Você sabe como vender pelo WhatsApp? Aprenda nesse post tudo que é necessário para fazer seu departamento comercial decolar!

Saber como vender pelo WhatsApp é mais do que ser um empresa jovem e antenada. Usar essa rede social como meio de contato com os clientes é fundamental para estar presente no mercado.

Hoje em dia, mais de dois bilhões de pessoas utilizam esse aplicativo em mais de 180 países. Agora, se os seus possíveis contatos estão presentes no Whats, o que você precisa fazer para melhorar os resultados da sua equipe comercial? A resposta é óbvia: é preciso também usá-lo para as vendas!

Depois do novo normal o mundo vive, onde o home office e o atendimento online tornaram-se comuns na indústria, os meios de comunicação digitais são muito mais relevantes do que já eram.

Para você ter uma ideia da importância dessa ferramenta, só no Brasil mais de 100 milhões de pessoas usam o app. Por esses motivos, esteja presente nessa rede, aprenda como vender pelo WhatsApp e atualize o seu departamento comercial.

Abordagem de vendas pelo telefone

Com toda a certeza, uma abordagem de vendas por telefone é uma etapa importante no processo comercial. O mais comum são as cold calls (chamadas frias) e a prospecção de novos clientes, mas pelo WhatsApp existem outras vantagens adicionais a esse método já usado, que são:

  • O vendedor consegue mandar mensagens e informações para múltiplos clientes de maneira rápida;
  • O cliente pode responder quando tiver tempo disponível;
  • A relação entre vendedor e comprador pode ser nutrida frequentemente com conteúdos ricos;
  • Ao ter alguma dúvida, o cliente consegue, de forma simples e fácil, enviar mensagens de texto ou áudio e receber a ajuda e suporte necessários;
  • As informações das conversas ficam salvas e podem ser rapidamente acessadas quando for preciso.

De fato, o uso dessas tecnologias já está presente na vida de muitas pessoas do departamento comercial, mas nesse artigo vamos te ajudar a usar esse aplicativo e tirar dele o maior proveito possível.

Como vender pelo WhatsApp

Separamos as principais dicas para impulsionar as vendas através do WhatsApp:

Utilize listas de transmissão

Se você quer saber como vender pelo WhatsApp, precisa conhecer a opção de listas de transmissão: um recurso que permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos em uma única vez

Muito mais efetiva do que se comunicar por grupos, a lista de transmissão envia a mensagem diretamente para o chat privado do consumidor, criando uma conversa com ele e destacando o conteúdo do seu contato. 

No entanto, não utilize essa funcionalidade apenas para ofertas. Ela pode ser uma aliada na hora de oferecer conteúdos de qualidade, que falem sobre o seu segmento, sobre os produtos ou serviços que você fornece e até sobre a sua empresa. Dando um material de qualidade ao cliente, as vendas ocorrerão naturalmente.

Cabe ressaltar que, para uma lista de transmissão funcionar, é importante que o usuário tenha o contato salvo, por isso, a estratégia funciona muito bem para oferecer novos serviços aos clientes que você já possui.

Ofereça conteúdo

É essencial que você crie engajamento através de áudios, vídeos, textos e também divulgue os perfis das suas outras redes sociais no próprio WhatsApp. Por exemplo, faça um resumo de uma postagem no seu blog, envie um vídeo com os benefícios do seu produto ou uma notificação de algo, como live ou campanhas especiais.

Não exagere no número de mensagens. É necessário utilizar o bom senso para não ser bloqueado na rede. Em muitos casos, uma única vez por semana já é o suficiente.

O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

Construa a audiência

Não adianta apenas saber como vender pelo WhatsApp se você não buscar novos contatos e manter a cartela de clientes ativa, certo?

Calma, nós vamos te contar algumas estratégias para ter novos prospects utilizando outras redes sociais, como Facebook e Instagram. A tática é a mesma para conseguir e-mails, por exemplo. 

Ofereça uma isca digital em troca do número do Whats,  e peça que a pessoa te adicione para receber algo, como e-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, conteúdos ricos. Essas recompensas aumentam a proposta de valor da marca.

Promova o seu WhatsApp através de publicações como “entre em contato conosco pelo número xxxxx-xxxx e envie o código #promo para participar de uma promoção x”. Para enviar a mensagem, o cliente terá que salvar o seu contato e passará a fazer parte da sua lista de transmissão.

Crie campanhas

Uma vez que você obteve o contato do cliente, é a hora de usar sua criatividade para disparar os melhores textos a fim de instigar no leitor a realizar a compra.

