50 livros sobre vendas imprescindíveis para vendedores

Os livros são verdadeiras ferramentas de transformação pessoal e profissional, com eles é possível aumentar os conhecimentos e habilidades. Por esses motivos, separamos uma lista com 50 livros sobre vendas para te inspirar!

1 – Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Escrito por Dale Carnegie, essa é uma das maiores obras sobre relacionamento interpessoal do mundo, certamente é uma leitura obrigatória para todo vendedor. 

O livro é referência para muitos profissionais da área comercial e empresarial, ele dá conselhos e aborda técnicas para você melhorar em sua carreira e vida pessoal.

2 – Como vender qualquer coisa a qualquer um – Joe Girard

A obra conta com a experiência de Joe Girard (autor principal), vendedor premiado pelo Guinness Book (edição anual de recordes de performance humana e extremos da natureza) e intitulado como “o maior vendedor do mundo”. Nesta obra, ele revela as estratégias que usou para alcançar esse título.

Alguns tópicos abordados são: como vencer a resistência dos clientes; como transformar seus contatos em clientes fidelizados; como fechar vendas em baixas temporadas, entre outras. 

3 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen Richards Covey

Essa obra foi considerada um dos livros de negócios mais importantes do século XX, além de ser um best-seller. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” foi escrito por Stephen Richards Covey, que listou essas estratégias há mais de 30 anos, mas que continuam atuais. 

O autor ensina princípios que te ajudam a promover ações em felicidade, que, se você as implementar em sua vida, poderão aumentar a satisfação pessoal. 

4 – Gatilhos mentais – Gustavo Ferreira

A obra é referência em copywriting (estratégia de produção de conteúdo focada em convencer uma pessoa a realizar uma ação específica a partir de um texto persuasivo), mas também influenciou como vendedores realizam negociações. Nela, você tem a possibilidade de aprender, com conhecimento do Gustavo Ferreira, 32 gatilhos mentais para impulsionar suas vendas.

5 – Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

Esse livro tem como objetivo mudar a sua forma de pensar, as suas atitudes e ideias frente a algo. 

Escrita por Napoleon Hill, a obra é considerada um clássico sobre sucesso profissional, e conta com com exemplos contemporâneos para contribuir para sua desenvoltura em vendas.

6 – Quem vende enriquece – Napoleon Hill 

Como ser um bom vendedor se não souber vender suas ideias, projetos e a si mesmo? Essa obra proporciona a oportunidade de você participar do mercado de forma diferenciada. Napoleon Hill desvenda segredos e técnicas para vender mais e melhor. 

Esse livro aborda as vendas de maneira verdadeira, ensinando como planejá-las, usar melhor seu tempo e, além disso, como criar o hábito de sempre fazer mais. 

7 – Como convencer alguém em 90 segundos – Nicholas Boothman

Esse livro gera a oportunidade de você, leitor, aumentar sua comunicação de sucesso. Nicholas Boothman te ensina a transformar as conexões momentâneas em vínculos duradouros,  que são oportunidades de negócios.

Usando o rosto,o corpo, a atitude e a voz, você consegue gerar uma impressão positiva no outro e criar credibilidade na conversa.

8 – A venda desafiadora – Matthew Dixon e Brent Adamson

Para Matthew Dixon e Brent Adamson, o sucesso em vendas vai além do relacionamento com o cliente, é preciso desafiá-lo. 

Com base em estudos com milhares de representantes comerciais, os autores dessa obra trazem técnicas e estudos que ajudam os vendedores a melhorarem o relacionamento com o consumidor saindo do convencional.

9 – Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill

Mais uma obra de Napoleon Hill nessa lista. Agora, essa, tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem seus potenciais. A ideia é desvendar as armadilhas mentais que cada ser humano pode ter e como parar de se auto sabotar.

A partir desses ensinamentos, você poderá viver com mais alegria e liberdade.

