Como conseguir clientes: 5 estratégias para atrair mais clientes

Conhecer técnicas de como conseguir clientes é fundamental para novas empresas e para aquelas que buscam expandir sua carteira. 

Criar ou aumentar a rede de consumidores é um desafio cada vez mais complexo, que demanda tempo, pesquisa e compromisso. 

Afinal, o nível de competitividade do mercado é crescente. E, diferente do que muitos imaginam, esse quadro não se alterou efetivamente durante a pandemia. Muito pelo contrário, segundo um levantamento feito pela Serasa Experian, janeiro de 2021 bateu recorde de novos microempreendimentos (MEIs).

Foram mais de 300.000 aberturas de registros na categoria, maior índice desde o mesmo mês de 2010. 

(Serasa Experian/Divulgação)

Com o crescente de novas empresas e a popularização do acesso à informação ficou mais difícil atrair e prender a atenção do consumidor. Naturalmente, é preciso mais empenho para manter ou aumentar a carteira de clientes.

Isso quer dizer que, se a sua empresa cortou, durante esse período, investimentos focados em captar clientes, é preciso recalcular a rota e fazer um novo planejamento para esse momento. 

Afinal, com esse crescimento de novos competidores, não podemos arriscar perder a atenção e o interesse do consumidor.

Para te ajudar nesse processo, vamos compartilhar algumas das melhores técnicas e estratégias de como conseguir clientes. Vamos lá?

5 estratégias de como conseguir clientes online e offline!

Antes de elencarmos as principais estratégias de como conseguir clientes, precisamos dar um passo atrás. Você sabe quem é seu cliente? Quem está querendo conquistar?

Pode parecer uma resposta muito óbvia. Mas muitas empresas deixam de desenhar o Perfil de Cliente Ideal, conhecer os clientes ideais da sua empresa e focam apenas em vender. E, desta forma, não conseguem os resultados esperados.

O motivo? Se você não estabelecer um ideal claro de quem quer conquistar, suas estratégias serão dispersas. Isso, claro, terá uma efetividade muito menor e um retorno inferior ao esperado. 

Portanto, antes de aplicar qualquer estratégia de como captar mais clientes, você precisa o Perfil de Cliente Ideal (PCI).

Para isso realize pesquisas de mercado, analise a carteira de clientes dos seus concorrentes, descubra quais problemas ele precisa resolver. 

Nessa construção você precisa focar em quem é o Perfil de Cliente Ideal (uma pessoa) e qual é o seu público-alvo (grupo de indivíduos que precisam – ou podem precisar – da sua solução). 

Com essas informações em mãos podemos começar a construir as nossas estratégias de como conseguir clientes. Afinal, você já tem o seu objetivo, agora precisamos traçar o caminho até ele! 

1 – Para atrair novos cliente, fale sobre a sua marca sempre que puder!

Perder o medo de falar é o passo número um de como conseguir os primeiros clientes. E não estamos falando só de anúncios nas redes sociais. Você pode – e deve – falar sobre suas soluções e produtos para amigos, familiares e conhecidos.

Alguns profissionais acabam tendo receio de falar sobre a empresa. Ou por pensarem que ela ainda é pequena demais, ou por imaginarem que ninguém estará disposto a ouvir sobre.

Mas você precisa ser o primeiro promotor da sua marca e seu círculo de convivência pode conter diversas oportunidades. E mais, é nesses momentos de trocas que você conseguirá fazer networking e encontrar bons parceiros!

Então, não perca as oportunidades de falar sobre o seu produto!

2 – Invista em marketing de conteúdo

Esse, sem dúvidas, é um dos passos mais importantes de como conseguir clientes na internet. Mas lojas que atuam no modelo presencial também podem melhorar seus resultados e conseguir mais clientes utilizando o marketing de conteúdo.

Afinal, ele tem um ótimo retorno sobre o investimento, você consegue fazer a prospecção de novos clientes, com um orçamento menor e menos trabalho.

A ideia desta categoria de marketing é oferecer conteúdos ricos relacionados ao nicho de interesse do seu cliente ideal.  

Por exemplo, imagine que o seu cliente gostaria de saber como tirar manchas de tapetes. O que ele faz? Coloca a pergunta no Google e clica em pesquisar, certo? As primeiras sugestões de resultados podem ser de blogs de produtos de limpeza, ou de uma empresa que realiza esse serviço. 

O artigo vai responder grande parte das dúvidas dele e, durante a leitura  oferecer facilitadores para sanar  sua necessidade. Isso é marketing de conteúdo! Para aplicá-lo você pode usar um blog, redes sociais ou outros canais, e produzir conteúdos voltados para as áreas de interesse do seu cliente. 

Se você precisa segmentar melhor a sua produção e ter maior efetividade nos resultados, o ideal é investir em uma equipe especializada. Eles poderão identificar pautas, linguagem e os meios de comunicação mais adequados. 

Mas se o orçamento ainda não é suficiente, e você precisava conseguir os primeiros clientes, estude, pesquise e procure aprender como construir esses materiais.

