8 filmes sobre vendedores e para vendedores se inspirarem!

Quem não gosta de chegar em casa após um dia de vendas e assistir a um filme? Os filmes sobre vendedores são ótimas opções para profissionais do departamento comercial se inspirarem e buscarem, cada vez mais, exemplos para o dia a dia da profissão.

Por esses motivos, trouxemos algumas indicações de filmes sobre vendedores e sobre vendas para você curtir um momento de descontração e inspiração profissional. 

8  filmes sobre vendedores e sobre vendas para você

O Amor e Outras Drogas – Love & Other Drugs (2011)

Um filme clássico que não pode faltar nessa lista é “O amor e outras drogas”. Com um ar mais cômico, o longa narra a história de Jamie Randall (Jake Gyllenhaal), um vendedor que usava o famoso “jeitinho” para vender e para benefício amoroso próprio.

Porém, após perder o emprego em uma loja de eletrodomésticos por causa de sua má conduta, ele começa a trabalhar na indústria farmacêutica como vendedor. Mas, nesse cenário ele vê-se desafiado a aprender sobre um segmento novo e, além disso, a vender para um público que não estava acostumado. 

Nessa trajetória, ele conhece Maggie Murdock (Anne Hathaway), uma jovem que sofre com mal de Parkinson e a química entre Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway garante uma história cheia de emoções.

Fome de Poder – The Founder (2016)

Mais um drama biográfico, ou seja, baseado em fatos. O filme “Fome de poder” mostra a história da ascensão de umas das principais redes de fast-food atualmente, o McDonald’s

Estrelado por Michael Keaton, como Ray Kroc, a narrativa mostra como um vendedor de Illinois (EUA) adquire uma parcela de participação nos negócios da lanchonete McDonald’s, dos irmãos Richard e Maurice. 

Ray observa que essa lanchonete está tendo muito sucesso local e decide investir seu tempo para torná-la uma franquia. Neste caminho, ele experimenta alguns desafios e muita ambição. Esse filme sobre vendedores não pode faltar na sua lista. 

Um Senhor Estagiário – The Intern (2015)

Essa é aquela opção de filme para o vendedor assistir com a família toda! “Um senhor estagiário” não é especificamente sobre vendas ou sobre um vendedor, mas é uma comédia que traz exemplos de inspiração e de como é importante participar das transformações tecnológicas atualmente.

O longa é estrelado por Robert De Niro, como Ben Whittaker, e por Anne Hathaway, como Jules Ostin. 

Na história, Ben é um senhor de 70 anos, viúvo e que, mesmo após uma longa carreira de sucesso em uma empresa que já não existe mais, busca reinventar-se no mercado como um estagiário da mais nova e bem-sucedida criadora de um site que vende roupas pela internet. 

Com uma leveza ao retratar a simplicidade da vida, o filme garante muitas emoções, risadas e, se você for mais emotivo, algumas lágrimas também. 

Esse é um ótimo exemplo de filme para assistir depois de um dia mais pesado de trabalho e inspirar-se a ser melhor e reinventar-se dentro de sua profissão, sempre buscando fazer o melhor possível.

Walt Disney Antes de Mickey – Walt Before Mickey (2015)

Hoje a Disney é uma das maiores e mais grandes indústrias do mundo. Mas como ela chegou a esse status? Esse filme retrata essa história, de como um Walt Disney saiu do hábito de desenhar quando criança e tornou-se um animador que criou um símbolo presente em todo o mundo atualmente. 

O filme mostra como vender uma ideia. Do gênero bibliográfico e baseado no livro de mesmo nome, o enredo apresenta como Walt teve resiliência em todo o processo de sua carreira, uma qualidade extremamente importante na vida de um profissional de vendas.

O Lobo de Wall Street – The Wolf of Wall Street (2014)

O que não poderia faltar nessa lista é o “Lobo de Wall Street”. Esse filme é um clássico do cinema e tem como protagonista Leonardo DiCaprio, interpretando Jordan Belfort, um ambicioso corretor de Nova Iorque (EUA). 

Baseado em fatos, o filme foi lançado em janeiro de 2014 e tornou-se sucesso absoluto até os dias atuais. 

Na história, Jordan Belfort é funcionário de uma importante corretora de Wall Street, onde trabalhou duro por seis meses seguindo os ensinamentos de seu mentor, Mark Hanna (Matthew McConaughey). Porém, após ser contratado, ocorreu o evento chamado Black Monday (segunda-feira negra) nos EUA, que foi a quebrou da bolsa de valores no dia 19 de outubro de 1987, afetando a economia nacional e mundial. 

Nesse cenário, Jordan começou a trabalhar em uma empresa de fundo de quintal que lidava com papéis de baixo valor e, após essa experiência, viu a oportunidade de criar um negócio especializado nesse segmento. 

A história de Jordan não é uma inspiração, pois para chegar ao sucesso ele roubou pessoas e praticou atividades ilegais. Mas, o filme serve muito como uma reflexão profissional. 

A Morte do Caixeiro Viajante – Death of a Salesman (1985)

Dentre os filmes sobre vendedores, um que não poderia faltar é este. Originalmente estrelado no teatro no ano de 1984, essa obra da década de oitenta é um dos clássicos filmes sobre vendas. Willy Loman, interpretado por Hoffman, é um vendedor que perdeu o emprego e passa por momentos difíceis que o levam a ter pensamentos suicidas. 

 O longa é uma opção do gênero “drama profissional” para refletir sobre a vida de vendedor e sobre a idealização do sucesso.

O Sucesso a Qualquer Preço – Glengarry Glen Ross (1992)

Esta opção de longa também é um filme dentro da categoria “drama”. Ele conta a história de um grupo de agentes imobiliários desesperados.

A história da obra mostra Alec Baldwin como um motivador de vendas que instrui o grupo de agentes a uma competição em que os perdedores serão demitidos.

A princípio os vendedores trabalham da mesma forma que de costume, mas em determinado momento, decidem assaltar o escritório para revendê-lo a um rival.

Com toda a certeza, esse filme precisa estar na sua lista do gênero “filmes sobre vendas”.

Door to Door – De Porta em Porta (2002)

Para fechar a lista, não poderia faltar esse clássico filme baseado em fatos, que promete arrancar lágrimas de quem o assiste. 

O filme conta a história de Bill, um homem com limitações físicas do lado direito do corpo e dificuldade de fala. No início da obra é retratada a história dele mais jovem, mas a trama salta rapidamente para quando o personagem chega à idade adulta. 

Bill enfrenta o dilema de buscar por uma oportunidade de emprego que traga retorno financeiro para ele e que seja significativo. Depois de muitas tentativas frustradas, ele recebe uma proposta de trabalhar recebendo apenas a comissão, ou seja, com baixíssimo lucro. 

Esse drama é uma história de superação e de inclusão no mercado. Assista e reflita sobre.


O que achou desses filmes sobre vendedores ou para vendedores? Esperamos que tenha gostado! Para mais dicas sobre vendas, gestão e indicações de entretenimento relacionados à rotina comercial, não deixe de acompanhar o instagram do IEV, a maior e melhor escola de especialização em vendas do país. Clique aqui e confira!