Tipos de liderança: conheça 7 perfis e suas características principais

Tipos de liderança: conheça 7 perfis e suas características principais

Dentro de uma empresa é possível identificar vários tipos de liderança. Desde o dono até os gestores, cada profissional cria, a partir de suas experiências, diferentes formas de liderar.

Mesmo partindo do individual, as características de liderança precisam ter um fit com o negócio e com a equipe para ser bem-sucedida na prática.

A pesquisa ‘Realidade e percepções da alta liderança frente à crise’ feita pelo PageGroup em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, aponta que dois a cada três líderes  priorizam a agilidade nas tomadas de decisão.

No total, 40% dos executivos entrevistados focam em resolver com rapidez questões sobre o negócio, as operações e a gestão de pessoas da empresa. Essa aceleração vem como efeito da pandemia do coronavírus, que exigiu que as empresas se adaptassem à nova realidade.

Continue lendo este post e conheça quais são os tipos de lideranças, suas principais características e como descobrir seu perfil de líder. 

Quais os tipos de liderança e suas características?

Os sete principais tipos de liderança, que resultam em certos modelos de líderes, e suas respectivas características que vamos detalhar neste post são:

  • Líder autocrático;
  • Líder confiante;
  • Líder comandante;
  • Líder democrático;
  • Líder coaching;
  • Líder colaborativo;
  • Líder liberal.

1. Líder autocrático

Faça como eu mandei”. 

Essa é uma frase típica do líder autocrático, que se posiciona como a figura de comando em relação a sua equipe.

Entre os tipos de liderança, o autocrático é o que menos abre espaço para que seus colaboradores contribuam com ideias e ganhem autonomia nas suas funções.

Antigamente, esses tipos de líderes que supervalorizavam suas habilidades eram comuns nas empresas. Mas hoje, o líder autocrático encontra uma nova realidade, onde tanto a empresa quanto os colaboradores ganham mais em cooperar, e não apenas seguir ordens.

Em equipes comerciais, por exemplo, esse tipo de liderança acaba criando um clima de trabalho tenso. Isso se reflete na falta de jogo de cintura do time que precisa constantemente da aprovação do líder para qualquer decisão. Afinal, é ele quem manda.

Leia também: Como ser um bom líder e inspirar sua equipe? Guia para profissionais diferenciados.

2. Líder confiante

Um líder confiante não é percebido com tanta dureza quanto o líder autocrático.

A confiança do líder na maneira como traça expectativas e conduz as atividades com entusiasmo e energia, pode ser traduzida no jargão “sigam-me os bons”, do célebre personagem Chapolin.

Esse tipo de liderança compartilha informações sobre a empresa e seus objetivos, pelos quais a equipe vai trabalhar para alcançar.

Então, a dinâmica do líder confiante não é apenas dar ordens. Existem explicações sobre o porquê as coisas são feitas de certa forma.

Esse é um ponto importante para as equipes de vendas, porque quando existe troca de informações com o líder, o trabalho acontece com um objetivo e isso é bastante motivador.  

O cuidado especial que esse perfil de líder deve ter é em permitir a participação do time e estar aberto para receber feedback, valorizando a experiência dos profissionais. 

3. Líder comandante

O líder comandante é um dos tipos de liderança que mais exige cuidado.

Os profissionais com este estilo lideram como se estivessem em uma corrida. São rígidos em relação ao caminho a seguir e estabelecem metas altas. Para eles, nada além da vitória basta.

Porém, eles definem isso com o menor gerenciamento possível, ao mesmo tempo que exigem uma alta performance.

A longo prazo, uma equipe sob este tipo de liderança vai se conduzindo lentamente ao estresse excessivo e até ao burnout.

Quem comanda uma equipe de vendas com esse perfil deve ter cuidado para não criar uma atmosfera tóxica. O segredo é saber os momentos de acelerar e os de reduzir a marcha para que a equipe possa tomar fôlego antes de se dedicar a uma nova meta. 

4. Líder democrático

De um líder democrártico se ouve bastante a frase: o que você acha sobre isso?