10 – A máquina definitiva de vendas – Chet Holmes

Apenas trabalhar mais não significa trabalhar melhor. Este livro, escrito por Chet Holmes, traz essa ideia alinhada ao conceito de aplicar mais inteligência na vida profissional. 

O autor emprega seus conhecimentos e experiências para te ensinar como vender mais, porém de maneira esperta. Essa obra é destinada a todos da área comercial, desde gestores a vendedores.

11 – Os segredos do lobo – Jordan Belfort

Jordan Belfort, imortalizado por Leonardo DiCaprio no filme “O lobo de Wall Street”, ensina seu método chamado “Sistema em linha reta” para vendedores, como influenciar as pessoas à compra e como fazê-las tomar decisões.

Jordan também revela como aumentar o índice de fechamento e como, a partir da decifração do código de vendas, fidelizar seus clientes para a vida toda. 

12 – Os 25 hábitos em vendas dos mais bem sucedidos vendedores – Stephan Schiffman

Escrito por Stephan Schiffman, esse livro mostra como a implementação de simples hábitos no seu dia a dia podem transformar sua performance em vendas. 

O autor se baseia no sucesso dos mais bem-sucedidos vendedores estadunidenses e monta essa lista para você, destrinchando um hábito em cada capítulo. 

13 – O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Um dos livros sobre vendas clássicos com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo. Nesta obra, George S. Clason fala sobre como multiplicar suas riquezas e solucionar os problemas financeiros. Tudo isso com base no sucesso dos antigos babilônios. 

O autor ensina administrar seu dinheiro em diferentes tempos e como fazê-lo lucrar. 

14 – Vender é humano – Daniel H. Pink

Em todos os momentos da vida, nós, como seres humanos, tentamos vender e persuadir o outro a respeito de algo, seja influenciar alguém a estudar ou transmitir uma ideia. E é isso que Daniel H. Pink passa nesse livro, que é da natureza humana tentar convencer o outro.

15 – Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? – Barbara e Allan Pease

Barbara e Allan Pease, autores desse livro, passam por diferentes países e consultam cientistas para falar sobre o assunto: as diferenças no modo de pensar entre os homens e as mulheres. 

O propósito da obra é melhorar o relacionamento entre os diferentes sexos, ou seja, você pode aprender a se relacionar melhor com seus clientes e com as outras pessoas da sua vida. 

16 – As armas da persuasão – Robert Cialdini

Uma pessoa fica mais propensa a dizer “sim” e concordar com algo quando se identifica com outra. É sobre isso que o psicólogo e professor de marketing, Robert Cialdini, fala em seu best-seller.

Os vendedores podem aproveitar o estudo de Cialdini para aprender as técnicas e os principais pilares da persuasão e aumentar o sucesso de  suas negociações, fazendo com que vendam mais, mas sempre ajudando o cliente.

17 – Do fracasso ao sucesso em vendas – Frank Bettger

Quer saber o que fez Frank Bettger ir de um vendedor de seguros fracassado para um dos vendedores mais bem pagos dos Estados Unidos em pouco mais de 10 anos?

Nesta obra, o autor conta seus maiores segredos para conquistar a vida que sempre quis no auge dos seus quarenta anos. Ele revela suas experiências e explica os princípios infalíveis que desenvolveu e aperfeiçoou para alcançar o sucesso no mundo das vendas!

18 – Receita previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

A Salesforce.com e a HyperQuality aumentaram suas receitas em mais de 300%. Mas como isso foi possível? 

Esse livro, escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, aborda esse segredo. Ele desvenda como o processo de vendas outbound contribui para o avanço de seus negócios. 

19 – Alcançando a excelência em vendas – Neil Rackham

Neil Rackham explica a razão dos formatos tradicionais de vendas não funcionarem para as grandes empresas. 

Mas, além disso, ele revela como usar a metodologia SPIN Selling, cujo objetivo é melhorar o processo comercial, guiando o consumidor pelas etapas da venda.

