Como aumentar o número de leads e impulsionar suas vendas

Como aumentar o número de leads e impulsionar suas vendas

Antes de mais nada, para conseguir aumentar a captação de leads, é necessário entender o significado dessa palavra.

Em resumo, lead é o termo usado para nomear os clientes em potencial para a empresa. Eles representam pessoas que já demonstraram interesse de alguma maneira no que você vende. É importante não confundir com as expressões “visitantes”.

Os visitantes são pessoas que acessaram o seu site, além de contemplarem clientes, podem incluir estudantes, funcionários, pessoas procurando por emprego ou até alguém buscando por alguma informação específica. 

O conceito de lead cresceu com o marketing, que busca qualificar os possíveis consumidores para trabalhá-los no funil das vendas. Esse mecanismo tem como objetivo mostrar o avanço de um possível cliente no processo comercial até chegar à última etapa, a de fechamento

Ao todo, são quatro etapas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do  problema;
  • Consideração da solução; 
  • Decisão de compra.

Ao evoluir de uma fase para a outra, certamente o lead fica cada vez mais perto de se converter para cliente.

Por que fazer captação de leads?

Para conquistar novos clientes! Essa é a resposta mais simples para esta pergunta. 

Se a carteira de clientes de uma companhia não for oxigenada constantemente, o negócio enfrentará dificuldades para crescer, aumentar o faturamento e sua presença no mercado.  

Por isso, a captação de leads é um processo essencial para o departamento de vendas, para mantê-lo ativo e trabalhando com possíveis clientes que já foram qualificados anteriormente.

Esse processo também otimiza gastos, já que os vendedores gastarão mais energia com contatos mais quentes, ou seja, que correspondem ao perfil de cliente que a empresa busca. 

Como aumentar o número de leads

É necessário trabalhar as técnicas de venda e estratégias publicitárias da empresa. 

O lead chega principalmente pelo trabalho feito pela equipe de marketing, que usa ferramentas inteligentes e específicas para alcançá-los. 

Existem diversos processos e caminhos, mas aqui traremos 4 dicas para realizar uma captação de leads correta e que faça sentido aos objetivos do seu negócio. 

4 estratégias para aumentar a captação de leads

As principais maneiras para você aumentar a busca por mais leads são:

  • Criar uma estrutura de inbound marketing;
  • Entregar um conteúdo que agregue valor ao cliente;
  • Fazer campanhas que façam sentido para a persona;
  • Utilizar ferramentas de captação de leads.

Criar uma estrutura de inbound marketing

Um dos meios mais importantes de captação de leads é o inbound marketing. 

Em tradução literal, esse termo significa marketing de entrada. Ou seja, ele é uma opção para um contato ou visitante ser atraído e se transformar em um possível cliente. 

O inbound tem como objetivo oferecer conteúdos relevantes e ricos para as pessoas a fim de fazê-las conhecerem a marca e se tornarem leads. Sendo assim, captar o contato delas. 

A ideia nessa estratégia é solucionar um problema da persona. 


Persona é um termo muito usado no marketing. Ela permite a criação de estratégias mais direcionadas, pois mapeia de forma detalhada quem é o seu cliente, quais seus hábitos, desafios, sonhos e muito mais. 

Em outras palavras, persona é uma representação fictícia de quem é o consumidor ideal. Os dados são baseados nos melhores clientes que a empresa tem e quem ela deseja atingir.

Por exemplo: Bruno, homem solteiro, de 24 anos, universitário que gosta de viajar e ir a baladas e festas. Sua principal dificuldade é não ter recursos financeiros para realizar tudo que deseja. 

Atualmente, Bruno usa ativamente as redes sociais, mas principalmente o TikTok e Instagram. Está em um momento de transição de fases na vida e tenta poupar dinheiro para realizar um intercâmbio e tornar-se mais independente financeiramente. 

Em vendas, é mais comum a utilização do termo “Perfil de Cliente Ideal” (PCI), que refere-se ao tipo de consumidor que tem mais sucesso adquirindo a solução que o seu negócio oferece. Ele confia na empresa, gosta do produto ou serviço e até indica para outros. No entanto, ele é menos detalhado.


Entregar um conteúdo que agregue valor ao cliente

Um conteúdo rico e que agregue valor está dentro do processo de inbound, mas não se resume a isso. É necessário direcionar da maneira correta esses materiais.

Seu público é leitor assíduo? Na internet, onde ele consome mais conteúdos? Quais formatos mais o agradam? De acordo com a resposta dessas perguntas, é mais fácil entender o que agregará valor aos possíveis consumidores. 

Caso a persona tenha hábitos de leitura, dê preferências a e-books mais longos e detalhados. Se contrário, prefira textos mais curtos. 

Esses materiais precisam dar algo que chame a atenção do cliente, pois é por essa troca que você conseguirá o contato de alguém. 

Os e-books são conteúdos mais específicos e pontuais, mas você também pode oferecer outros materiais, como publicações em blogs e nas redes sociais, eventos, palestras, webinários, checklists, aulas e muito mais. 

Esse contato direto com o público ajuda a aumentar a proposta de valor da marca, pois o cliente pode começar a se identificar com a cultura da empresa. 

Agora, é muito importante saber oferecer todos esses materiais, então, atenção a próxima dica.

