Estratégia de vendas: o que é e como implementar 3 fórmulas úteis na sua empresa?

Aponte o dedo qual vendedor não deseja ter a melhor estratégia de vendas para conquistar os seus clientes. Independente do porte da empresa, atingir a meta de vendas assegura o sucesso de curto a longo prazo.

Só é perceptível que uma estratégia de vendas esteja no caminho certo quando o cliente valoriza o trabalho da empresa. Logo, há vários caminhos para chegar a essa etapa, e elas precisam estar claras na cabeça do vendedor.

Entenda que vender a qualquer custo sem entender a dor do cliente pode ocasionar prejuízo financeiro pelo simples fato de que ele se sentirá usado e não conseguirá ter o que deseja.

Por isso, neste artigo traremos 3 estratégias de vendas rápidas para garantir que o seu negócio evolua constantemente e o cliente saia sempre satisfeito do estabelecimento.

Acompanhe com a gente e boa leitura!

Qual a diferença entre estratégia de vendas e estratégia de marketing de vendas?

Antes de mostrarmos as estratégias para atrair clientes, deve-se levar em conta uma grande confusão entre os dois termos. Embora possam agir em conjunto, a estratégia de vendas e o marketing não são a mesma coisa. Preste atenção:

  • Estratégia de vendas corresponde a um direcionamento sobre os objetivos que motivam o aumento da receita de uma empresa. Nesse sentido, ela envolve diversas observações como conhecer o tipo e a qualificação de potenciais clientes, como também a pesquisa de mercado que garanta maior clareza no processo de vendas.
  • Estratégia de marketing de vendas corresponde à maneira de divulgar o produto para os consumidores e preservá-lo no subconsciente para que a marca seja lembrada positivamente. Por exemplo, uma loja de agronegócio pode fazer uma campanha diferenciada do concorrente sobre determinado produto utilizando animação gráfica para aguçar o desejo. Assim como as estratégias de marketing para atrair clientes, a de vendas é viável como pontapé inicial.

Ficou entendido o relacionamento entre ambos?

Quais são as fases para uma excelente gestão estratégica de vendas?

Mas antes de você conhecer a estratégia de vendas, saiba que ela consiste em três etapas fundamentais de um bom vendedor: encontrar, conquistar e fidelizar clientes.

Observe que todas elas são importantes como gestão estratégica de vendas, no entanto, elas podem ser úteis separadamente. Por exemplo, uma concessionária que entrou no mercado recentemente precisa encontrar ou manter clientes? Significativamente, descobrir clientes é a primeira parte de um processo natural para que a empresa se posicione no mercado e, em consequência, os vendedores consigam bater a meta.

Por outro lado, uma corretora de seguros conhecida no ramo e com seleto número de clientes não quer diminuir a receita, então ela opta por uma estratégia para fidelizá-los. Essas são maneiras que a partir das etapas de estratégias de vendas serão fundamentais para considerar a importância de cada vendedor.

Como usar as 3 etapas da estratégia de vendas na sua empresa?

1 – Organize o ambiente de trabalho

Planeje o seu time conforme suas qualificações. Não adianta colocar um funcionário para vender um tipo de produto o qual não domina enquanto poderia fixar no conhecido. Isso foge da lógica de estratégia de vendas rápidas e qualificadas.

Parece óbvio, mas entenda que, para expandir a lucratividade da empresa, muitos gestores usam deste artifício para vender mais, porém esquecem que o essencial não é quantidade e, sim, a qualidade. Resultado: desconforto do vendedor e perda de clientes.

Sendo assim, preste atenção no processo de vendas. Conforme os resultados surtirem efeitos positivos, aumente a equipe de acordo com suas habilidades.

2 – Use as estratégias de vendas online

Em meio à tecnologia, o boca a boca é somente um recurso adicional nos dias de hoje. Quando falamos em estratégias de vendas online pensamos em aceleração de resultados, como o uso de CRM, essencial para organizar a geração de leads, da pré-venda até o fechamento de contratos.

Outros mecanismos de uso da tecnologia são as redes sociais. Facebook, Instagram e Linkedin estão aí como prova de vendas efetivamente online. Um gestor atento direciona o vendedor a conquistar o cliente dessa forma, logo, o time de marketing entra em ação para ajudar nas estratégias de vendas online.

3 – Use os gatilhos mentais

Com uma boa estratégia de vendas rápidas, um profissional atualizado utiliza dos gatilhos mentais para persuadir o comprador. A técnica consiste no modo impulsivo para que o comprador leve o produto em pouco tempo.

Isso significa que o cérebro cansado converte escolhas automáticas em vendas, mas vale ressaltar que os gatilhos mentais não devem ser usados de forma irregular, pois erroneamente podem gerar antipatia no consumidor.

Assim, seja amistoso pessoalmente ou por e-mail, reforçando quando possível o discurso de vendas para lembrá-lo da importância do produto para si.

Como ser um profissional habilitado para estratégia de vendas?

Se você curtiu o nosso conteúdo e deseja se aprimorar em técnicas de gestão estratégica de vendas, recomendamos dois tipos de cursos:

Para iniciantes, o Especialização em Vendas traz técnicas fundamentais para o percurso de conquista do cliente. Você vai aprender:

 Como obter mais informações sobre a empresa, os produtos, o mercado e a concorrência; 

  • Qual a sua missão enquanto vendedor;
  • Fórmula de planejamento de metas comerciais; para planejar as suas metas comerciais e alcançá-las; 

E muito mais.

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