir, nos encontros, dicas práticas e pequenos treinamentos

Em uma pauta sobre follow up, por exemplo, que tal incluir, como um dos tópicos da reunião, um curso express sobre gestão de carteiras de clientes? Ou ainda: se seu treinamento aborda gaps nas entregas ou no cumprimento de metas, que tal complementar o momento com um treinamento sobre produtividade

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