20 – Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

Como suas finanças estão? Como está sua mentalidade financeira? T. Harv Eker aborda, nessa obra, os segredos e metodologias para você controlar o dinheiro, e não o contrário. 

Uma das ideias do livro é não evitar os problemas, mas crescer e se tornar maior que eles. 

21 – Previsivelmente irracional – Dan Ariely

Nós, como seres humanos, tomamos decisões irracionais a todo o momento. E é isso que esse livro traz. Dan Ariely mostra como romper com os padrões de pensamento e como essa atitude nos faz tomar decisões melhores na vida. 

A obra já ficou na lista dos mais vendidos no The New York Times e, certamente, este é um dos livros sobre vendas indispensáveis para você. 

22 – A tríade do tempo – Christian Barbosa

Christian Barbosa, autor brasileiro, é considerado referência quando o assunto é gestão de tempo. Nesse livro, ele dá a possibilidade de você encontrar a solução para ter a vida bem gerida e equilibrada. 

A obra se baseia em uma pesquisa com mais de 42 mil pessoas no mundo. Tudo isso para tornar a sua vida mais produtiva.

23 – Mindset – Carol S. Dweck

O que é ter uma mentalidade de crescimento e uma mentalidade fixa? Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, popularizou o termo “Mindset” e explicou a diferença entre o pensamento voltado para evolução e o pensamento estacionário. 

O mindset não é somente personalidade, é uma característica que guia os seus resultados e sucessos.

24 – A pergunta definitiva – Fred Reichheld

“Você nos recomendaria a um amigo?”. Fred Reichheld, nessa obra, te ajuda a aprender como fidelizar os clientes e transformá-los em verdadeiros promotores que geram lucro e mais vendas. 

Ficou curioso sobre como alcançar esse patamar? Leia este livro sobre vendas e aprenda como melhorar seu relacionamento com os consumidores a ponto de trazê-los para perto.

25 – Vendedor minuto – Dr. Spencer Johnson

Dr. Spencer Johnson, nesse livro sobre vendas, mostra como aumentar seus resultados, passando por cada etapa do processo de negociação. A obra se baseia na experiência e vida de referências em vendas.

26 – Seja obcecado ou seja mediano – Grant Cardone

Grant Cardone usa a sua experiência de vida para trazer o assunto: como atingir seus objetivos e ter sucesso. 

Cardone passou por momentos difíceis, como o desemprego e o vício em drogas. Mas, deu a volta por cima e tornou-se um empreendedor milionário e autor deste livro que te dá a oportunidade de conhecer os segredos dele.  

27 – Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões – Roger Fisher e William Ury

Essa obra já ajudou milhares de pessoas a negociarem melhor. Escrita por William Ury e baseada em um projeto de Harvard sobre negociação e mediação de conflitos, o livro ajuda, de maneira prática, a negociar e ter resultados positivos para as duas partes. 

Todos os ensinamentos da obra são acompanhados por exemplos reais, o que melhora a didática e te ajuda a compreender melhor a situação. 

Certamente essa leitura pode contribuir para o seu sucesso em vendas.

28 – Psicologia aplicada na arte de vender – Donald A. Laird

A psicologia aplicada às vendas consiste em entender o cliente como outro ser humano com vontades e carências. Ao fazer isso, é possível vender mais e melhor a ele. 

O livro, escrito por Donald A. Laird, é um guia prático para o vendedor estudar e aplicar no seu dia a dia.

29 – A arte da guerra – Sun Tzu

Escrito por um general chinês chamado Sun Tzu por volta de 500 a.C, esse livro ainda se mantém atual e aplicável, pois revela conhecimentos sobre a natureza humana e diversas estratégias. 

Aplicado às vendas, a obra pode contribuir para melhorar o relacionamento cliente-vendedor e aprimorar a sua tática para vender.

30 – Comece pelo porquê – Simon Sinek

Simon Sinek trouxe, nessa obra, como um líder deve liderar. Para isso levantou alguns questionamentos, como: por que alguns são mais inovadores, organizados e até lucram mais que outros? Por que as pessoas são diferentes?