Seja persuasivo ao oferecer o seu produto ou serviço. Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, em que o vendedor convence o cliente por mensagem direta, mas essa estratégia é somente o final da abordagem. 

Através de listas, você alimenta os clientes com uma série de conteúdos, até lançar uma carta de vendas sobre a sua empresa. Se houver interesse, o atendimento passa a ser personalizado.

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que utilizam aspectos como a urgência, a escassez e a exclusividade para vender mais. Eles são reações externas a um estímulo e provocam algum desejo ou ação, como a compra. 

Na prática, pense naqueles recursos que muitos sites usam, como “restam apenas X produtos no estoque”, “as ofertas são somente para hoje”, “compre um e 1 e leve 2”. Todos esses são bons exemplos de maneiras para incentivar o consumidor a comprar. 

Após chamar a atenção e os engajar com essas frases impactantes, o fechamento se torna muito mais fácil de acontecer. 

Integre o WhatsApp ao seu CRM

Se for possível, integre as duas ferramentas, assim você conseguirá monitorar melhor os contatos. Além disso, com os números salvos no CRM você pode, instantaneamente, acessados no WhatsApp, o que facilita a comunicação com clientes e prospects.

Faça o teste em seu time, por qual canal tem mais resposta dos leads, WhatsApp ou e-mail? É bem provável que a resposta seja “pelo Whats”. Isso comprova que integrá-lo ao CRM é uma ótima opção, porque assim os seus vendedores conseguem, instantaneamente, abrir o app disponível para Web e iniciar uma conversa. 

Como vender pelo WhatsApp Business

Essa é uma dica básica e essencial de como vender pelo WhatsApp. Além de passar profissionalismo ao cliente, o WhatsApp Business também tem uma série de funcionalidades úteis na hora das vendas.

A ferramenta te entrega dados valiosos sobre a performance das suas estratégias. Entre as informações mais interessantes estão:

  • Quantidade de mensagens que foram disparadas;
  • Quais mensagens foram entregues aos clientes;
  • Quais mensagens foram lidas.

Com essa versão do app, é possível programar respostas automáticas, como quando alguém manda algo fora do horário de atendimento, automaticamente recebe uma mensagem como: Olá, atendemos das 8:00 h às 18:00 h. Assim que possível um atendente entrará em contato com você.

Também é possível organizar os contatos de acordo com o momento da jornada de compra e etapa do funil em do consumidor está. Por exemplo: se é o primeiro contato dele com a empresa, você pode colocar uma etiqueta que indique isso. Agora, se já é um consumidor que compra frequentemente, você também pode categorizá-lo como tal.

Com essas práticas, fica mais fácil organizar o atendimento e conseguir responder a todos pelo app. 

Abuse da função catálogo

Desde 2019, o WhatsApp fornece uma ferramenta para que empresários consigam compartilhar os catálogos de forma mais prática para os usuários do app.

Assim, os seus clientes podem ver a lista de produtos e valores. O processo de venda fica muito mais rápido e dinâmico. Por isso, separe um tempo para fazer upload dos seus produtos na ferramenta. Vale a pena também colocar imagens e se dedicar na hora de escrever a descrição.

Se a sua empresa é pequena e não tem site, você deve apostar ainda mais nesse recurso, que é uma ótima maneira de aumentar as vendas online e o seu ticket médio.

Pagamento pelo WhatsApp

O pagamento pelo WhatsApp foi uma funcionalidade lançada na metade de 2020, mas ficou inativa por um tempo até que, no dia 30 de março de 2021 o Banco Central (BC) autorizou que essa prática fosse realizada na rede.

Essa ideia contribui para facilitar ainda mais a compra realizada pelo app!

 Até a última atualização disponível, ele aceita pagamentos pelos bancos: 

  • Banco do Brasil (Visa);
  • Nubank (Mastercard);
  • Sicredi (Mastercard e Visa);
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa).

É necessário usar o Facebook Pay e inserir os dados do seu cartão. Veja, no vídeo abaixo, como realizar o procedimento.

O cliente também usará o Facebook Pay e irá inserir os dados do cartão dele. O processo é bem simples e intuitivo. 

Dicas de como se comunicar por WhatsApp

Depois de começar a usar o WhatsApp Business e configurá-lo de acordo com o perfil da sua empresa, montado um catálogo rico e objetivo e ainda adicionado o app ao CRM, pode surgir a dúvida: “mas como me comunicar com cliente?”.

