Treinamento para supervisor de vendas ― 3 Dicas práticas para ser um supervisor de alta performance

Treinamento para supervisor de vendas ― 3 Dicas práticas para ser um supervisor de alta performance

Você já passou por muitas fases, já foi vendedor e trabalhou com todos os processos comerciais para chegar onde está. Agora, o que fazer para continuar evoluindo na carreira? A resposta é um treinamento para supervisor de vendas. 

O departamento comercial conta com diversos cargos, e o profissional encarregado de supervisioná-los precisa conhecer cada técnica, método, recurso e meio de vender. 

Ou seja, ingressar em um treinamento para supervisor de vendas te possibilita aprender o necessário para gerir a equipe e contribuir para o sucesso do time comercial, sendo um verdadeiro instrutor para todos.

CHA do supervisor de vendas

Antes de tudo, vamos definir qual é o CHA modelo para esse profissional. 


CHA é uma sigla para “Conhecimentos, Habilidades e Atitudes”. Esse conceito é um tripé com o objetivo de descrever as competências necessárias para um cargo em uma empresa. 

Os conhecimentos são tudo aquilo que uma pessoa precisa saber para executar uma função. Enquanto as habilidades são a capacidade de executar esses conhecimentos. As atitudes estão ligadas à postura do profissional frente às situações do dia a dia.


É importante ressaltar que não existe um CHA imutável para todas as pessoas de um mesmo cargo. Tudo depende das características da empresa, do ambiente de trabalho e qual é o objetivo para aquele profissional na equipe.

Aqui, vamos deixar um exemplo de estrutura de conhecimentos, habilidades e atitudes para um supervisor de vendas, mas lembre-se de definir e alinhar o seu junto às necessidades do negócio. 

Conhecimentos

  • Entender na teoria e na prática todas as etapas da venda; 
  • Ter ciência da situação da empresa no mercado e da concorrência;
  • Conhecer o produto ou serviço que a empresa vende;
  • Saber a história da empresa;
  • Conhecer a equipe e público-alvo da empresa.

Habilidades

  • Conseguir vender para todos os perfis de clientes;
  • Ser capaz de solucionar problemas;
  • Saber passar técnicas de vendas e conseguir ensinar outros membros da equipe;
  • Trabalhar em equipe;
  • Ter habilidades analíticas;
  • Exercer liderança;
  • Ser organizado.

Atitudes

  • Ser proativo;
  • Buscar maneiras de inovar no time comercial;
  • Definir metas e as redefinir quando não estiverem atualizadas;
  • Saber ouvir a equipe;
  • Ser exigente e apoiador da equipe;
  • Passar feedbacks constantes para todos da equipe.

O que é treinamento para supervisor de vendas

O treinamento para supervisor de vendas é uma oportunidade de se tornar um profissional mais capacitado para levar a equipe de vendedores ao sucesso. 

Esse profissional, sendo responsável por instruir o time nas dúvidas e necessidades sobre a área comercial, contribui para o melhoramento de todos os processos. Portanto, o treinamento para supervisor de vendas é essencial para quem quer vender mais e melhor, além de ser um líder.

Não há uma formação superior para a área, assim como não há para vendedores. Porém, é possível realizar especializações que contribuem para a construção dessa carreira.

Benefícios do treinamento para supervisor de vendas

Os resultados positivos são vistos antes mesmo de você, supervisor, iniciar o curso. Quando se desenvolve a mentalidade de que é possível evoluir, o primeiro passo é dado para o sucesso. 

O supervisor bem treinado leva a equipe a entregar mais resultados e o cliente fica mais satisfeito, o que contribui para vendas de qualidade. Além disso, há um nivelamento dos conhecimentos essenciais dos vendedores, o que também influencia nas habilidades e atitudes. 

O que um treinamento para supervisor de vendas precisa ter?

De fato, um treinamento destinado a esse profissional precisa abordar todos os processos comerciais, desde as técnicas de vendas até os conhecimentos sobre o mercado e sobre gestão. 

Ao procurar um curso para supervisor de vendas, se baseie no CHA. Busque por um treinamento que corresponda ao que esse cargo precisa conhecer, saber fazer e executar. 

Alguns tópicos importantes para um supervisor estudar são:

  • Administração de tempo;
  • Organização pessoal;
  • Liderança de equipes comerciais;
  • Inteligência emocional;
  • Cada uma das etapas e funil de vendas;
  • Técnicas de vendas; 
  • Indicadores de desempenho individuais e coletivos.

Há outros assuntos a serem abordados. O estudo nunca para, esses foram apenas alguns macro exemplos do que é ideal o supervisor encontrar em um curso.

Agora, veja três dicas para ser um supervisor de alta performance por meio de treinamentos.

