Treinamento PNL para vendas – Uma ferramenta poderosa para compreender os clientes

Nos últimos anos, a PNL se tornou uma ferramenta muito importante no mundo das vendas. Por isso, cada vez mais profissionais têm buscado por treinamento de PNL para vendas. 

Antes de conhecer a lista dos melhores cursos disponíveis no mercado, é essencial compreender o que é a PNL e como ela pode aumentar os seus resultados em vendas. 

O que é PNL? 

PNL é uma sigla para Programação Neurolinguística, um campo de estudo que tem como objetivo compreender a maneira que o cérebro entende e como ele produz a comunicação. Por meio dela é possível compreender como se dão as relações humanas.

A PNL abrange campos como a linguística, a psicologia, a psiquiatria, a filosofia, a neuroanatomia e a neurofisiologia, por isso ela trabalha de maneira interdisciplinar. Ao estudá-la é possível compreender melhor o comportamento do cliente. Assim, esta se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar seus resultados na área comercial.

Ficou curioso para saber mais sobre treinamento de PNL para vendas? Leia esse conteúdo até o final e descubra como essa ciência pode te ajudar a vender mais e melhor!

O que é PNL nas vendas

A mente humana tem uma ampla capacidade de adquirir conhecimento, e a linguagem entra como uma ferramenta que executa as programações, comandos e conexões. Isso acontece tanto de maneira consciente, quando escolhemos aprender algo no dia a dia, por exemplo, como também  inconscientemente.

Em resumo, nós assimilamos tudo que escutamos e falamos. Isso se dá independentemente da nossa vontade. E, quando estudamos PNL, é possível entender o caminho que as informações fazem em nossa mente, ou seja: como as estruturamos e as transformamos em ações. 

Relacionado às vendas, a PNL pode ajudar o vendedor nas decisões e ações do dia a dia. Por exemplo: o que assimilamos a nossa volta gera uma programação em nosso cérebro, mas não necessariamente ela será positiva

Pense em uma situação que você te provoque medo. Agora reflita: o porquê desse sentimento? Ele se baseia na realidade? 

Um bebê quando está aprendendo a andar, se cai algumas vezes e se machuca, pode sentir medo e entender que andar não é algo bom. No entanto, este sentimento é equivocado, pois o que ele assimilou à sua volta o fez entender que essa atitude gera um efeito ruim, a queda. 

Na rotina de vendas acontece o mesmo, se um vendedor se vê como um campeão, ele programa o seu cérebro para assumir esse posto. Quando tem medo de vender ou de agir em determinada situação, ele reforça atitudes que dificultam a venda. 

Em resumo, a PNL é usada para contribuir com o esclarecimento do que acontece em sua rotina, em sua vida. Agora, veja algumas ações para te ajudar a praticá-la.

Inspirar-se em profissionais que você admira

Ao realizar isso, é possível programar o seu cérebro para assimilar os comportamentos, atitudes e conhecimentos que uma pessoa de sucesso em alguma área tem.

Perceber quem você mesmo é

Após escolher em quem se inspirar, pense no que essa pessoa faz que você ainda não faz.

Entrar na zona de esforço

Procure pensar como ela age frente às situações do dia a dia. Não dê atenção aos obstáculos, foque nas soluções.

Vigiar seus pensamentos e palavras

Em quarto lugar, você precisa fazer um policiamento de si mesmo e tomar cuidado para não começar a pensar negativo durante a rotina. 

Em resumo, o treinamento PNL para vendas contribui para que o profissional do departamento comercial conquiste, cada vez mais, a alta performance.

Como fazer um treinamento PNL para vendas

Em primeiro lugar é necessário fazer uma autoavaliação, assim você deve examinar-se a fim de entender quais são suas atitudes particulares no dia a dia. Por exemplo, “eu tenho sido positivo diante de um desafio?”; “eu tenho me colocado como um profissional que conquistará tudo que desejo e me esforçarei para isso?”.

Ao realizar essas perguntas, cada vendedor dá o primeiro passo para compreender a razão de seus comportamentos e os desdobramentos deles em sua performance. 

Porém, não basta ficar somente na autoanálise, é necessário buscar por referências que possam contribuir com esse processo, como, por exemplo, o curso de PNL aplicada às vendas. 

Parte do conteúdo deste artigo foi inspirado nesse curso. Ministrado por Lilian Pellizzon, especialista em PNL no IEV e com mais de dez anos de experiência em treinamentos, o programa de aulas abrange teoria e prática, focando em aumentar as vendas.

O melhor treinamento de PNL para vendas

Em primeiro lugar, o curso PNL aplicada às vendas começa definindo o que é Programação Neurolinguística e como ela está relacionada com o departamento comercial. Embora tenhamos te contado um pouco sobre isso, no curso há o aprofundamento nesse e nos seguintes conceitos:

Rapport

O rapport é uma palavra de origem francesa que significa criar conexão com outro, ter empatia. Esse conceito, aplicado às vendas, mostra como usar técnicas específicas de PNL para sintonizar-se com o cliente a fim de criar, nele, uma identificação com você. 

Quando essa prática é feita corretamente, ela surte diversos resultados positivos, como:

  • Encantamento do cliente pelo seu atendimento;
  • Maior taxa de fidelização dos consumidores;
  • Vendas feitas de maneira mais fluída;
  • Aumento das vendas.

Calibragem

A calibragem é a técnica de se condicionar a perceber o comportamento da outra pessoa e o que ele significa. Para realizar isso é necessário observar os padrões de ação dos outros , como o movimento dos olhos durante uma resposta e a gesticulação (ou falta dela). 

Essa técnica é aprofundada na terceira aula do treinamento PNL para vendas do IEV. Ela te ajuda a compreender melhor com quem você está negociando, facilitando na hora de criar conexões mais sinceras.

Sistemas representacionais

Em quarto lugar, a aula de sistemas representacionais traz ao debate que a comunicação não é feita apenas pela fala, mas também pela linguagem corporal.

Os sistemas representacionais consistem na observação do que o outro diz além da oralidade, mas também com o corpo.

Todas as pessoas são classificadas em uma ou mais categoria de sistemas representacionais: 

  • Visual;
  • Auditivo;
  • Cinestésico.

Como o próprio nome diz, existem pessoas que prezam mais pela experiência visual, enquanto outras pela auditiva e outras pelo tato.

Ao conhecer em qual dessas características seu cliente se encaixa mais, também é possível aprimorar o rapport

Comunicação interior

A última aula aborda a comunicação interior, e voltamos a falar de como é possível usar a PNL para entender a si mesmo e evoluir. 

Quais hábitos positivos e negativos você pratica? Qual a sua posição frente a um problema do dia a dia e como você se motiva? Esses são alguns dos questionamentos a se fazer para se autoavaliar.

O curso de PNL para vendas do IEV

O IEV (Instituto de Especialização em Vendas) é uma organização com o propósito de ajudar pessoas do departamento comercial a venderem mais e melhor. Com diversas opções de cursos, o IEV oferece uma formação completa para gestores, vendedores e outros profissionais da área.

Se você quer especializar-se em PNL, conheça o treinamento de PNL aplicada a vendas do IEV clicando aqui. Como visto, ele está repleto de conhecimentos para você se especializar no assunto e tornar-se, cada vez mais, um profissional completo.