A dica mais importante é: seja claro e verdadeiro, mas sem deixar de criar rapport!

Seja simpático e dê resposta completas, por exemplo: 

[Cliente]: Qual é a diferença entre o produto X e o produto Y?

[Você]: Olá, [nome do cliente]. O produto X tem as seguintes características […], enquanto Y tem as […]. Os dois são ótimas opções, mas dependendo para qual for a finalidade de uso, posso indicar o que seja mais adequado para você. Para o que você precisa desses produtos? 

Entendeu? Ajude o cliente a encontrar uma solução, mas antes de fazer uma pergunta para o compreender melhor, responda o que ele já havia questionado. Assim, ele se mantém interessado na conversa. 

Outra dica muito importante é adequar a linguagem de acordo com o perfil dos seus clientes. Se você é uma empresa que presta serviços para escritórios de advocacia, certamente a linguagem precisa ser mais formal e alinhada. Agora, se você é uma loja que vende artigos esportivos, procure usar abreviações nas conversas e manter um contato mais informal.

O que não fazer no WhatsApp se você quer vender 

Agora, vamos falar sobre as atitudes que podem atrapalhar você a realizar uma venda pelo Whats, então vamos lá!

  • Não responder as mensagens dos clientes rapidamente: quem procura comprar pela internet, com certeza busca por facilidade, praticidade e agilidade, então demorar para atendê-lo pode provocar adesistência da compra;
  • Dar respostas incompletas: como falado, ao mandar uma mensagem para um consumidor certifique-se de que está respondendo tudo o que ele perguntou de maneira simpática;
  • Não mande mensagens com erros gramaticais: um erro de digitação pode até passar despercebido, mas procure sempre escrever bem e revise cada texto antes de ser enviado. Atente-se para a concordância, a repetição, a ordem da frase, a coesão e coerência;
  • Não alimentar os leads: mesmo que pelo Whats, realize o pós-venda, porque assim há mais chances de fidelizar o cliente e saber como melhorar a sua empresa;
  • Não atualizar o perfil: sempre mantenha o catálogo atual, mude as informações quando necessário.

Como usar técnicas de vendas no WhatsApp

As técnicas de vendas são maneiras de entender o que o cliente quer, precisa e como você pode ajudá-lo. E, como técnica específica para o Whats, trouxemos duas que são muito relevantes.

Faça uma venda totalmente consultiva

Venda consultiva é aquela na qual o vendedor não é apenas um tirador de pedido ou um banco de informações para o cliente extrair suas dúvidas. Essa técnica consiste em auxiliá-lo em todos os processos da venda e busca ajudá-lo a solucionar os problemas apresentados. 

A ideia é realmente ser um verdadeiro “consultor especialista” que tem notoriedade sobre o que vende e que se preocupa se o produto/serviço faz sentido para o cliente. 

Faça up selling e cross selling

Essas duas técnicas de venda são muito parecidas, a primeira é a estratégia de oferecer, ao cliente, um produto/serviço adicional ao qual ele já está interessado, podendo ter ou não relação com a primeira compra. 

Agora, cross selling é o ato de disponibilizar algo relacionado à primeira aquisição.

  • Exemplo de up selling: uma televisão é vendida e o vendedor fala aquela famosa frase “vamos aproveitar e levar a máquina de lavar”, por exemplo. Não há relação nenhuma entre os dois produtos, mas como um vínculo já foi estabelecido entre o consumidor e quem vende, há chances de ele considerar a aquisição de algo mais.
  • Exemplo de cross selling: o cliente compra um terno completo e, ao decidir fechar esse compra, o vendedor pode oferecer um produto que o complemente, como sapatos, camisa, gravata, abotoaduras ou lenços. 

Ao realizar essas técnicas de venda, o atendimento torna-se um diferencial e uma complementa a outra, pois ao entender as dificuldades do consumidor é possível oferecer produtos adicionais para ajudá-lo e vice-versa.   

Dica de ouro

Agora, para finalizar, saber como vender pelo WhatsApp realmente é um conhecimento indispensável para qualquer departamento comercial, mas não existe apenas essa ferramenta para otimizar a vida de um vendedor e ajudá-lo a vender mais e melhor. Há muitas outras!

Com o passar do tempo, as tecnologias mudam, os dispositivos evoluem e os processos se desenvolvem. Então, para ficar atualizado e sempre ser um vendedor de alta performance, invista em treinamentos constantes. Atualize-se em todo o tempo e esteja à frente do mercado.