O autor mostra que o propósito de cada um e a motivação individual contam muito para o sucesso. Apenas após compreender estes conceitos é possível liderar de maneira assertiva. 

31 – Como as gigantes caem – Jim Collins

“Toda instituição é vulnerável, por mais excelente que seja seu desempenho hoje. Qualquer um pode cair e, mais cedo ou mais tarde, a maioria cai.”

Jim Collins afirma que a maioria das empresas fracassa, pois segue os mesmos padrões.No caso, as companhias  normalmente seguem 5 estágios para o insucesso. 

Neste livro, você vai conhecer detalhadamente cada uma dessas etapas e entender o que não fazer para evitar o fracasso.

32 – Negocie como se sua vida dependesse disso – Chris Voss

Você já pensou em aprender como os agentes do FBI negociam e convencem as pessoas? Agora é sua chance!

Chris Voss, ex-agente do FBI, revela como negociar de acordo com as técnicas que ele aprendeu e usava em campo.

33 – The closer’s survival guide – Grant Cardone

Escrito por Grant Cardone, essa obra traduzida como “O Guia de Sobrevivência do Closer” prega que você não é pago para vender, mas para fechar a venda. 

Ou seja, você precisa ser capaz de levar o cliente a dizer “sim, eu compro”, pois caso contrário, você perdeu a venda. E esse guia pode te ajudar a alcançar mais fechamentos.

34 – A bíblia de vendas – Jeffrey Gitomer

Considerada a melhor obra sobre vendas já publicada, ela não poderia faltar na lista dos 50 livros sobre vendas da sua biblioteca. Escrito por Jeffrey Gitomer, autoridade no assunto, a publicação revela os mandamentos do seu sucesso comercial.

A chamada bíblia de vendas tornou-se best-seller por mais de uma década. 

35 – Objeções: como se tornar um mestre na arte e na ciência de superar um não – Jeb Blount

Escrito por Jeb Blount, o livro trata sobre algo natural do ser humano, as objeções. As pessoas são programadas para evitar a rejeição. No entanto, o sucesso na área comercial depende disso. 

Quando um vendedor se sente rejeitado, é possível que ele fracasse pelo medo, e é exatamente sobre isso que a obra trata. Quer aprender a não se abalar ao receber um “não”? Então, dentre os livros sobre vendas, essa é uma leitura obrigatória para você. 

36 – Prospecção fanática – Jeb Blount

Também escrito por Jeb Blount, o livro tem como subtítulo “o guia definitivo de conversas para iniciar vendas e encher o funil aproveitando ao máximo redes sociais, telefone, e-mail, texto e chamadas frias”. 

Ou seja, é um guia prático que ajuda no desenvolvimento de empresas e na prospecção de novos clientes. 

37 – O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

Como construir um negócio quando não existem respostas prontas: essa é a proposta da obra escrita por Ben Horowitz.

Ben é um dos empreendedores com grande relevância no Vale do Silício e, nessa obra, usa  sua experiência para te ajudar a resolver problemas difíceis e alcançar o sucesso. 

38 – Sucesso em vendas – Marcelo Ortega

Marcelo Ortega, que possui mais de 25 anos em vendas, revela nesse livro como gerar resultados positivos. 

A obra é um verdadeiro guia para profissionais de vendas, contendo técnicas e histórias reais de sucesso e fracasso. Nesse livro sobre vendas, você tem a oportunidade de aprender com situações verdadeiras. 

39 – Alta performance em vendas – Dale Carnegie e Oliver Crom

Mais uma obra escrita por Dale Carnegie.

A alta performance em vendas consiste em ser mais produtivo, alcançar resultados satisfatórios e sucesso profissional e pessoal. Nesse livro, você pode aprender tudo isso, além de como se relacionar positivamente com os outros.

40 – O livro verde da persuasão – Jeffrey Gitomer 

Jeffrey Gitomer te ensina, nesse livro, como se portar, falar, apresentar, influenciar, convencer e persuadir o outro. 

