Como estudar vendas para ser um profissional excelente

Manter uma rotina de autodesenvolvimento é essencial para alcançar a alta performance em vendas. De acordo com a Sales Hacker, 65% dos vendedores passam a maior parte do tempo em atividades que não estão relacionadas com as vendas; e 42% desses profissionais consideram a prospecção como a etapa mais difícil do processo de vendas. Para não fazer parte dessas estatísticas é essencial saber como estudar vendas.

Quando você estuda de uma maneira eficiente e em conteúdos que fazem a diferença para a sua profissão, a tendência é que, cada vez mais, você consiga se dedicar às vendas e diminua as dificuldades que podem aparecer no processo comercial, como não conseguir:

  • Prospectar;
  • Contornar objeções;
  • Abordar os clientes de forma correta;
  • Atender a todos os tipos de clientes;
  • Apresentar o produto ou serviço no momento certo;
  • Propor o fechamento e fidelizar os clientes.

Ao adotar a prática de buscar conhecimento constantemente, o caminho te leva a tornar-se um vendedor de alta performance, além de proporcionar a possibilidade de aumentar seu retorno financeiro e sua satisfação pessoal por trazer mais resultados positivos a você, à equipe e à empresa. Por isso, hoje você vai saber: 

Por onde começar a estudar vendas

Como buscar referência de vendas 

Principais livros de vendas

Blogs de vendas

Cursos de vendas

Como começar a estudar vendas na prática

Por onde começar a estudar sobre vendas?

Em primeiro lugar, para estudar vendas é necessário ter a mentalidade de crescimento, ou seja, acreditar que é possível aprender e desenvolver-se. 

No setor comercial é comum a ideia de que para vender basta ter “dom”, saber falar bem em público, ser muito comunicativo e ter o famoso “jeitinho”. Entretanto, essas premissas estão erradas. 

De nada vale ter essas características se não houver estudos constantes e autodesenvolvimento. Por isso, veja dicas de como estudar vendas e como aplicar seus conhecimentos para impulsionar seus resultados comerciais. 

1 – Busque referências

O primeiro passo é buscar informações e conteúdos sobre os assuntos relacionados a esse universo.

Comece pesquisando quais são as referências em vendas, em carreira e vida profissional atualmente, e procure saber quais materiais essas pessoas têm que você pode usar como fonte de conhecimento. Por exemplo, vídeos no Youtube, blogs, sites, redes sociais e livros. 

Após ter feito essa curadoria, busque saber a metodologia dessas pessoas para estudar vendas, o que elas consomem, fazem, o que praticam e como treinam. 

Caso você esteja começando a estudar profundamente sobre o departamento comercial e técnicas de vendas, esse exercício te ajuda a dar um panorama do que é necessário fazer, pesquisar e estudar, de acordo com métodos já consolidados e que deram certo para referências no setor. 

Entretanto, é importante ressaltar que é necessário inspirar-se em profissionais que pregam a ciência das vendas. Profissionais sérios e comprometidos com área em que atuam. Desconfie de quem promete resultados milagrosos sem esforço ou de quem apenas faz discursos motivacionais. Para vender é necessário estudo constante, empenho e dedicação na rotina.

2 – Leia livros de vendas

Os livros de vendas são importantes ferramentas de conhecimento. Com eles, você consegue estudar em diferentes locais e em diferentes momentos. 

Procure por livros que tratem do processo comercial como um todo e por aqueles que falam especificamente das dificuldades que você tiver. Alguns exemplos de obras importantes para o departamento comercial são:

  • Alcançando a excelência em vendas. Spin Selling – Neil Rackham
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
  • Como vender qualquer coisa a qualquer um – Joe Girard
  • A venda desafiadora – Matthew Dixon e Brent Adamson
  • Do fracasso ao sucesso em vendas – Frank Bettger
  • As armas da persuasão – Robert Cialdini
  • A Bíblia de Vendas, Jeffrey Gitomer
  • Mindset – Carol S. Dweck

Esses são alguns exemplos de livros sobre vendas e sobre o desenvolvimento necessários para qualquer vendedor. Caso queira ver mais opções de livros sobre o assunto, clique aqui!

3 – Leia blogs de vendas

Atualmente, é muito comum haver blogs e sites sobre diversos assuntos, que trazem textos e materiais ricos sobre o segmento em que você atua. Em vendas, isso não é diferente. 

Por isso, pesquise sites que falam sobre os assuntos que você quer estudar e siga os conteúdos que eles postam. O site do IEV (Instituto de Especialização em Vendas), por exemplo, divulga semanalmente conteúdos de vendas e gestão comercial.

Com o propósito de ajudar vendedores, gestores e outros profissionais do departamento comercial a vencerem seus desafios, o blog traz diversos materiais aplicáveis para que você tenha mais resultados e sucesso em suas vendas.  

4 – Faça cursos de vendas 

A melhor forma de atingir a alta performance em vendas é através de treinamentos e cursos com metodologias que te levam do básico até o avançado. Assim, é possível estudar com a ajuda de um mentor, de um professor, com aulas estruturadas didaticamente para você.

Há diversos cursos na internet, mas assim como nas outras dicas, aqui também vale a recomendação: garanta que o curso que você for fazer seja de qualidade.

Como estudar vendas na prática

Agora que você já sabe por onde começar a estudar sobre vendas, podem surgir as dúvidas: “mas como estudar vendas na prática? Quanto tempo devo dedicar e como fazer no dia a dia? Algumas sugestões são:

Separe um horário fixo para estudar

Ao dedicar um tempo fixo  para estudar, você consegue deixar esse hábito cada vez mais natural em sua rotina. 

Analise qual horário e periodicidade é melhor para você. Por exemplo: todos os dias de manhã ou todos os dias à noite?

Trace um plano de estudos 

Analise o que é mais difícil para você na rotina de vendas e estabeleça metas e planos de estudos, como estudar prospecção durante duas semanas todos os dias. 

Coloque em prática

Em vendas, a prática precisa vir alinhada ao conhecimento teórico. Cada conceito, cada técnica que você estudar, pense: “como posso colocar isso em prática hoje mesmo?”

Ao adotar essa postura, é possível aprender e fixar os conteúdos.

Conheça suas preferências de aprendizado

Há pessoas que têm mais facilidade em aprender com imagens, com o exercício visual; outras abstraem melhor um conteúdo por meio de áudios e algumas conseguem fixar um aprendizado escrevendo e lendo sobre o assunto. 

Entenda em qual dessas metodologias de ensino você se encaixa,perceba qual é melhor para você e replique nos seus estudos. 

Estude com especialistas

Essas foram as dicas de como estudar vendas que trouxemos para você. Em resumo, não se esqueça que essa prática é essencial para todos os profissionais do departamento comercial e que é preciso ter constância. 

Aqui no IEV você encontra essa metodologia. Com diversos cursos a respeito de vendas, gestão e carreira profissional, no IEV você tem a oportunidade de crescer cada vez mais. Confira mais clicando aqui.