Saiba como Account Based Marketing reduz o ciclo de vendas B2B

Saiba como Account Based Marketing reduz o ciclo de vendas B2B

Com uma boa estratégia de ABM, é possível reduzir significativamente o ciclo de vendas, aumentar a conversão de leads para novos clientes e obter melhores resultados para o seu negócio

Por Willians Ribeiro

Com uma boa estratégia de Account Based Marketing (ABM), é possível reduzir significativamente o ciclo de vendas, aumentar a conversão de leads para novos clientes e obter melhores resultados para o seu negócio.

Quer entender como uma estratégia de marketing B2B (business to business) pode atingir todos os objetivos? Continue conosco e saiba como Account Based Marketing (ABM) é aplicado em vendas B2B.

O que é Account Based Marketing (ABM)?

Account Based Marketing (Marketing Baseado em Contas), ou simplesmente ABM, consiste em uma estratégia de marketing B2B cuja finalidade é realizar campanhas altamente segmentadas para conquistar contas específicas

O ABM inverte o tradicional funil de vendas, ou seja, você identifica as melhores oportunidades no começo e depois parte para conquistá-las, diferentemente de estratégias tradicionais de marketing, que gastam recursos, orçamento e atenção em uma lista abrangente de clientes. 

Entre os objetivos do ABM, o principal é identificar os principais leads em uma empresa e, em seguida, personalizar mensagens com atributos e necessidades específicas de cada conta, para daí então, se tornar seu cliente. Por isso, chama-se Marketing Baseado em Contas.  

Account Based Marketing (ABM) para vendas B2B

O Account Based Marketing vira o funil de cabeça para baixo. Em vez de começar com canais de marketing, a estratégia do ABM começa identificando e segmentando as contas. 

A equipe de marketing pode enviar mensagens personalizadas para os tomadores de decisão dessas contas e em canais que eles estão usando ativamente. 

No Marketing Baseado em Contas, o funil de vendas é separado por 4 etapas. Conheça cada uma delas: 

Identificar

Encontrar o possível cliente ideal não é uma tarefa fácil. Segundo a consultoria Gartner, 15,5 pessoas são envolvidos, na média, em cada decisão de compra. E apenas 0,75% dos leads viram clientes, conforme aponta a Forrester

Portanto, a sua equipe de marketing e de vendas deve colaborar em conjunto para definir o PCI (Perfil do Cliente Ideal) e na criação de uma lista de prospects que tenham o perfil desejado para a solução que a sua empresa oferece. 

Nunca é demais lembrar que para isso, é essencial que o perfil de cliente ideal esteja muito bem alinhado com as duas equipes. 

Expandir 

Depois de definido o perfil, você deve aprimorar o conhecimento de cada cliente escolhido. Conhecer as suas dores e quais são as prioridades. E as necessidades? 

E, mais uma vez, é importante que os times do marketing e de vendas trabalhem em parceria nessa imersão. Só assim, será possível criar materiais para apoiar uma boa estratégia de ABM e seguir para a próxima etapa. 

Engajamento 

Após entrar de cabeça no universo das suas contas alvo, você deve executar o plano de marketing em todos os canais que a empresa está conectada. 

Essa estratégia omnichannel é crucial para impulsionar uma variedade de ações de marketing como, por exemplo, marketing de conteúdo, eventos, e-mails personalizados, entre outras. 

Conquista 

Toda conquista requer muita estratégia e sagacidade. Apesar de trabalharmos com contas, é importante estar atento para um detalhe: estamos em contato com pessoas que tomam as decisões e que possuem necessidades e desejos específicos. 

Portanto, é fundamental ser consultivo e entender quais desses desejos e carências poderão ser atendidos. 

Completadas as quatro fases, fica a pergunta: O ABM é realmente eficiente? 

Segundo o relatório Raising the Game with ABM, sim. Produzida em 2018 pela ITSMA, em parceria com a ABM Leadership Alliance, a pesquisa revela que, há 5 anos, as empresas dedicavam 15% do orçamento para marketing baseado em contas. Atualmente, esse percentual saltou para 28%. 

