Treinamento para vendedores: Guia completo para seu time comercial

Para ter uma equipe comercial trabalhando em alta performance é fundamental investir em treinamento para vendedores.

O treinamento é a melhor forma de preparar e também de atualizar profissionais de vendas para que eles executem os processos da empresa com excelência.

Além disso, um time bem preparado consegue atender melhor os clientes e mantê-los satisfeitos com o serviço prestado.

Uma pesquisa realizada pela Hubspot com vendedores destacou que, para mais da metade  dos entrevistados, os colegas de trabalho são uma fonte para dicas de como melhorar no dia a dia de vendas. Outras opções citadas foram:

  • 44% recorrem a seus gerentes comerciais;
  • 35% aproveitam os treinamentos em vendas;
  • 24% pesquisam em canais de conteúdos online.

Para que os vendedores possam trocar conhecimento dentro da equipe, eles precisam ter bagagem profissional, experiência e estarem por dentro das tendências do setor.

O treinamento para vendedores entra como uma iniciativa importante para criar uma cultura de capacitação. Confira nosso guia completo e aprenda tudo que você precisa saber sobre o tema.

Boa leitura!

O que é um treinamento para vendedores?

O treinamento para vendedores é uma iniciativa para atualizar equipes comerciais sobre conteúdos relevantes que as preparem para executar melhor os processos de venda da empresa.

Cada negócio, de acordo com seu mercado e objetivos estratégicos, vai capacitar seus vendedores dando prioridade a conteúdos e técnicas de venda diferentes.

Para colocar essa ideia em prática, é possível criar um programa de treinamento para vendedores, que define as capacitações que um vendedor passa desde quando entra na empresa até os treinamentos para atualização.

Essa é uma forma eficiente para manter o treinamento para vendedores como um valor da empresa e não deixá-lo cair no esquecimento.

Como funciona um treinamento para vendedores?

O segredo para que um treinamento para vendedores funcione é um bom planejamento

O diretor comercial, em parceria com o gerente, pode dividir essa função de planejar os treinamentos, pois os dois conseguem ter uma visão ampla das necessidades da área de vendas.

Dessa forma, a estrutura de organização do treinamento de vendedores funciona passando pelas seguintes etapas:

1. Análise das necessidades da equipe comercial: como o gerente acompanha a equipe no dia a dia, ele pode perceber onde os vendedores precisam melhorar. Fazer pesquisas rápidas também é uma forma de coletar sugestões do time;

2. Definição do tipo de treinamento e conteúdo: com as necessidades claras, é possível criar uma lista de tipos de treinamento que serão mais eficientes para explicar o conteúdo que deve ser ensinado;

3. Criação do plano de treinamento para vendedores: nessa etapa é feito o cronograma com datas, horários e os temas de cada treinamento, o que ajuda a equipe a se programar e comparecer;

4. Avaliação dos treinamentos: toda sessão de treinamento deve ter uma pesquisa que avalie os processos, a qualidade do treinamento e os resultados dos novos conhecimentos no desempenho das vendas.

Quais são os tipos de treinamento para vendedores?

O tipo de treinamento para vendedores definido no planejamento não precisa ser um só. É, inclusive, interessante utilizar tipos diferentes para tornar as sessões mais dinâmicas e interativas.

Os principais tipos de treinamento são:

Treinamento on the job 

É feito dentro do ambiente de trabalho com a supervisão de um membro mais experiente da equipe. O vendedor aprende na prática do dia a dia.

Workshops

Esse formato pode ser utilizado para fazer sessões de estudos de caso, palestras temáticas, simulações, entre outros. 

Autoaprendizagem

O vendedor recebe materiais para estudar sozinho, mas com o direcionamento do líder de vendas sobre o conteúdo.

Treinamento onboarding

É um tipo de treinamento que introduz um novo vendedor na empresa e explica quais são os padrões de venda e atendimento.

Coaching do líder de vendas

O líder atua como coach (treinador), dando feedbacks individuais para os vendedores durante o trabalho. É um método de treinamento on the job. 

Quer aprender como liderar a sua equipe de vendas ao topo do mercado? Faça o download gratuito do nosso e-book exclusivo de Liderança e aprenda várias técnicas de especialista. 

Treinamento online 

Pode ser feito em aulas ao vivo ou videoaulas gravadas, seja de um conteúdo criado na empresa ou comprado de empresas especializadas em treinamento para vendedores. 

Conheça os cursos online da IEV e veja quais podem ajudar a sua equipe a se desenvolver.

Como aplicar um treinamento para vendedores?

Aplicar um treinamento para vendedores exige pessoas comprometidas com a execução do plano definido.

Isso porque, é preciso preparar o material, o local e escolher o momento da semana ideal para obter o melhor de cada tipo escolhido.

Também é importante que líderes e vendedores comprem a ideia dos treinamentos comerciais. Por isso, alinhar os temas às necessidades reais da equipe é um incentivo à participação de todos.

Por que fazer um programa de treinamento para vendedores?

Um dos principais motivos para uma empresa investir em um programa de treinamento para vendedores é ter uma equipe bem preparada.

Isso gera mais segurança na hora de lidar com o cliente e faz com que o time venda as soluções que a empresa oferece de maneira mais assertiva.

Consequentemente, os vendedores se sentem mais motivados e engajados, pois a sensação de saber que é capaz de executar uma boa venda os mantém comprometidos com os processos. 

Qual o melhor treinamento do mercado para vendedores?

O melhor treinamento para vendedores é aquele que atende aos interesses da sua equipe e tem o formato com o qual todos se sentem mais à vontade.

Atualmente, os cursos online são uma alternativa muito procurada, já que os vendedores têm mais flexibilidade para organizar seus estudos e fazê-los de onde quiserem e puderem.

Quer sugestões de treinamentos nessa modalidade? Leia também o artigo: Curso online de vendas: 5 melhores cursos para capacitar sua equipe.

Quais são os 3 pilares de um bom treinamento de vendas?

Fechando o nosso guia sobre treinamento para vendedores, leve em consideração os três pilares abaixo quando for planejar as capacitações da sua equipe comercial:

  • Conhecimento técnico que o treinamento fornece;
  • Como o treinamento impacta o desenvolvimento comportamental dos vendedores;
  • Qualidade do conteúdo dos materiais de apoio.

Invista no crescimento da sua equipe comercial

Agora que você já sabe tudo sobre treinamento para vendedores, pode começar a planejar a capacitação do seu time.

Se o objetivo é colocar toda a equipe de vendedores na mesma página, o Programa de Desenvolvimento Comercial da IEV é a solução que você procura.

Nossos especialistas em vendas avaliam as oportunidades do seu negócio e criam uma estratégia 100% personalizada para a sua equipe superar todos os desafios e ativar o máximo potencial de vendas da sua empresa.
Quer evoluir o departamento comercial da sua empresa? Entre em contato com a equipe do IEV e comece hoje essa mudança.