3 dicas práticas para ser um supervisor de alta performance

Você, ou qualquer outro profissional de vendas, deve procurar por conhecimentos a todo o momento para acompanhar as transformações do mercado. Com isso, fique com a primeira dica:

Tenha mindset de crescimento

Já foi abordado que a mentalidade de que é possível evoluir é o primeiro passo para o crescimento pessoal e profissional. Mas o que isso quer dizer?

Para encontrar a resposta, vamos entender o que é mindset. Originário do inglês, essa palavra significa, literalmente, “mentalidade”, mas o conceito está nas duas versões desse termo:

  • Mindset de crescimento: pensamento de que sempre é possível aprender algo novo. De que as formações, capacidades físicas e mentais não são pré-destinadas, não são apenas por dom, mas pela busca contínua de aperfeiçoamento. 
  • Mindset fixo: ao contrário do anterior, a pessoa com esse tipo de mentalidade vê tudo como estacionário. Não enxerga a oportunidade de crescer e acha que não tem capacidade para isso. Nesse caso, é famosa a frase “isso é só para quem tem talento”. Ou seja, para ela, não é possível aprender algo, ou a pessoa nasce ou não com certas capacidades.

Agora que ficou claro o que é cada um, entendeu porque é importante ter uma mentalidade de evolução? 

Quando o profissional não enxerga isso, não importa o curso que esteja fazendo, se ele estiver fechado a melhorar e aprender, sair da zona de conforto, o supervisor apenas perderá tempo. 

Então, para aprender algo, é necessário buscar o aprendizado.

Entender suas necessidades e dificuldades

Você já parou para pensar o que precisa aprender para ser um bom supervisor? Com a definição do CHA se torna mais fácil entender o que te falta para ser apto ao cargo. Mas, não se prenda apenas a essas macro-definições, descreva cada desafio detalhadamente. 

Ao realizar essa prática, é possível observar de maneira mais clara onde estão seus maiores problemas e, assim, você pode gerenciá-los. 

Um exemplo de descrição: 

“Tenho dificuldade em me impor como líder e mentor aos vendedores. Sinto que eles não me escutam e não consigo passar os conhecimentos necessários para melhorar as vendas do time. Quando ensino ou sugiro qualquer mudança, eles apenas escutam, mas não colocam em prática”. 

Esse desafio é comum na área comercial, por isso o treinamento para supervisor de vendas entra como ferramenta para superar esse problema. 

Outros exemplos de obstáculos são:

“Eu me sinto desatualizado quanto às técnicas de vendas”. Ou, “Eu não sei mais o que fazer para melhorar o time comercial, parece que já fizemos de tudo, mas os resultados não melhoram”. 

Enfim, depois de descrever cada dificuldade, cada situação que você quer melhorar ou aprender como supervisor de vendas, pesquise sobre como lidar com elas. Uma boa estratégia é resolver tudo que for mais simples primeiro. Assim, você consegue ir trabalhando nos problemas maiores a longo prazo. 

Agora, é importante saber o que e como priorizar. Desse modo, entre na próxima dica.

Encontrar um treinamento para supervisor de vendas

Até aqui você já conheceu quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que um supervisor de vendas precisa para atingir a alta performance em seu cargo.

Também aprendeu que, a partir do CHA, é possível saber o que estudar para melhorar na função, além de entender o que é um treinamento para supervisor em vendas e os benefícios dele. 

Agora, vem a dica de ouro: existem dois bens preciosos, além do financeiro, que você deve valorizar: seu tempo e energia. Por isso, busque por formações que vão sanar as suas dores como líder e vão te ajudar de forma prática a alcançar a alta performance como supervisor de vendas. 

Mas, então, onde e o que exatamente buscar para o seu aprendizado?

GEC ― Uma solução comercial para influenciadores na empresa

O curso para Gestão de Equipes Comerciais (GEC), é uma solução completa para melhorar a força de vendas a partir da liderança. 

O treinamento foi elaborado por Raul Candeloro, um dos maiores especialistas em gestão comercial do mundo, fundador da revista VendaMais e sócio do Instituto de Especialização em Vendas (IEV), a maior escola de vendas do Brasil. 

O programa de estudos tem 12 meses, e você pode estudar no ritmo que preferir, de onde e quando quiser. Com a especialização online, você tem a oportunidade de colocar em prática diariamente o que aprendeu. 

Administração de tempo, ferramentas para diagnóstico da equipe, indicadores de performance, como recrutar, como liderar: o GEC conta com soluções voltadas à realidade dos profissionais do departamento comercial.

Ficou curioso sobre esse treinamento para supervisor de vendas? Entre em contato com o Instituto de Especialização em Vendas e receba mais informações sobre, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas