Blog de vendas: 9 portais para se tornar um especialista na área comercial

Blog de vendas: 9 portais para se tornar um especialista na área comercial

Um blog de vendas é uma maneira de você, profissional do setor comercial, se atualizar constantemente. Com eles é possível estudar sobre as novidades do mercado em tempo real.

De acordo com a Hosting Facts (2019), há a criação de mais de 4 milhões blogs por dia no mundo. E, segundo o WordPress (2019), mais de 409 milhões de pessoas acessam mais de 20 bilhões de páginas mensalmente na internet

Esses números expressivos ressaltam a possibilidade de aproveitar essa infinidade de materiais online para estudar, aprender novos conhecimentos e desenvolver muitas habilidades.  

O que é um blog de vendas?

Um blog de vendas é uma ferramenta importante para o desenvolvimento comercial de qualquer profissional do setor. Através dele, você tem a possibilidade de estudar técnicas avançadas para vender mais e melhor de maneira atualizada, além de buscar por conteúdos relacionados que tenham ligação com a sua profissão.

Quer saber onde os especialistas se informam? Com tantas opções online, trouxemos uma lista com 9 blogs para você acompanhar, são eles:

Pipedrive Blog

O Pipedrive é um software especializado em vendas. Ele é uma plataforma CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) criada para vendedores e por vendedores

O objetivo desse sistema é fazer a gestão e facilitar o atendimento comercial. A ferramenta original da Nova Zelândia , mas tem versão em inglês e em português. 

Com a relevância desse CRM, você já deve ter imaginado que eles possuem um blog repleto de materiais sobre vendas. 

Algumas categorias de conteúdos no site são:

  • Psicologia de vendas;
  • Táticas de vendas;
  • Ferramentas de vendas;
  • Gestão de dados;
  • Estudo de caso;
  • Processo de vendas;
  • Gerenciamento de equipe.

HubSpot

O HubSpot nasceu a partir da iniciativa de colegas de pós-graduação do MIT (Massachusetts Institute of Technology – uma universidade estadunidense) no ano de 2004. Eles notaram uma mudança no mercado e no perfil do consumidor. Desse meio nasceu o termo “inbound marketing”, que significa marketing de entrada. 

Nesse contexto, o HubSpot cresceu e se desenvolveu, tornando-se referência em marketing e vendas. Hoje, o blog da empresa possui quatro categorias principais:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Serviço.

O site é uma referência quando o assunto são vendas por marketing de entrada, sendo uma  das principais fontes para você buscar atualizações sobre o mercado.

Neil Patel

O Neil Patel é um dos principais influenciadores de marketing digital e inbound marketing da atualidade. Também conhecido como o Guru do marketing, ele entrou para o “Top 100 empreendedores com menos de 30 anos”, lista elaborada pelo ex-presidente estadunidense, Barack Obama. 

Hoje, o blog dele não retrata apenas assuntos ligados ao marketing, ele também aborda o tema das vendas. Ou seja, é uma ferramenta para os profissionais do setor comercial ampliarem seus conhecimentos a respeito da área e de assuntos relacionados.

IEV

O Instituto de Especialização em Vendas (IEV) é a maior empresa especializada em cursos para a área comercial do Brasil. Fundada em 2014, com a missão de transformar o mundo através das vendas, hoje se transformou em um recurso completo para profissionais de vendas. 

O blog conta com materiais ricos sobre os desafios da área comercial. Ao todo, há conteúdos em seis categorias:

Em cada uma dessas categorias há diversos conteúdos práticos e didáticos para te ajudar a melhorar sua rotina de vendas e impulsionar seus resultados. 

VendaMais

Fundada por Raul Candeloro, sócio do IEV, a VendaMais é uma revista-referência brasileira no segmento das vendas. Ela também possui materiais ricos e informativos sobre o setor comercial. 

No blog, há conteúdos sobre alta performance, gestão, liderança, fidelização e carteira de cliente, além de vídeos e dicas de como vender mais. 

Por se tratar de uma revista, as matérias são mais aprofundadas, e você consegue estudar e usá-las para atualizar-se sobre o mercado.

Zendesk Blog

Assim como o Pipedrive, a Zendesk é uma empresa de CRM que desenvolveu um software projetado para gerenciar e melhorar o relacionamento comercial com o cliente

Ele também conta com um blog de vendas que traz assuntos ligados a essa área. Algumas categorias que ele aborda são dicas e técnicas de vendas, tendências, liderança e outros tópicos ligados à área comercial. 

Salesforce Brasil 

Mais um CRM para a lista, a Salesforce também é uma ferramenta de gerenciamento de pessoas que permite estreitar a relação profissional entre os vendedores e os clientes.

O blog conta com artigos traduzidos da versão original em inglês e conteúdos autorais. Nele, você encontrará textos sobre vendas, e também sobre:

  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing;
  • Comércio;
  • Tecnologia da informação (TI);
  • Pequenas empresas;
  • Diversidade e igualdade.

Sales Hacker

A Sales Hacker é um blog de vendas que nasceu com a finalidade de descobrir as estratégias e as táticas de vendas mais atuais do mercado

Esse blog é repleto de dicas e conteúdos sobre a rotina de vendas. Aqui também é possível filtrar as categorias dos artigos de acordo com o que você deseja, como:

  • Desenvolvimento de carreira;
  • Empregos e contratações;
  • Geração de leads;
  • Desenvolvimento de vendas;
  • E muito mais!

Endeavor

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que tem como missão multiplicar o poder de transformação dos empreendedores

A página de conteúdo da companhia possui materiais relevantes para gestores e outros profissionais em cargos de liderança no setor comercial. Algumas das categorias são:

  • Desafios;
  • Formatos;
  • Setores;
  • Estágios.

Qual é o melhor blog de vendas para acompanhar?

Após todas essas recomendações, vem a dúvida: “qual é o melhor blog de vendas para acompanhar?”.

Não existe resposta certa para essa pergunta, pois tudo depende de quais conteúdos você deseja consumir e em qual formato; a partir disso, escolha aquele que for melhor e mais didático para você.

Um blog de vendas precisa falar sobre vendas, como técnicas e dicas práticas para os vendedores aplicarem no dia a dia. Mas também sobre gestão comercial e pessoal. 

Outro ponto importante para analisar qual blog de vendas você irá acompanhar é: “o responsável pelo conteúdo é realmente um especialista em vendas?”. Hoje, uma das principais maneiras de descobrir a resposta é analisando cases de sucesso do negócio e como eles foram atingidos. 

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