A persuasão é uma técnica presente na vida dos vendedores e, quanto mais trabalhada, melhores poderão ser seus resultados, aumentando sua performance, confiança em si mesmo e sua relação com as pessoas. 

41 – O livro vermelho das vendas – Jeffrey Gitomer

Também de Jeffrey Gitomer, nesse livro o autor mostra porque as vendas ocorrem e oferece elementos para te ajudar a fazê-las acontecerem. Com ele, o leitor irá descobrir importantes  ensinamentos que fazem a diferença entre todos os vendedores do mundo. De acordo com o autor, a diferença entre o sucesso e a mediocridade é a filosofia.

42 – O livro negro do networking – Jeffrey Gitomer

O livro negro em vendas é aquele que contém os contratos, registros e redes de relacionamentos importantes ( e às vezes secretos) do vendedor. No entanto, muitos profissionais não usam essa ferramenta adequadamente e a deixam apenas como registros e papeladas.

Nessa obra, Jeffrey Gitomer, mostra como transformar essas oportunidades em uma ferramenta para o sucesso. 

43 – O maior vendedor do mundo – Og Mandino

Escrita por Og Mandino, nesta obra é contada a história de Hafid, um comerciante que teria vivido há cerca de dois mil anos. 

Após anos de sucesso e soberania sob um império comercial, ele começou a ensinar um aprendiz: Erasmo. E, assim, a obra vai se desenvolvendo. 

O livro é uma ferramenta inspiradora e que pode te ajudar, como vendedor, a se tornar cada vez melhor.

44 – A arte de influenciar pessoas – John C. Maxwell

John C. Maxwell, orador, conferencista, pastor e escritor te ensina como passar de “gente boa” para um especialista em pessoas, conseguindo influenciá-las. 

Na obra, o autor revela os segredos do sucesso nas relações entre as pessoas e ensina a aumentar o carisma e influência. 

45 – Conversas difíceis – Bruce Patton

Como discutir o que é mais importante? Essa é a pergunta que Bruce Patton responde nesse livro. 

Após quinze anos de pesquisa, o autor reuniu todas as informações e fez um guia completo de como ter diálogos delicados com menos estresse.

46 – Estratégia de vendas – Sun Tzu

A Arte da Guerra já foi abordado aqui. Essa outra opção de leitura é uma versão adaptada da clássica obra do general chinês Sun Tzu para te levar à vitória na área comercial. 

Escrito por Gerald A. Michaelson e Steven A. Michaelson, o livro dá ideias que contribuem para seu relacionamento com o cliente e te ajudam a se destacar frente aos concorrentes. 

47 – O desafio da venda por telefone – Walter Coelho

Escrito por Walter Coelho, o livro de vendas aborda a dificuldade de vender por telefone,  uma prática que é muito comum atualmente, e que muitos vendedores vivenciam. 

A obra conta com casos e exemplos reais, além de modelos de como abordar um cliente por telefone, como contornar as objeções, como negociar e muito mais.

48 – O vendedor Pit Bull – Luis Paulo Luppa

Luis Paulo Luppa traz, nessa obra, que o trabalho duro gera resultados na vida do vendedor. O objetivo do livro é ajudar na rotina do profissional de vendas ao construir um referencial de argumentos e técnicas de venda para alcançar o sucesso. 

49 – Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa – Eduardo Ferraz

Negociar é uma habilidade essencial para qualquer vendedor e, para realizar isso, é necessário estudo e técnica. 

Nessa obra, Eduardo Ferraz aborda como negociar em situações delicadas, mas, além disso, como tratar e falar com o outro.

50 – Negociações eficazes – Jeff Weiss

Escrito por Jeff Weiss, essa obra é considerada outra leitura indispensável para os profissionais de vendas. Com o selo de qualidade da Harvard Business Review, o autor mostra o passo a passo para alavancar a sua carreira. 

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