E não é só isso. Com o ABM, o ROI das empresas entrevistadas mais que dobraram na comparação com estratégias de marketing tradicionais

Esses dados comprovam que estamos falando de uma estratégia altamente eficaz para relacionamento. Mas como mensurar o impacto do ABM nos negócios? 

Com a campanha no ar, o fundamental agora é deixar de lado a velha planilha de Excel e se concentrar em identificar resultados objetivos e precisos.

Cinco métricas de ABM 

Cobertura 

Essa métrica mapeia a qualidade e abrangência dos dados coletados e serve como base para montar seu plano estratégico. 

Você poderá identificar, com precisão, o volume de contas-alvo, ponto focal de cada conta com poder decisão interessado na sua solução, e as informações de contatos dessas pessoas.   

Consciência 

Seus potenciais clientes conhecem a sua empresa? Sabem o que você oferece? 

O Branding Awareness, ou consciência de marca, é uma das métricas mais relevantes do marketing B2B e, consequentemente de negócios. 

Por ela, é possível mensurar o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores ou, neste caso, pelos potenciais clientes. 

Engajamento

Depois de conhecer a sua empresa, o próximo passo é engajar as contas prospectadas. Quanto mais tempo eles gastam com você, mais comprometidos tendem a ser.

Para isso, o ideal é medir o quanto a sua marca consome de tempo do seu potencial cliente. Essa é uma tarefa que exige que você acompanhe de perto toda a interação entre seus contatos e a sua empresa. 

Você deve saber quando eles respondem seus programas de marketing, quando conversam com a sua equipe de vendas e quando usam seus produtos ou serviços e se estão satisfeitos. 

Alcance 

Onde você está desperdiçando seus esforços? Está mirando em contas de destinos específicos? O alcance é um parâmetro importante para você classificar o sucesso de suas campanhas por canal. 

Por exemplo, em uma campanha de webinar, você mede o êxito por participação nos eventos. Ou ainda, mapear o número de visitas no site ou visualizações de um anúncio que vieram das personas nas contas prospectadas. 

Influência 

Diferentemente de modelos tradicionais, ABM faz a correlação entre atividades e principais resultados de vendas. 

Quer um exemplo? Com ABM é possível encontrar informações como: 25% das contas mais engajadas têm ciclos de vendas 18% mais acelerado do que um quarto das menos comprometidas.

Exemplo de estratégia de Account Based Marketing (ABM)

Você já viu as etapas e como mensurar o impacto do ABM nos negócios. Agora, vamos conhecer um bom exemplo na prática? Aqui na BRSA, a nossa melhor experiência de ABM vem do nosso parceiro Sensedia. 

Até 2016, o cenário da empresa era de marketing e vendas separados. De um lado o Marketing – responsável por leads ruins, e de outro Vendas, que não conseguia agregar valor com os resultados de marketing. Mas tudo mudou no final daquele ano. 

Resultados de ABM na Sensedia

Conectar todos os dados, mensurar resultados e unir marketing e vendas em um só time: esses foram os primeiros passos dados pela empresa e assim surgiu o ABM na Sensedia. 

Já em 2017, o impacto da mudança foi traduzido em números significativos: 

ciclo de vendas caiu de 7 para 3,5 meses; 

– 25 novos clientes; 

– conversão comercial de 12 para 25% (conta geral) e 38% (conta alvo); 

– marketing e vendas trabalhando juntos finalmente.  

Conforme percebemos, o ABM não é uma tarefa exclusiva para equipe de vendas ou para o pessoal do marketing. É uma ferramenta essencial de relacionamento de médio a longo prazo.

O Marketing Baseado em Contas oferece experiência personalizada e conteúdos de grande valor, no momento certo, para a pessoa certa e pelo canal mais adequado. Agora chegou de você colocar esse conhecimento em prática em busca de melhores resultados!

Willians Ribeiro é analista de comunicação na BRSA – Branding and Sales.

*Matéria enviada pela assessoria de imprensa

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