Tipos de treinamentos de vendas: quando fazer e qual fazer?

Historicamente, as vendas sempre foram consideradas um campo para aqueles que tinham o dom, o talento da persuasão. Mas isso mudou drasticamente nos últimos anos, e agora o mercado exige vendedores mais profissionalizados. Por isso, diferentes tipos de treinamentos de vendas têm ganhado destaque. 

Para as empresas que desejam vender mais e melhor, qualificar os profissionais e muni-los com as ferramentas — hard e soft skills — de que eles precisam para acrescentar valor à experiência do cliente é essencial. 

Nessa busca pela excelência, saber escolher vai fazer a diferença entre um investimento e um gasto na contratação ou elaboração de um treinamento para os vendedores. Neste artigo, você vai aprender a identificar quando é o melhor momento para dar esse passo e como escolher o melhor treinamento em vendas para a sua equipe. 

Leia todo o post até o fim para entender como levar o seu departamento comercial para um novo nível! 

Por que e quando contratar um treinamento de vendas? 

Grande parte dos gestores têm uma grande preocupação com a motivação dos vendedores. E não é sem razão: sem um bom engajamento por parte da equipe, a empresa pode perder cifras altas. Mas a mesma preocupação deve ser dada aos vendedores sem o preparo correto para lidar com clientes e serem porta-vozes da organização. 

No mercado atual, os vendedores devem atuar como consultores de vendas. O consumidor hoje em dia está extremamente bem informado. São raríssimos os casos de alguém que compre algum produto ou contrate um serviço sem fazer uma extensa pesquisa na internet antes. 

As pessoas leem reviews, pesquisam marcas, modelos, conversam com pessoas que já tiveram experiência com o produto ou serviço em questão e, só então, tomam uma decisão informada. Ou seja, quando chegam até o vendedor, esses consumidores já têm uma enorme bagagem e estão quase certos sobre o que querem ou precisam. 

O momento mais propício para pensar em um treinamento em vendas é: o mais cedo possível. Se você tem um negócio, as vendas são parte inerente do seu processo e o que faz a empresa atingir suas metas. Portanto, quer você tenha uma equipe de vendedores ou se trabalha sozinho, preparar-se para vender é um fator essencial. 

No caso de empreendedores, o ideal é que a formação em vendas seja feita antes mesmo de o negócio começar a operar. Afinal, depois que a empresa estiver em atividade, será mais difícil tirar um tempo para se especializar, principalmente nos primeiros anos. 

Já para quem tem uma equipe de vendas, o treinamento deveria fazer parte do onboarding do profissional na empresa. Quanto antes o vendedor ou gestor comercial estiver alinhado com a metodologia empregada na organização e souber bem sobre o produto e o mercado, além das melhores técnicas para atingir os clientes do segmento, melhor. Por isso, não espere até uma crise nas vendas para agir

Quais são os benefícios para a carreira e a empresa? 

Os benefícios dos diferentes tipos de treinamentos de vendas para as empresas são muito claros: essas formações têm impacto direto nas metas e podem ser o divisor de águas entre não alcançá-las e superá-las. 

Mas as vendas estão relacionadas a muito mais do que a maioria das pessoas imagina. Veja outros benefícios para a empresa: 

  • Melhora dos resultados individuais da equipe, levando a uma maior motivação
  • Obtenção de uma equipe mais autoconfiante e confiante na empresa; 
  • Redução da rotatividade de profissionais; 
  • Melhora no clima organizacional; 
  • Melhora na dinâmica e no entrosamento entre o departamento comercial e os demais departamentos; 
  • Desenvolvimento de relações mais estreitas e de maior confiança entre empresa e consumidores; 
  • Otimização da gestão do tempo; 
  • Identificação de novas oportunidades de negócios. 

Além disso, os treinamentos em vendas são muito positivos para a carreira dos profissionais do departamento. Veja a seguir alguns dos destaques nesse sentido. 

Profissionalização do vendedor

Ainda é muito comum os profissionais de vendas que trabalham seguindo a sua “intuição”. É claro que a sensibilidade do vendedor tem um papel importante na interação com o consumidor. Mas igualmente importantes são as técnicas de vendas, metodologias e ferramentas desenvolvidas, aplicadas e testadas na área. 

Essa profissionalização é importante para que o profissional tenha uma base sobre a qual trabalhar com segurança.

Maior segurança para abordar o cliente

A confiança, tanto em si mesmo como no produto e na empresa, é um fator chave para o vendedor ter maior segurança ao abordar o cliente. Isso vai ajudar a vencer as objeções de compra, levando ao fechamento de mais negócios ou contratos.  

Perspectiva de progressão na carreira

Colaboradores mais bem preparados podem se desenvolver mais em sua trajetória profissional. Isso abre possibilidades para que esses vendedores alcancem cargos mais altos, como os de supervisão e até gerência. 

Quais os tipos de treinamentos para vendas? 

Os treinamentos para vendas podem ter diferentes focos, dependendo da necessidade da empresa. Vamos pontuar alguns que cobrem pontos fracos comuns nas organizações. 

Programação Neurolinguística Aplicada a Vendas

A chamada PNL é uma ciência que estuda a forma como os seres humanos estruturam os pensamentos e como estes são transformados em ações. Nesse tipo de curso, o aluno vai aprender a usar a linguagem para conduzir o cliente através da sua jornada, em uma experiência de compra positiva.   

Veja abaixo a palestra no TED de Julian Treasure sobre a forma mais eficiente de se comunicar com as pessoas para ser ouvido: 

Gestão de equipes comerciais

Tão importante quanto vender é saber gerir uma equipe de vendedores. O líder precisa saber como auxiliar os seus liderados, como ajudá-los a resolver desafios do dia a dia, dar suporte a dúvidas e conduzir a equipe rumo ao sucesso alcançando as metas da empresa. 

Técnicas de negociação

A negociação é uma parte inerente e fundamental da profissão do vendedor. A partir do momento em que ele começa uma interação com o consumidor, já está negociando, nem que seja o valor da marca. Um curso de técnicas de negociação ensina o vendedor as principais ferramentas para se sair bem nessas situações, encontrando os melhores negócios. 

Tudo sobre o melhor treinamento de vendas

Para ter acesso ao melhor treinamento de vendas, está na hora de conhecer o Instituto de Especialização em Vendas (IEV). O instituto foi fundado em 2014 por três dos maiores profissionais em vendas do país e oferece tipos de treinamentos de vendas para diferentes necessidades. 

Com sua vasta experiência na área, os fundadores desenvolveram uma metodologia exclusiva para profissionalizar os vendedores e ajudar as empresas a venderem mais e melhor. Atualmente, o IEV oferece cursos de vendas online em uma série de temas, que vão de finanças pessoais até a gestão de equipes comerciais. 

Também dá suporte aos gestores, para que eles consigam superar os vários desafios que o mercado apresenta atualmente. E, para uma solução ainda mais completa, a nossa recomendação é o Programa de Desenvolvimento Comercial

Ao longo de 12 meses, os especialistas do IEV vão fazer uma análise completa da sua empresa, identificar e trabalhar os pontos fracos. O processo inclui a identificação de oportunidades para a geração de negócios e, claro, treinamentos em vendas para os profissionais do comercial. Conheça as nossas soluções e proporcione o desenvolvimento da sua equipe — e da sua empresa!