Dia do Vendedor – O que é, quando é e como comemorar

O Dia do Vendedor é uma data comemorativa celebrada no dia 1 de outubro todos os anos. O evento é extremamente importante para comemorar o ofício de uma das profissões mais antigas e importantes do mundo. 

Nessa ocasião, é comum que as empresas que trabalham diretamente com vendas façam homenagens e comemorem o dia junto ao time comercial.

Aqui, no IEV, temos um vídeo especial para prestigiar essa profissão tão importante. Veja abaixo:

Ficou curioso para saber mais sobre o Dia do Vendedor e o que fazer para comemorá-lo? Continue essa leitura e descubra!

História do Dia do Vendedor

Mesmo que essa profissão seja uma das mais antigas do mundo, um dia destinado a celebrar essa carreira só passou a existir a partir de 1937. 

Tudo aconteceu por causa do 1° Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio. Com início em 25 de setembro de 1937 e encerramento no dia 2 de outubro do mesmo ano, o evento aconteceu na Argentina e reuniu representantes do Brasil, Uruguai, Chile e México. 

A partir desse congresso, houve o levantamento da discussão de problemas relacionados às atividades do departamento comercial e, além disso, a definição de que no primeiro dia do mês de outubro de cada ano seria comemorado o Dia do Vendedor a nível pan-americano

Esse foi um marco na profissão, que, cada vez mais, ganha notoriedade e respeito. 

A data oficial do Dia do Vendedor é no dia 1 de outubro, mas existem outros dias de comemoração para vendedores específicos de determinado produto ou serviço, como:

  • Dia do Vendedor de Livros: 14 de março;
  • Dia do Vendedor Lojista: 30 de agosto;
  • Dia do Vendedor Ambulante: 14 de novembro.

Por que é importante comemorar o Dia do Vendedor?

É comum que as pessoas pensem que quem é vendedor chegou a essa profissão por não ter outras oportunidades. Mas, entre as premissas do IEV, a maior escola de vendas do Brasil, está que vendas é uma ciência, não é feita do famoso “jeitinho”. 

A profissão de vendedor, muitas vezes, é desvalorizada e não recebe a devida atenção. Por esses motivos, é extremamente importante comemorar essa data.

O profissional de vendas vence, a cada dia, cada objeção derrubada, cada cliente que conquista e esse dia tem como objetivo prestigiar e ressaltar o grau de relevância que cada um, no setor comercial, tem para a sobrevivência das empresas. 

Mas, afinal de contas, o que é ser vendedor? 

Ser vendedor, hoje, é uma profissão nobre que sofre alguns preconceitos injustos de quem segue outras carreiras, os mais famosos são: “vendedor precisa ter dom”; “só é necessário ser bom de lábia para vender algo”; “todo vendedor é mentiroso”; “para vender não são necessários estudos”. 

Todas essas ideias estão erradas. Ser vendedor é ser capaz de lidar com pessoas e encontrar a melhor solução para um problema que elas têm; é o ato de fazer uma venda como um consultor especializado capaz de ajudar o consumidor a solucionar uma dor específica.

Sendo assim, o vendedor precisa ter conhecimento profundo sobre todos os processos comerciais, que são: 

  • Planejamento; 
  • Prospecção;
  • Abordagem;
  • Levantamento de necessidades;
  • Apresentação da proposta;
  • Negociação;
  • Fechamento;
  • Pós-venda. 

O processo de vendas é uma metodologia rica em detalhes e que exige habilidades específicas do profissional de vendas. Em resumo, é isso que o verdadeiro vendedor faz, ele melhora o mundo através das vendas passando por cada técnica e cada processo a fim de ajudar os clientes

Ideias para comemorar o Dia do Vendedor

Não existe uma maneira certa ou padrão de comemorar esse dia, pois depende do perfil da equipe e o da empresa. O básico é parabenizar os profissionais de vendas à sua volta e entender a importância de cada um. Por isso, independente da ação que você fará para celebrar a data, comece com uma mensagem para o profissional de vendas que você admira:

Mande mensagens para o Dia do Vendedor

Aqui, você pode ver alguns exemplos de como parabenizar o profissional de vendas.

  • Parabéns por escolher a profissão que te leva a desafiar-se todos os dias e alcançar novos horizontes. Feliz Dia do Vendedor!
  • Você é um profissional de vendas incrível. Neste Dia do Vendedor, quero te parabenizar por ser tão bom no que faz, que chega a passar a ideia, para quem está de fora, que a profissão é fácil. Parabéns por ser um verdadeiro especialista. 
  • Feliz Dia do Vendedor para você que, a cada novo dia, propõe-se a bater e superar a meta, a prospectar um novo cliente e ser um dos melhores no que faz. 
  • Hoje é uma data muito especial para a nossa profissão, e não poderia deixar de ressaltar a importância que você tem para a equipe. Você eleva o conceito de vendas de alta performance.
  • Parabéns para você, cuja disposição e capacidade de entender e falar com cada cliente, dia após dia, traz resultados incríveis para todo o time. Feliz Dia do Vendedor.
  • Parabéns por ser capaz de transformar uma pequena em uma venda extraordinária. Você é um ótimo vendedor, feliz dia!

Essas são algumas inspirações; mas lembre-se de ser verdadeiro e parabenize os profissionais de vendas à sua volta de acordo com o que você admira em cada um. 

Crie um evento 

Em segundo lugar, uma ótima maneira de celebrar essa data é criar um evento comemorativo de acordo com o perfil do time. Por exemplo, se os vendedores gostam de festas e de se reunir após o trabalho, nesse caso, uma sugestão é fazer algo como um passeio juntos após o expediente; outros exemplo são:

  • Fazer uma festa na empresa com comidas e bebidas;
  • Ir com os vendedores a um restaurante;
  • Levá-los a um local especial, como uma chácara.

Por outro lado, se a força de vendas gosta mais de tranquilidade, uma ótima opção é um dia de saúde e bem-estar, por exemplo, um dia com massagens gratuitas e outros cuidados pessoais.

Esse evento pode ser na empresa ou pode ser oferecido para cada vendedor um dia em um spa ou clínica especializada. 

Dê brindes 

Os brindes são ótimas opções para comemorar uma data especial, mas é importante dar algo que os vendedores gostem. Para isso, também é necessário avaliar o perfil do time. 

Alguns exemplos de brindes personalizados e simples de encontrar são:

  • Materiais de escritório, como agendas, blocos de anotação, canetas e post-its…
  • Camisetas personalizadas;
  • Mochilas, garrafinhas, canecas;
  • Kit festa individual com bebidas e aperitivos.

Ofereça algo que contribua para a profissão

Como já falado, ser vendedor carrega muitos estigmas, mas algo verdadeiro é que esse profissional desafia-se todos os dias. 

Para ajudá-lo nesse processo, você pode oferecer algo que contribua para aumentar a performance dos vendedores nas etapas da venda, como um  treinamento coletivo e dinâmicas abordando as principais dificuldades do setor.

Invista em treinamentos e capacitações

Os treinamentos e capacitações são ferramentas importantes e necessárias que contribuem para o aperfeiçoamento do departamento de vendas. Por isso, essa opção para comemorar o Dia do Vendedor é ótima. 

Ao criar a possibilidade de os vendedores se aperfeiçoarem em algum ponto do processo comercial, além de melhorar os resultados de todo o departamento, essa prática também serve para engajar e motivar a equipe.

Veja as opções de curso que temos para todos os profissionais de vendas, clique aqui. Comemore o Dia do Vendedor tornando-se a melhor versão de si mesmo. Parabéns por ser quem é!