Estratégia de marketing para atrair clientes nas vendas

Como funciona uma estratégia de marketing para atrair clientes? Como reter seus consumidores? Como conquistar novos? 

Essas são algumas questões que passam pela mente de empreendedores, vendedores e, principalmente, de profissionais de marketing. Embora não seja uma tarefa fácil, o marketing é uma ferramenta importante na geração de novas oportunidades de negócio

Dentro do setor comercial, é muito importante criar uma proposta de valor, que consiste em  destacar as qualidades do que você vende, diferenciando o seu produto ou serviço da concorrência. Isso também atrai a atenção de possíveis compradores a ponto de fazê-los comprar de você.

Mas, além de possuir uma proposta de valor forte, é essencial externar para o mercado o seu posicionamento, despertando desejo e vontade pelo seu produto e serviço. 

É justamente nesse momento em que as estratégias de marketing entram. 

BANNER – Tudo sobre prospecção

De acordo com a HubSpot, 42% dos vendedores consideram a prospecção de novos clientes como o estágio mais difícil do processo comercial. Porém, o marketing pode contribuir para combater esses desafios dos profissionais de vendas nesta e em outras etapas do funil das vendas.

O que é marketing e qual a sua importância nas vendas?

Você já ouviu aquelas famosas frases: “quem não é visto, não é lembrado”, “a propaganda é a alma do negócio”?. Realmente elas são verdadeiras. 

Em resumo, uma estratégia de marketing para atrair clientes é o ato de otimizar os lucros adequando a produção e a oferta do que você vende às necessidades e preferências dos consumidores. Para isso, é necessário recorrer a pesquisas de mercado, planejamento estratégico, ao serviço de design, campanhas publicitárias, etc.

Essa definição já dá um bom panorama do que é necessário fazer para traçar uma estratégia de marketing efetiva. Mas, antes de iniciar o desenho do seu plano de ações, é necessário ter alguns conhecimentos básicos:

Identifique quem é a sua marca

Em primeiro lugar, antes de pensar em táticas para impulsionar as suas vendas, é necessário fazer uma autoanálise:

  • Como a sua marca foi construída?
  • Quais as suas forças e fraquezas, tanto internas (equipe) quanto externas (mercado)?
  • O que diferencia você no mercado?
  • Quais são os valores, missão e cultura da empresa? 
  • Qual o objetivo da empresa como um todo? 

Com essa prática é possível alinhar, internamente, qual é a verdade sobre a sua empresa a fim de trabalhá-la estrategicamente. 

Identifique quem são os concorrentes

Para criar uma estratégia de marketing para atrair clientes de maneira efetiva, você necessita observar o que os seus concorrentes já têm feito no mercado, o que tem dado certo, errado e o que é possível usar como inspiração para si. 

Esse exercício contribui para que você se consolide no mercado a partir do que já existe e tenha a alternativa de pensar além.

Estude quem é o seu PCI

O contato que você tem e o quanto você conhece o seu cliente definem o quão efetiva serão as suas estratégias de marketing. 

Estude profundamente quem é o seu Perfil de Cliente Ideal (PCI), o que o distingue de outros consumidores e o que o caracteriza. 

O PCI é aquele consumidor perfeito para a sua marca; ele precisa do que você vende para solucionar um problema e pode pagar por isso. Quando você conhece profundamente esse perfil, torna-se mais fácil identificá-lo no momento da prospecção. 

4 estratégias de marketing para atrair clientes para as vendas 

Hoje, de acordo com estudos do TIC Domicílios, 3 em cada 4 brasileiros utilizam a internet. Esse número equivale a 134 milhões de pessoas. 

Ou seja, se as pessoas estão usando a web para realizar pesquisas, para trabalhar e como fonte de entretenimento, logo uma boa estratégia de marketing para atrair clientes é usar as ferramentas virtuais para ser notado. 

Por isso, as próximas estratégias que trouxemos aqui envolvem o uso de uma ferramentas digitais como meio de divulgação e propagação do que você vende. Porém, seguindo a leitura, você também conhecerá estratégias offline.

Crie valor nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se populares ao longo dos anos como forma de entretenimento entre as pessoas, mas, além disso, elas são oportunidades de criar uma conexão com o seu público de maneira mais direta e rápida. 