Dicas de estratégias de marketing de conteúdo para captar clientes na internet

  • Mantenha uma frequência de postagens, com quantidade e regularidade semanais;
  • Seja criativo, tanto na forma que você vai expressar o seu conteúdo, quanto nas ferramentas utilizadas;
  • Construa conteúdos originais! Caso precise citar informações, dados e estatísticas, cite as fontes!
  • Chame seu leitor para interagir durante o post, com chamadas para outros conteúdos, produtos, serviços. E, claro, para curtir, compartilhar e comentar a sua publicação;
  • Incentive e facilite o compartilhamento;
  • Utilize os feedbacks positivos como prova de autoridade;
  • Use frases e parágrafos mais curtos, claros e com uma linguagem simplificada!

Quer saber como aplicar outras estratégias para vender mais e melhor prospectando menos? Nós podemos te ajudar! Montamos um e-book gratuito com as melhores técnicas para você: 

  • Aproveitar os contatos que já tem, qualificar e filtrar cada cliente em potencial;
  • Fazer a sua equipe comercial vender mais, com estratégias para melhorar o desempenho da sua equipe e aumentar o número de fechamentos;
  • Saber como pedir indicações e fechar parcerias. Qual o momento certo de pedir recomendações aos seus clientes atuais e como fechar parcerias benéficas para o seu negócio.

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3 – Invista em experiências para conquistar clientes todos os dias

Um diferencial marcante pode ser uma das melhores maneiras para conseguir a atenção dos seus clientes.

Não é à toa que, recentemente, diversos tipos de negócios tiveram um crescimento e conquistaram o mercado. Mas, precisamos ser honestos, poucas empresas conseguem oferecer soluções e produtos realmente inovadores!

Isso quer dizer que é impossível que as demais se destaquem? Não! Você pode detectar falhas e deficiências de mercado, em serviços ligados ao seu produto e, então, surpreender o cliente com uma solução para elas.

Como, por exemplo, personalização nas estratégias de vendas, entregas mais rápidas, etc.

Uma ótima estratégia, portanto, de como conseguir clientes, é atuar na experiência de compra. Imagine, por exemplo, uma loja de roupas, com uma ótima qualidade e preços na média de mercado.

E se essa empresa oferecesse uma consultoria de moda e montasse periodicamente uma quantidade de combinações especiais para o seu estilo? Você poderia escolher o prazo, número de peças, valores, paleta de cores. 

Incrível, não?

Com a correria do dia a dia, esse tipo de experiência vai chamar a atenção de inúmeros consumidores que buscam por agilidade, personalização e facilidade. 

Percebe que, com atenção, pesquisa e criatividade, você consegue captar mais clientes, oferecendo uma experiência acima da média?

Não deixe de ler: Como rentabilizar uma carteira de clientes? 5 dicas para vender muito mais.

4 – Aposte em incentivos para a divulgação gratuita

Um dos melhores canais de como conseguir clientes é utilizar feedbacks e experiências de  consumidores satisfeitos. Afinal, relatos positivos são fundamentais para que outros clientes sintam segurança e desejo de adquirir o seu produto.

Hoje, a busca por informações é um dos passos mais importantes para a tomada de decisão de consumo. 

Segundo um levantamento realizado pela Math Ads, especializada em gerenciamento de mídias sociais, nove a cada dez brasileiros pesquisam virtualmente antes de efetuar a compra. E 80% dos consumidores, que possuem smartphone, fazem essa busca mesmo dentro em lojas físicas.

Ou seja, as informações online e a opinião de outros consumidores são, de fato, decisivas para atrair mais clientes! Então, por que não incentivar essa prática de compartilhamento? 

Você pode incluir, entre as estratégias de como conseguir clientes, programas de indicações. Grandes empresas como Uber, Ifood, e até mesmo redes sociais, como o TikTok, oferecem alguma bonificação para os usuários que indicam amigos.

Os bônus podem ser: descontos, prêmios, upgrades, acessos especiais e tantos outros.  

Vale pesquisar e identificar quais itens incentivam mais as indicações! Uma dica-chave é oferecer o benefício a partir do momento em que a pessoa recomendada efetuar uma compra na sua empresa. Dessa forma, você garante uma relação ganha-ganha

5 – Capacite o time de vendas

Se a sua empresa já possui uma certa estrutura e conta com um time comercial, você precisa investir em treinamentos de vendas que foquem em como conseguir clientes. Afinal, todas as estratégias citadas aqui precisam de um background de conhecimento, estrutura e habilidade.

Isso, claro, tanto do lado da empresa, quanto dos vendedores. 

Eles devem, portanto, saber como encaminhar os clientes em potencial pelo funil de vendas. Assim como colaborar para oferecer experiências encantadoras, comunicar os programas de indicação e ser o canal de aplicação das demais estratégias de vendas da empresa.

Isso quer dizer que, sem o capital humano, nenhuma das estratégias citadas acima alcançará os resultados desejados!

Pensando nisso, o IEV desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Comercial, o PDC, uma solução completa que desenvolve todo o potencial de vendas de vendedores, supervisores, diretores e empresários com as mais atuais técnicas de vendas e gestão comercial. 

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