Treinamento sobre sustentabilidade: quais as vantagens e como fazer?

Uma empresa sustentável precisa de colaboradores sustentáveis para que os valores da companhia sejam compreendidos e vivenciados na prática. Para alcançar esse objetivo, é preciso investir em treinamento sobre sustentabilidade

Atualmente, as empresas estão se empenhando para implementar os critérios de ESG nos negócios com o objetivo de criar uma cultura que analisa os impactos das atividades e propõe novas posturas para minimizar esses efeitos na sociedade e no meio ambiente.

Toda atividade empresarial causa impactos de diferentes formas e de acordo com o setor, mas independentemente do porte, é importante estar atento às possibilidades de melhorar as ações e o posicionamento no mercado.

Um estudo do Boston Consulting Group destaca que empresas com iniciativas relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança conseguem ganhar valor de mercado e também ampliar a margem de lucro.

Quer trazer esse assunto para dentro do seu negócio e investir em treinamento sobre sustentabilidade? Continue lendo o artigo e conheça as vantagens e como colocar essa iniciativa em prática. 

O que falar sobre a sustentabilidade?

O termo sustentabilidade ainda é associado por muitas pessoas apenas a ações e atitudes de cuidado com o meio ambiente. Porém, o assunto vai além, incluindo na pauta a sustentabilidade empresarial, a econômica e a social.

Então ao iniciar a organização de treinamentos sobre sustentabilidade no seu negócio, pense nesses quatro aspectos para começar a conscientização dos funcionários sobre esses temas.

Sustentabilidade significa suprir as demandas atuais da empresa, mas sem causar prejuízos ou interferências para as gerações futuras.

Globalmente, o mundo está em estado de emergência global, segundo os cientistas. Por isso, é mais importante do que nunca que as empresas valorizem a sustentabilidade e invistam em boas práticas dentro do seu setor.

Para conquistar esse objetivo é importante preciso orientar os colaboradores sobre a importância do tema, o impacto do seu trabalho e o que é viável fazer para minimizar esses efeitos.

O treinamento sobre sustentabilidade empresarial é uma medida efetiva de conscientização sobre nossa condição de comunidade, vivendo em um mundo com recursos finitos que precisam ser melhor aproveitados.

Leia mais: O que é e como se tornar uma empresa sustentável? Entenda a importância.

Como fazer treinamentos sobre sustentabilidade na minha empresa?

Com um planejamento bem organizado e objetivos estabelecidos, cada sessão de treinamento sobre sustentabilidade pode abordar assuntos relacionados à realidade da empresa para aproximar os funcionários do tema.

As sessões de treinamentos podem evoluir ao longo do tempo, gerando outras ações que mantenham as ideias discutidas em pauta, incentivando mudanças na prática.

Reunimos abaixo algumas dicas para organizar treinamentos sobre sustentabilidade e incluir o tema no dia a dia da empresa. Confira!

1. Entenda a sustentabilidade dentro do contexto do seu negócio

Atualmente, empresas de todos os ramos do mercado estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade, criando ideias a partir de seu próprio contexto de negócio.

A Natura é um excelente exemplo dessa dinâmica. Depois de renovar sua proposta e começar a produzir produtos com base em ingredientes naturais e nativos do Brasil, a empresa passou a apoiar projetos de cultivo e preservação no país, gerando renda e muitos outros benefícios.

Independentemente da proporção das ações, o importante ao planejar um treinamento sobre sustentabilidade é informar a equipe como esse tema é tratado no mercado em que trabalham e o que a empresa vai se propor a fazer.

Um planejamento pode ser compartilhado com todos para deixar claros os objetivos e ações que serão realizadas, além das possibilidades de cooperação.

2. Incluir a sustentabilidade na cultura organizacional

A partir desse planejamento, o treinamento sobre sustentabilidade vai deixar de ser visto apenas como algo de momento e se tornar um valor da cultura organizacional da empresa.

Dessa forma, as sessões iniciais podem ser realizados com finalidade educacional, ou seja, alinhar os funcionários sobre os novos valores, porque eles são importantes, mudanças que estão causando, etc.

Depois, os treinamentos sobre sustentabilidade podem apresentar as metas da empresa, o que será feito para alcançá-las, como os colaboradores podem contribuir, entre outros passos. 

Leia também: O que são e quais os indicadores de desempenho ambiental?

3. Criar um cronograma de treinamento

Para que o processo tenha uma continuidade, vale a pena criar um cronograma de treinamento sobre sustentabilidade. Assim, a equipe não se sobrecarrega de atividades e pode aproveitar melhor cada uma.

A organização ajuda a levantar as dúvidas que a equipe tem sobre sustentabilidade e incluir novos treinamentos sobre esses assuntos que são de interesse. Especialistas também podem ser convidados para sessões especiais com a equipe.

4. Incluir os funcionários em atividades relacionadas a sustentabilidade

O treinamento sobre sustentabilidade empresarial não precisa acontecer necessariamente dentro da empresa. Os funcionários podem participar de eventos ao vivo ou online que discutem sobre o tema para aprender como desenvolver iniciativas.

O conhecimento externo é um ótimo combustível para estimular a criação de projetos sustentáveis dentro da própria empresa, contribuindo para o desenvolvimento geral do negócio.

5. Implementar um programa de sustentabilidade

Assim, como as grandes empresas, seu negócio também pode criar um programa de sustentabilidade a partir do conteúdo discutido nos treinamentos.

Com uma ideia estruturada, a empresa pode fazer parcerias para conseguir apoio de outras instituições, se tornar parceira de um projeto ou se candidatar a algum selo de sustentabilidade

Quais as vantagens de investir em treinamento sobre sustentabilidade?

Todo o empenho em treinamentos sobre sustentabilidade podem gerar iniciativas que trazem diversas vantagens para as empresas como:

  • ganhar um diferencial competitivo no mercado;
  • economizar nos custos de operação;
  • ter os melhores preços no mercado;
  • inovar na forma de conduzir o ciclo de produção;
  • fazer um aproveitamento melhor de matéria-prima, reduzindo desperdícios;
  • preservar o ambiente entorno da empresa, oferecendo qualidade de vida aos colaboradores e a comunidade;
  • aumentar o valor de mercado.

Com essas dicas, você pode implementar o treinamento sobre sustentabilidade e melhorar o posicionamento da sua empresa nessa área. Bom trabalho!

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre de Energia.