Como o nome já adianta, esse tipo de liderança é aberto sobre tudo que se relaciona às responsabilidades da equipe. Assim como também considera a opinião dos subordinados para tomar decisões.

Essa postura cria equipes confiantes que sabem cooperar, e que conseguem crescer e se desenvolver como profissionais competentes.

No trabalho de vendas, o líder democrático consegue identificar os profissionais que estão com desempenho melhor e também incentivar os que ainda precisam ganhar experiência. 

5. Líder coaching

Quem tem o perfil de líder coaching é um profissional que vê a sua equipe como talentos em desenvolvimento. Por isso, procura propor considerações para contribuir com o potencial de cada membro.

Esse perfil de líder é mais aberto e aposta nos talentos que os colaboradores têm e podem aplicar no trabalho.

Além disso, também ajuda a direcionar as habilidades, permitindo que a equipe coloque em prática o que é capaz de fazer.

Para desenvolver uma equipe comercial e montar um time afiado, reconhecer as habilidades e permitir que os colaboradores as coloquem em prática, é um ganho tanto para a empresa quanto para o crescimento profissional dos membros.

Leia também: Como aumentar a produtividade da equipe.

6. Líder colaborativo 

Para o líder colaborativo, as pessoas vêm primeiro. Isso torna o seu relacionamento com a equipe mais próximo e pessoal entre todos os tipos de liderança citados até agora.

Com isso, o líder é um profissional atento ao lado emocional dos colaboradores, pois entende como a saúde mental afeta a performance no trabalho.

Então, o líder colaborativo se coloca como um canal aberto para sua equipe, incentivando a harmonia e mediando conflitos quando eles acontecem.

A colaboração anda de mãos dadas com a comunicação no trabalho dos times de vendas.Ter uma figura como o líder colaborativo facilita as tomadas de decisão, além de criar um ambiente de trabalho saudável.

Saiba o que é uma liderança motivacional e como ser uma figura inspiradora para garantir o sucesso do seu negócio.

7. Líder liberal

Fechando a lista dos principais tipos de liderança, temos o líder liberal, que é literalmente o oposto do líder autocrático.

Enquanto o estilo autocrático centraliza em si todas as decisões, o liberal permite que a equipe trabalhe, exercendo o mínimo de supervisão.

Mas aqui é preciso atenção. Deixando a equipe livre para “seguir o fluxo”, o líder liberal coloca em jogo os objetivos do negócio. 

Afinal, sem direcionamento da liderança, a equipe pode ir para o lado oposto às metas da empresa. Isso gera um desperdício de trabalho, tempo e, às vezes, dinheiro. 

No caso das equipes de vendas, o líder precisa estar presente, supervisionando os processos para garantir o cumprimento das metas. Dessa forma, os membros podem focar no seu trabalho, sabendo que tem sempre a quem recorrer.

Como definir seu estilo de liderança?

Quer entender qual dos diferentes tipos de liderança tem mais a ver com você? Aqui vão algumas dicas:

  • exercite o autoconhecimento;
  • estude os tipos de liderança e aprofunde-se nos que você se identifica;
  • mude seu posicionamento como líder, se necessário;
  • inspire-se no trabalho de outros líderes com os quais se identifica.

Confira o vídeo abaixo com lições valiosas para todos os líderes:

Invista no seu desenvolvimento profissional!

Cada tipo de liderança impacta nos resultados do trabalho. Se você está à frente da equipe comercial do seu negócio, o curso de Gestão de Equipes Comerciais (GEC) do IEV pode te ajudar!

Com técnicas práticas para a gestão, a metodologia é aplicável desde o primeiro módulo, cumprindo o compromisso do IEV de entregar aos seus alunos a melhor experiência com resultados imediatos.

Nós também contamos com outros treinamentos que ampliam o campo de visão dos gestores com metodologias práticas e aplicáveis. 

Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos do IEV. Temos conteúdos de fácil compreensão e com retorno a curto ou a longo prazo para atender às suas necessidades. Confira!