Como motivar equipe de vendas? 5 dicas + exemplos

Como motivar equipe de vendas? 5 dicas + exemplos

Você sabia que, de acordo com a SalesForce, 1 em cada 10 empresas tem taxas de rotatividade de vendedores acima de 55%? Diante de uma estatística como esta, saber como motivar sua equipe de vendas pode ser fundamental. 

Além disso, ao ajudar a reduzir os índices de rotatividade, a motivação se relaciona diretamente com a produtividade. Aliás, de acordo com estudos, colaboradores motivados podem ser até 50% mais produtivos em seus trabalhos. E isso, dentro da ciência de vendas, pode representar uma virada impressionante nos resultados. 

Por isso, separamos 5 dicas práticas para te ensinar como motivar a equipe de vendas

  1. Crie coletivamente as metas e objetivos do setor
  2. Proporcione aos vendedores um clima organizacional saudável
  3. Pense em eventos e ações que quebrem a rotina
  4. Dê feedbacks periodicamente
  5. Treine seu time 

Além disso, no fim do artigo, você ainda confere alguns exemplos de empresas que inspiram no quesito motivação e têm equipes de vendas que dão um verdadeiro show. 

Boa leitura! 

Empresas que sabem como dar incentivo para equipes de vendas 

Nubank e seus xpeers

O Nubank é um grande exemplo de empresa que coloca a experiência do cliente no foco. Por isso mesmo, seus agentes de atendimento são chamados de “xpeers”, em uma referência à “experience” do cliente. 

Uma das formas de motivar a equipe de vendas usadas no Nubank é o evento X-Fórum.  Dessa forma, durante o fórum, o time de atendimento tem um dia totalmente dedicado ao seu desenvolvimento profissional, e à troca de experiências. Ao mesmo tempo, participam de atividades inovadoras – que incluem palestras, dinâmicas e até shows de mágica.

Google: muito além do playground no escritório

Se você pesquisar “Google + local de trabalho”, certamente encontrará uma das icônicas imagens do escritório repleto de opções de jogos e lazer, como estas. Mas o cuidado com a equipe de vendas vai muito além desse recurso. 

Na empresa Google, os colaboradores têm acesso a benefícios exclusivos, como assistência escolar para os filhos, planos de saúde e bonificações relacionadas à produtividade.

Mas não é só isso! Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, a empresa incorporou soluções criativas mesmo na rotina remota. A “Super Fun Meeting” é um bom exemplo. Trata-se de uma reunião matinal que tem, como intuito, “despertar” os colaboradores para o dia que está por vir. Por isso mesmo, é permitido se juntar ao grupo digital de pijamas, com cara de sono e uma xícara de café na mão. 

Dica de leitura: veja, nesta matéria, mais algumas iniciativas que tornam o Google uma empresa referência em motivação de equipes de vendas. 

Como motivar equipe de vendas? 5 dicas

A seguir, você descobre, na prática, como motivar a equipe de vendas com 5 dicas. 

1. Crie coletivamente as metas e objetivos do setor

Nossa primeira dica para entender como fornecer o incentivo correto para impulsionar uma equipe de vendas é: aposte na cocriação. 

O conceito de cocriação está essencialmente ligado ao de colaboração, ou contribuição. Dessa forma, a ideia pode ser transposta para o mundo corporativo quando líderes, gestores e colaboradores se unem para criar metas e objetivos de forma coletiva. 

A partir do input “Onde a empresa quer chegar” (que representa o objetivo macro da organização), o time inteiro pode contribuir com diferentes “caminhos para chegar lá” (que representam as metas de curto e médio prazo). 

Aliás, uma boa dica para desenvolver metas com assertividade é apostar em metodologias ágeis de gestão para ordenar projetos e determinar ações e responsabilidades. 

Veja no vídeo abaixo algumas ideias de metodologias ágeis para exercitar na rotina comercial: 

2. Proporcione aos vendedores um clima organizacional saudável

Outra forma efetiva de manter a equipe de vendas motivada é olhando cuidadosamente para o clima organizacional. 