Ferramentas como o Instagram, Facebook e LinkedIn são poderosos instrumentos quando usados da maneira correta. Com eles é possível realizar o chamado Social Selling, que significa “venda social”. Ou seja, é usar as redes para vender ao criar conexão e identificação com o público.

É importante ressaltar um ponto: as pessoas buscam conectar-se e seguir outras pessoas, não apenas produtos e marcas. Então, para você criar valor nas redes sociais, lembre-se de não “robotizar” a sua divulgação, mostre-se realmente como um ser humano e fale com a mesma linguagem que o seu público usa. 

Faça parcerias estratégicas

Ainda dentro das redes sociais, faça parcerias estratégicas a fim de dividir a autoridade, aumentar a sua visibilidade e atrair novas oportunidades de vendas. 

Por exemplo, se você tem um perfil no Instagram para fomentar o que vende, já pensou em fazer uma parceria com um influenciador digital a fim de ele promover a sua marca, ou com outra empresa que atenda o mesmo público que o seu e não é um concorrente? Com essa prática, os seguidores desses perfis passam a te conhecer, ou caso já conheçam, provavelmente sentirão mais confiança no que você vende por causa do depoimento ou recomendação.

Ofereça materiais ricos

Os materiais ricos são os e-books, infográficos, textos de blogs, vídeos no YouTube… Tudo que o seu possível cliente possa consumir a fim de sentir-se mais próximo da sua marca e confiante para realizar uma compra.

Um exemplo é o segmento automobilístico; o que poderia ser algo de interesse para quem deseja adquirir um novo automóvel? Nesse caso, vídeos no YouTube e blogs com dicas pertinentes ao assunto, conteúdos mostrando as novidades, características e diferenciais. 

Ofereça promoções estratégicas

Aqui não estamos falando de desconto em uma negociação, mas sim sobre criar oportunidades de vendas de acordo com o que mais atrai  a atenção do seu público. Para isso, você pode enviar um brinde exclusivo para as compras a partir de um determinado valor, por exemplo, ou criar um cupom promocional para a primeira compra. 

Essas táticas servem como formas de chamar a atenção dos consumidores, e são ótimas estratégias de marketing. 

Estratégias de marketing para atrair clientes – vendas presenciais

Em primeiro lugar, é necessário se lembrar de que, mesmo cumprindo todas as estratégias digitais, se você também vende de maneira física, é preciso se atentar a como chamar a atenção do cliente fora da internet. 

Tenha uma vitrine chamativa

Nas lojas, a vitrine é o primeiro contato que o cliente tem com o que você vende. Mas, além disso, também é necessário organizar  o estabelecimento internamente. 

Quando os produtos estão bem, organizados e com uma boa visibilidade, a tendência de que um possível consumidor fique interessado em conhecer a marca é maior.

Com essa prática, além de criar um ambiente mais chamativo e atrativo para os clientes, a sua empresa também passa mais profissionalismo e autoridade quanto ao que se vende.

Faça parcerias estratégicas

Anteriormente falamos das parcerias estratégicas nas redes sociais como maneira de aumentar a sua visibilidade, mas também é possível fazer parcerias físicas. 

As parcerias são maneiras estratégicas de aumentar o seu público. Para isso pense: quem vende para o seu cliente e não é seu concorrente? 

Por exemplo, para uma loja especializada em confecção de vestidos de noivas, uma possível parceria estratégica seria entrar em contato com lojas de floristas, cerimonialistas, fotógrafos e buffets e combinar indicações. Mas como funcionaria?

Todas essas empresas vendem para noivas e, se combinarem de sempre se indicarem entre si ao atender um cliente, a visibilidade de todos aumenta e, com certeza, as oportunidades de vendas.

É importante ressaltar que as estratégias de marketing para atrair clientes funcionam em parceria com o setor de vendas da empresa. De nada adianta atraí-los se o atendimento não for bom. Por esse motivo, também é necessário desenvolver essa área. 

Em resumo, essas foram as estratégias que trouxemos para você. Para saber mais sobre marketing e vendas, acesse o blog do IEV. Nele, você encontra conteúdos aprofundados sobre os mais diversos temas dessa área.