Fazer campanhas que façam sentido para a persona

Não adianta criar textos, e-books, artes, materiais incríveis, se não houver uma estratégia boa de divulgação. 

Ao oferecer um conteúdo de inbound, é preciso direcioná-los para a pessoa certa. 

Pensando no exemplo do Bruno, que apresentamos anteriormente, quais seriam os canais mais estratégicos para alcançá-lo? A captação de leads aumenta quando você compreende isso, quando consegue estar presente nos locais que o consumidor busca por informações ou conteúdos que o interesse. 

Então, nesse caso, seria possível oferecer materiais ricos em campanhas no Instagram e  desenvolver post blogs sobre gestão financeira particular, estilo de vida, viagens e intercâmbio. E, nesses conteúdos, ofereça oportunidades de o Bruno, ou outro visitante, colocarem seus dados e entrarem para o seu funil de vendas ou relacionamento. 

Como captar leads pelo Facebook

Em primeiro lugar, para conseguir fazer uma boa captação de leads pelo Facebook é necessário saber que existem duas maneiras: a orgânica e a paga. 

O  processo orgânico consiste no oferecimento de conteúdos ricos e relevantes sem pagar para essas publicações aparecerem. Isso acontece com a divulgação de posts no feed ou linha do tempo das redes sociais, por exemplo. 

Agora, para impulsionar a captação de leads pelo Facebook, você pode investir financeiramente na plataforma. E, para isso há duas maneiras:

  • Impulsionar uma publicação;
  • Criar um anúncio pago.

Todavia, é importante ressaltar que há distinções entre essas duas possibilidades. O impulsionar serve para aumentar o alcance de uma publicação, ou seja, levar um conteúdo a mais pessoas. Mas, ele não é feito de maneira tão estratégica quanto na segunda opção. 

Nos anúncios pagos, você tem mais alternativas: é possível delimitar as características de quem você quer alcançar e metrificar os resultados.

De maneira geral o impulsionar é usado para alcance enquanto os anúncios são usados para diferentes objetivos, inclusive para vender, pois é possível direcionar o post especificamente à persona.

Para realizar essas ações é necessário ter conhecimentos para usar o Gerenciador do Facebook, ferramenta de configurações de anúncios da plataforma. Uma pessoa sem experiência na área pode acabar bloqueando a conta ou acabar gastando dinheiro sem  obter os resultados esperados.

Como captar leads pelo WhatsApp

O WhatsApp pertence ao mesmo grupo do Facebook e do Instagram, por isso é possível integrar essas ferramentas em ações pagas. Não há como anunciar diretamente no WhatsApp, mas ao usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, você consegue cruzar as informações de uma pessoa em todas essas redes. 

Ao traçar uma estratégia, pense em oferecer a oportunidade de os possíveis clientes entrarem em contato com você pelo WhatsApp, como: 

Nas redes sociais você pode criar um conteúdo rico e que chame a atenção do cliente. A partir disso, pode colocar a chamada para ação “quer ter acesso a um e-book sobre esse assunto?”, ou “quer ter acesso a X material? Clique no link do nosso WhatsApp e mande ‘eu quero’. 

Inclusive, você pode oferecer benefícios exclusivos para leads que te chamarem pelo aplicativo, como brindes e cupons. 

Quando o possível cliente mandar a mensagem, você já terá o contato dele, o que significa que você conseguiu mais um lead para sua base.

Utilizar ferramentas de captação de leads

Para facilitar a captação de leads, é possível utilizar ferramentas desenvolvidas para gerir e atrair possíveis clientes, como: 

Landing Pages

Traduzidas como “páginas de destino”, as landing pages são espaços específicos para a captação de um lead. Elas podem reunir técnicas como os gatilhos mentais (mecanismos para despertar a ação do leitor), imagens e vídeos. 

Nelas também existem as informações do que é o produto ou serviço ofertado, os benefícios e vantagens de adquiri-lo.

É essencial ter um campo para coletar os dados do cliente, um formulário. Mas, é importante solicitar as informações certas e balancear o número de campos. Caso exija um número elevado de dados, é possível que o visitante desista do processo. 

Para saber o que solicitar, avalie o quão qualificado está esse lead. Se for um conteúdo direcionado a uma pessoa que está conhecendo a marca agora, peça pouco, apenas o essencial para você trabalhá-lo, como o nome, cargo e e-mail, se a sua empresa for B2B (Business to Business), por exemplo. 

Agora, se o lead já conhece a marca, o que é vendido e os conteúdos oferecidos, você pode pedir mais dados para qualificá-lo ainda mais e conseguir trabalhar com ele em outros meios, como pelo WhatsApp. 

Ferramentas de contatos

Existem ferramentas específicas para a captação de leads na internet, algumas integram todas essas que já citamos e permitem reunir as informações do lead em apenas um local. 

Com elas, também é possível automatizar e-mails, criar landing pages e gerenciar todos os processos do marketing. Além disso, tem como acompanhar o histórico e a jornada de uma pessoa pelas etapas comerciais, entregando os leads para os vendedores da sua empresa. 

Gostou desse conteúdo? Essas foram as nossas dicas de como aumentar a captação de leads . Quer saber como a sua equipe de vendas pode transformar leads em clientes? 

Acesse: Técnicas de vendas e atendimento: tudo que você precisa saber para turbiná-las!