Conheça os 6 principais tipos de vendedores das empresas

Conheça os 6 principais tipos de vendedores das empresas

Qual vendedor você se define: o leal, o chato, o perseverante ou o estrategista? Enfim, essas são algumas características dos diversos tipos de vendedores em uma loja que, independente do estilo, buscam em primeiro lugar atingir a meta de vendas.

Nesse sentido, o líder tem uma missão árdua ao escolher sua equipe, já que precisa identificar em cada um dos candidatos os defeitos, qualidades, habilidades, entre uma série de aspectos que poderá ser aprimorada ao longo do caminho.

Agora, você quer saber em qual perfil se enquadra? Então acompanhe a gente, pois neste artigo montamos uma lista com 6 diferentes tipos de vendedores no mercado de trabalho. Além disso, você terá noção de quais critérios devem ser avaliados durante o recrutamento e seleção. Confira!

Quais são os tipos de vendedores mais populares no mercado?

“O amigo de verdade”

Para aumentar o fluxo de caixa, o vendedor amigo é um dos mais indicados para entrar em contato com o cliente. Ele corresponde ao tipo que joga com a emoção. Carismático, é ele quem chama o consumidor de amigo no momento que adentra a loja. Bem intencionado, o profissional oferece café e comenta sobre a vida pessoal para desenvolver uma relação de confiança.

É importante destacar que a característica de vendedor desse porte em muitos momentos soa falsidade, no entanto, ele é natural em suas relações. Afinal, sua maior virtude é fidelizar o cliente.

Além disso, o vendedor amigo dispensa frieza, pois ele se aproxima para ajudar os indivíduos mais indecisos. Por outro lado, o fato de agradar demais pode desgastar a relação, fazendo o cliente desistir do produto.

“O lógico acima de tudo”

Ao contrário do amigo, o que prima pela lógica é extremamente racional. Sem rodeios, em poucos minutos ele informa todos os detalhes sobre o produto em vista do conhecimento sobre o que vende. Em contrapartida, ele pode ser uma péssima opção ao cliente mais emotivo e que necessita de atenção, justamente por seu modo frio de levar a situação adiante.

“O consultor de todas as horas”

O vendedor que prima pela linha da venda consultiva é o meio termo entre os dois anteriores: apela às emoções em alguns momentos e salienta a frieza em outros.

A qualidade mais aparente nesses tipos de vendedores consultores é o estudo aguçado sobre os produtos da loja. Não é à toa que os demais colegas de trabalho os denominam de “enciclopédias”. Por essa lógica, eles são chamados para socorrer outros funcionários quando surgem dúvidas.

O excesso de informações também é seu calcanhar de Aquiles, pois ele pode se perder ao falar sobre determinado produto ou a loja em si e acabar fazendo marketing inverso a favor do concorrente. Sendo assim, é necessário cautela antes de se comunicar com quem realiza a compra.

“O negociante a qualquer custo”

Você, como consumidor, insiste até o vendedor promover um descontinho? Pois saiba que no outro lado da moeda existem tipos de vendedores que negociam até “vender a própria mãe”. Brincadeiras à parte, o negociante conquista a simpatia com a intenção de que o cliente leve a mercadoria de qualquer jeito.

A grande arma é o elogio do material acima do normal, mostrando que em outra loja não encontrará nada tão eficiente como em seu estabelecimento.

“O calculista sem freio”

Pode parecer negativo, mas o vendedor calculista destaca-se por um planejamento estratégico direcionado a alcançar seus objetivos a qualquer custo. Diferente do negociante que, por sua vez, mescla a racionalidade com a emoção, o calculista tende a mentir ou a ovacionar um produto defasado para tirá-lo de circulação. A equipe de vendas normalmente não tem boa relação com essa categoria, embora eles consigam realizar a entrega como prometido.

“Sou chato sim, mas faço vendas”

Insistente, o vendedor chato não desiste na primeira tentativa porque a sua meta é aumentar o ticket médio da empresa e ganhar um dinheiro extra. Porém, diferente do calculista, ele é mais amável e consegue conquistar o carinho e a confiança do responsável pela compra.

Quais características de vendedor você deseja ser ou ter no seu time?

Há pontos fundamentais que melhoram a produtividade da equipe no sentido de que o trabalho não se torne burocrático e insosso. Portanto, observe abaixo e coloque em prática algumas habilidades de um vendedor criativo e apaixonado pela profissão:

Estude o máximo possível

O departamento comercial e o Recursos Humanos estão de olho nos melhores especialistas do mercado. Então invista em conhecimento que ajude a sanar as dúvidas dos clientes e assim a criar credibilidade com os gestores.

Seja paciente

A característica de um vendedor de sucesso é manter a calma primordialmente quando quem faz a compra excede o limite do bom senso. Por exemplo, se você é funcionário de uma loja de material de construção e o cliente insiste em obter latas de tintas com cores específicas para pintar a casa e faltam itens na loja, tenha paciência o máximo que puder.

Caso não tenha o produto no estabelecimento como no catálogo, avise-o com sorriso no rosto e informe sobre a futura disponibilidade.

Priorize relacionamentos de qualidade

Um vendedor pode obter uma carteira considerável de clientes se propuser a solucionar os problemas. Veja bem: não há necessidade de tornar-se amigo do consumidor, mas sim de satisfazer suas vontades. Além disso, essa comunicação agradável deve permanecer no pós-venda.

Como ser um vendedor de sucesso?

Como você viu acima, os tipos de vendedores apresentam características bastante distintas, porém todos têm um foco em comum: realizar suas vendas com sucesso. Então que tal fortalecer as suas habilidades para ser um vendedor acima da média?

O conhecimento é a melhor arma para o sucesso. Por isso, o IEV – Instituto de Especialização em Vendas – desde 2014 reúne diversos cursos para treinar vendedores eficientes e a desenvolver líderes para o comando de suas equipes de vendas.

Pensando nisso, convidamos você a conhecer o Programa de Desenvolvimento Comercial. A consultoria comercial completa para a sua empresa, que permite, ao longo de um ano, que líderes e vendedores superem seus principais desafios através de acompanhamento e uma estratégia personalizada.

Além de diversos treinamentos e consultorias direcionadas para líderes e vendedores, no PDC a sua empresa terá mentoria em vendas, avaliação de perfil de vendedores e muito mais para a criação e desenvolvimento da sua área de vendas. Viu como é possível crescer?

Gostou da ideia? Entre em contato agora com o IEV. Estamos esperando por você!