Sim! Motivar a equipe de vendas passa também por uma análise externa do ambiente de trabalho. 

Por isso, cabe à gestão de equipes comerciais adotar práticas e desenvolver projetos que contribuam para a criação de um ambiente de trabalho saudável, a despeito de todo o dinamismo e pressão por resultados inerentes à função. 

Algumas dicas para criar um clima organizacional saudável são:

  • promover um ambiente de trabalho silencioso, sem interferências externas significativas;
  • proporcionar um espaço de descanso para que os colaboradores consigam fazer pausas na rotina;
  • no caso de equipes a distância, disponibilizar equipamentos ergonômicos (como cadeiras, mesas e suportes para os pés e o notebook) e manter canais de comunicação abertos; 
  • exercer uma liderança participativa e respeitosa;
  • oferecer ferramentas e consultorias que ajudem a equipe a combater a procrastinação no trabalho
  • promover a cultura de inovação na empresa com programas de incentivo e reconhecimentos a boas práticas. 

3. Pense em eventos e ações que quebrem a rotina

Outra forma de motivar a equipe de vendas está justamente em sair da rotina. Sabemos o quão exigente pode ser uma rotina de vendas, repleta de metas, prazos e tomadas de decisão estratégicas. 

Para ajudar a impedir que a rotina “engula” a motivação do seu time, que tal inovar? Organize eventos, confraternizações e oportunidades para tirar seus vendedores (internos e externos) de suas funções habituais. 

Algumas dicas para fazer isso com assertividade são: 

  • crie um programa de job rotation, permitindo que vendedores circulem por outras funções da força de vendas. Além de exercitar a empatia e a colaboração, é uma alternativa para manter os funcionários motivados! 
  • que tal um evento motivacional? conte com o apoio de um mentor de vendas para organizar atividades, dinâmicas e reflexões que ajudem a equipe a entender seu papel estratégico na empresa. Faça isso em um lugar amplo, arborizado e, preferencialmente, distante do ambiente de trabalho convencional. 

4. Dê feedbacks periodicamente

De acordo com a Forbes, 4 em cada 10 trabalhadores são ativamente desmotivados (ou seja, além de não vestirem a camisa da empresa, também influenciam outros colaboradores a fazerem o mesmo) quando recebem pouco ou nenhum feedback. Além disso, 82% dos funcionários apreciam feedback, seja ele positivo ou negativo.

Por isso, inclua rodadas de feedback em sua gestão para motivar a equipe de vendas! 

Isso pode acontecer de diferentes formas. Seja um feedback one on one (feito entre o líder e o liderado), uma avaliação de desempenho 360 (onde todos os colaboradores avaliam a performance de outro) ou mesmo uma reunião setorial, a prática deve, sim, ser incorporada às práticas organizacionais da sua empresa.

5. Treine seu time 

Por fim, impossível falar sobre motivação de equipes sem reforçar a relevância dos treinamentos. Fundamentais para aproximar os agentes do produto ou serviço vendido, bem como dos propósitos do negócio, os treinamentos de vendedores são ferramentas fundamentais para manter a equipe de vendas motivada

Além da função clara de desenvolver e ampliar a base de conhecimento dos colaboradores, investir em treinamentos também reforça, para o funcionário, o compromisso da empresa com a sua evolução profissional. 

Isso também conecta o time com o senso de desafio. Afinal, ao passar por um treinamento, o colaborador se sente desafiado a colocar em prática o que aprendeu para gerir melhor seus processos e resultados. E isso está diretamente relacionado com a motivação. 

Com a ajuda de parceiros de confiança, é possível motivar a equipe de vendas com os melhores treinamentos disponíveis no mercado. 

Nós, do IEV, podemos te ajudar a despertar, em seus agentes de vendas, motivação e vontade de vender mais e melhor. Atuamos em duas frentes: desenvolvimento pessoal e de equipes.

Além disso, preparamos as lideranças para conduzir seus times rumo à autonomia e, ao mesmo tempo, fornecemos ferramentas robustas (como o nosso Programa de Desenvolvimento Comercial) para impulsionar as equipes.