Especialista em vendas online: o que é e o como se tornar expert?

Se o objetivo da sua empresa é formar uma equipe especialista em vendas online, esse artigo é para você!

Saiba que este é um tipo de especialização estratégica para o mercado atual, pois o comércio eletrônico está em pleno crescimento.

Um levantamento feito pela Cuponation com dados da Statista destaca que a projeção de crescimento das vendas online entre 2021 e 2025 será, em média, de 6,29%.

No ranking mundial dos países, o Brasil está na sexta posição com uma previsão de crescimento de 7,2%.

Então, ser um profissional especialista em vendas online é uma maneira de aproveitar melhor o potencial desse mercado e colocar a empresa onde você trabalha como referência nesse segmento.

Para isso, é importante entender em detalhes o que faz e como ser um vendedor especialista no mercado digital. 

Continue a leitura e saiba como se especializar!

O que é especialista em vendas online?

Um especialista em vendas online é um profissional que conhece e domina os processos para vender por meio da internet, como geração de tráfego, técnicas de vendas e relacionamento com o cliente.

Além disso, também atua diretamente na criação dos planos de ação que compõem a estratégia de comércio online da empresa.

Hoje, muitas empresas têm operações em lojas físicas e também em lojas virtuais para aumentar o potencial de alcance das vendas.

Por isso, é importante que a equipe comercial passe por treinamentos de vendas constantes para se especializarem cada vez mais na sua função. 

O que faz um especialista em vendas online?

Um especialista em vendas online pode participar de todas as etapas, como também pode se fixar em uma posição. Entre as funções que podem ser feitas por esse profissional, estão:

  • Análise de potencial do mercado digital para a área em que a empresa atua;
  • Principais tendências de vendas online no setor;
  • Estudo das necessidades dos clientes;
  • Definição das etapas do processo de vendas online;
  • Escolha das melhores técnicas de vendas para o produto/serviço ofertado;
  • Prospecção e negociação com o cliente, entre outras.

.

Para facilitar a organização do trabalho, a equipe de vendas pode se reunir para o planejamento, mas se dividir para que cada pessoa fique com uma tarefa do gerenciamento de vendas online.

Como ser um especialista em vendas online?

Agora que você sabe o que é e o que faz um especialista em vendas online, está interessado em se tornar um?

Seguindo os passos abaixo, você pode se especializar e ser um profissional estratégico dentro da empresa onde você trabalha. Confira as dicas:

1. Estude o mercado digital para a sua área de atuação

Suponha que você faça parte da equipe comercial de uma empresa do setor de cosméticos, mais especificamente de itens de maquiagem.

Para ser um profissional especialista em vendas online é preciso conhecer sobre o mercado digital do seu segmento.

Informações como as principais tendências, perfil de público, itens mais procurados, faturamento geral de vendas e concorrentes são alguns detalhes importantes sobre os quais você deve se informar.

DICA: pesquise blogs de venda focados no seu setor para acompanhar as notícias e os assuntos mais relevantes em discussão. 

2. Trabalhe dentro do segmento desejado

Para ser um especialista em vendas online, obter experiência no segmento desejado é importante para viver a teoria na prática.

Invista justamente nos canais digitais como o LinkedIn para manter o seu currículo atualizado e encontrar uma vaga dentro da sua área de interesse. 

Se já tem uma posição, você pode mudar de função no departamento ou propor um job rotation (tipo de treinamento em que os membros trocam de cargo temporariamente dentro do setor) para que todos entendam como cada colega trabalha. 

3. Conheça os melhores canais e o processo de vendas online

Existem muitas possibilidades de canais de vendas online, como:

  • Loja virtual, 
  • Marketplace, 
  • E-mail marketing, 
  • Redes sociais, 
  • Aplicativos de mensagem, entre outros.

.

Ser um especialista em vendas online inclui saber quais são as melhores opções para a sua empresa vender. Conhecendo o perfil do público-alvo já é possível ter uma ideia.

Aliado a isso, as etapas do processo de vendas que são seguidas na internet também precisam ser bem entendidas. Assim, você ganha expertise na execução das tarefas.

Vale a pena ser um especialista em vendas online?

Um profissional com perfil de especialista em vendas online é um colaborador estratégico para todos os tipos de empresas.

O mercado de comércio eletrônico está aquecido, como vimos na pesquisa que citamos no início do artigo, e se especializar nesse contexto pode ajudá-lo a se desenvolver e criar novas formas de atuar dentro desse mercado.

Para isso, é importante estudar e investir em oportunidades de treinamentos que melhorem as suas habilidades. Veja algumas dicas no próximo tópico.

Opções de curso para especialista em vendas online

Fazer um curso de especialista em vendas online é uma atitude que vai ajudá-lo a conhecer o seu potencial e entender os caminhos para se especializar na sua área de atuação. 

Aqui no IEV, você tem duas opções de cursos disponíveis:

Especialização em Vendas

O curso de Especialização em Vendas foi desenvolvido para atender as necessidades atuais dos vendedores.

A metodologia e o conteúdo são exclusivos e abordam todas as etapas da venda, desde a prospecção até o acompanhamento no pós-vendas, e as melhores técnicas do mercado para cada fase.

Com o treinamento, você pode se tornar um especialista em vendas de alto desempenho.

Especialização Avançada em Vendas

Já o curso de Especialização Avançada em Vendas é voltado para profissionais que já são especialistas e querem aprimorar ainda mais seus conhecimentos e técnicas em um nível maior.

O treinamento passa por diversos conteúdos essenciais para que os alunos alcancem uma alta performance com suas vendas.

Aposte em uma equipe de especialistas qualificados

Agora que você já conhece mais sobre ser um especialista em vendas online, pode começar a organizar o treinamento da sua equipe ou o seu diretamente.

O Instituto de Especialização em Vendas (IEV) é referência nos treinamentos acima, entre outros que ampliam o campo de visão de líderes e equipes comerciais, com metodologias focadas no dia a dia de vendas e nas técnicas de vendas mais eficazes do mercado.

Conheça a lista completa de cursos de vendas do IEV. Possuímos conteúdos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!