Transforme o seu Mindset para vender mais!

O mindset de vendas que pode garantir o seu sucesso na hora de negociar, prospectar e fazer o fechamento.

O conceito acerca de Mindset, que pode ser traduzido como “modelo mental”, surgiu a partir da psicologia social e refere-se à uma atitude de programação mental que afeta nossas ações, a forma como nos comunicamos e nos relacionamos. Adotar o mindset correto faz nossos pensamentos vibrarem em frequências energéticas positivas, nos deixando mais propícios a mudanças e transformações específicas. 

Quando se trata de vendas, adotar uma mentalidade e postura diferentes pode ser o que falta para você se tornar um vendedor de sucesso.

 

Como funciona a mente

O seu cérebro está sempre trabalhando para poupar energia. É, por isso, por exemplo que você faz várias atividades do seu dia a dia no automático e acaba nem se lembrando. Quantas vezes você já pegou o carro para voltar para casa e sequer se lembra do trajeto que fez?

Isto é a sua mente agindo para que você não gaste energia. Para se ter uma ideia, o seu cérebro consome em um dia a mesma quantidade de energia que uma corrida de 30 minutos. Pensar cansa.

 

O que é mindset de vendas?

Se você possui uma postura negativa e muito propensa a desistência em desafios, fica muito difícil aguentar a rotina de vendedor e ainda mais complicado conquistar o título de vendedor de performance.

Quando você tem a mentalidade de crescimento, que aprova feedbacks, gosta de ouvir como as pessoas agem para poder replicar e, quando erra, não desiste, fica muito mais fácil crescer na carreira, inclusive nas vendas.

É muito importante que você identifique qual é a sua postura, se ela está fixa nos problemas ou focada em aprender e se desenvolver. Mesmo que você ainda esteja preso aos desafios, saiba que é possível reprogramar as suas atitudes. No entanto, é essencial que você modifique alguns hábitos no seu dia a dia.

Para isso, é necessário ter persistência. É só com ela que é possível conquistar a excelência. Para mudar a forma como você pensa e age há anos é necessário muito esforço. Então, ao invés de reclamar da forma como cliente te trata ou até das broncas que você leva do seu chefe, achando que ele pega muito no seu pé, use estas situações para conseguir aperfeiçoamento profissional.

Se faça as seguintes perguntas:

Como  posso melhorar e me superar?

Onde falhei e posso fazer diferente?

Deixei passar um ponto, como posso alinhar?

 

Qual é o mindset de vendas mais adequado?

A resposta é simples: depende!

Você tem vergonha de visitar um cliente? Acredita que está incomodando ao fazer uma ligação para apresentar um produto? Se as respostas forem sim, você já está começando sua abordagem de maneira equivocada. Imagine que um pesquisador descobriu um remédio para curar uma doença, ele não ia querer oferecê-lo o mais rápido possível para quem sofre deste problema? Experimente pensar que ao entrar em contato com um cliente você estará oferecendo uma solução para uma dor que ele tem, um problema que o seu produto ou serviço poderá solucionar, e esta ajuda é sempre bem-vinda. 

Ao invés de tentar vender um produto a qualquer custo para obter os melhores resultados, foque seu mindset no cliente, um bom vendedor é também uma espécie de consultor, um influenciador que, com seu conhecimento, mostrará as vantagens daquilo que está vendendo sem apelar para estratégias escusas. 

 

Mindset de vendas: acredite em você

Ter convicção da sua habilidade como vendedor é essencial. Ninguém acreditará no seu potencial se você não acreditar primeiro, essa confiança no seu trabalho, esse pensamento, o ajudará a passar pelas adversidades e rejeições típicas da profissão. Proteja sua mente do pensamento negativo de terceiros, pois estes de nada valem diante do bom conceito que você tem de si mesmo. 

Quando você for começar uma negociação, tenha em mente de que vai conseguir terminar do jeito que você deseja. Acreditando no que você vende e que o produto ou serviço tem valor, fica muito mais fácil tratar com o cliente.

Você é a peça que une as necessidades do cliente com uma solução.

 

Concrente-se no que você pode controlar

Você passa muito tempo pensando em coisas que você não pode controlar? Saiba que esse não é um mindset de vendas adequado. Para ser um vendedor de performance, é necessário estar focado somente naquilo que você tem poder de transformar.

Então, passar o dia pensando em crise, no comportamento de determinado cliente, nas metas, no estoque e na variação do valor do produto, não vai te permitir progredir. A única coisa em que você deveria se concentrar em transformar é o seu comportamento.

Não fique lamentando negócios perdidos, busque por novos e só pense nas falhas se for para não repetir, não fique remoendo. Assim, o controle emocional é o que diferencia um midset de vendas de sucesso de um vendedor medíocre.

 

O passado de sucesso como vendedor

Use suas conquistas passadas para te inspirar, lembre-se das vendas difíceis que você realizou e arranje motivação a partir delas. Crie uma frase motivacional só sua, algo que tenha a ver com a sua experiência de vida e sirva como uma espécie de mantra para direcionar suas ideias quando elas estiverem dispersas. 

A mudança de modelo mental não é uma prática miraculosa que vai mudar a sua vida da noite para o dia. Porém, é uma outra perspectiva que se concentra naquilo que você pode, de fato, mudar: sua atitude e seu esforço.

É um exercício diário de mentalização e, aos poucos, pode sim refletir nas suas ações e conquistas. Trata-se de um ciclo, pois a medida em que esse novo ideal é colocado em prática, ele dá resultado e se transforma em um ensinamento a ser reforçado no seu mindset de vendas. 

Essas são apenas as propostas iniciais para o mindset do vendedor campeão, mas o que realmente fará a diferença nos seus resultados é achar o seu caminho, o seu programa mental ideal testado e comprovado por você. E aí, preparado para transformar a sua mente e, por consequência, as suas vendas?  

Leia também: O primeiro passo para o sucesso nas vendas

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: IEV

Instagram: @iev.vendas