Como ser um vendedor especialista? Saiba como se capacitar

Um vendedor especialista é um profissional com  Conhecimentos, Habilidades e Atitudes específicos para as vendas e para o setor em que atua. A partir disso, desenvolve-se um perfil de autoridade, sabendo apresentar argumentos e propor soluções eficientes para os clientes.

Ser um vendedor especializado exige, além de atitudes diferenciadas,   a escolha de trabalhos e de treinamentos para se manter atualizado.

Esse perfil é bastante rico para as empresas, pois quanto maior o domínio das necessidades das vendas e do setor, melhor é a performance do vendedor.

Se seu objetivo profissional é ser um vendedor especialista, este artigo é para você. Vamos falar sobre as habilidades, cursos, como praticar e o salário para quem tem esse perfil.

Continue a leitura e aproveite!

GUIA de como ser um vendedor especialista

Um vendedor especialista pode direcionar sua carreira para aprender mais com cada experiência e enriquecer seu currículo.

Abaixo, listamos algumas habilidades e outros detalhes importantes para ser um vendedor especialista.

5 habilidades essenciais de um vendedor especialista

Para ser um vendedor especialista, invista nas seguintes habilidades:

1. Especialização no setor desejado

Um vendedor especialista precisa se especializar, não é mesmo? Então, identifique o setor com o qual você se identifica e busque treinamentos nessa área.

Em um primeiro momento, as instruções teóricas e o contato com professores é enriquecedor para a formação profissional

Dê preferência para cursos que emitam certificados, pois essa é uma forma de comprovar sua autoridade no currículo e conquistar oportunidades no mercado.

Aproveite os treinamentos para conversar com outras pessoas e professores e pedir dicas sobre o setor, assim você pode conhecê-lo mais detalhadamente.

2. Buscar experiências práticas na área de interesse

Ninguém desenvolve uma habilidade sem aplicar os conhecimentos adquiridos. 

Então, independentemente se você está estudando ou em transição de carreira, buscar oportunidades é essencial.

Algumas chances podem surgir do networking presencial ou on-line, com pessoas que podem indicá-lo para uma vaga ou projeto no setor.

Mesmo se for uma experiência temporária, é uma maneira de enriquecer seu currículo como vendedor especialista. 

Leia também: Como descrever a função de vendedor no currículo? Dicas para um CV irresistível.

3. Ser um bom comunicador

Essa é uma habilidade que todo bom vendedor deve ter, mas é essencial que o vendedor especialista seja um bom comunicador.

Isso porque, com a capacidade de criar conversas interessantes, o vendedor pode conhecer melhor um potencial cliente, suas necessidades e direcionar a conversa para seus  objetivos.

Além disso, uma comunicação eficiente ajuda a ter clareza na forma de se expressar, o que evita confusões e torna as conversas de negócios realmente agradáveis.

4. Saber ouvir e entender as necessidades do cliente

Ser um vendedor especialista não significa falar o tempo todo. Parte da vantagem de conhecer bem o segmento com o qual trabalha é conseguir identificar as necessidades do cliente.

O vendedor pode guiar a conversa a partir do que o cliente relata ou questiona. Dessa forma, ele também se sente condutor do diálogo. 

Essa postura ainda reforça os argumentos que o vendedor especialista traz para a conversa por meio de suas experiências e resultados conquistados.

5. Ser estratégico na apresentação da proposta

Uma vez que se identifica a conexão do cliente com a proposta da empresa, é importante alinhar a proposta ao que foi conversado.

Detalhar cada solução com base nos benefícios que o produto ou serviço oferecem, ajuda a guiar a apresentação e a reavaliação do cliente depois.

Lembre-se que a proposta precisa ser bem escrita para que tenha impacto e envolva o cliente com a argumentação.

[EXTRA] Ser bom negociador

O fechamento de uma venda é um momento desafiador, mas é algo que o vendedor especialista domina.

Na hora de negociar é importante estar preparado para não cair no jogo de se sentir levado a dar um desconto para concluir a venda.

Então, estude o cliente, antecipe as objeções e também planeje alternativas para contornar as objeções sem mexer no seu preço.

Confira um case de sucesso nesse sentido no artigo: Casa do Plantio especializa a equipe e elimina os descontos com o desenvolvimento do IEV.

Quais as melhores especializações para se desenvolver?

Os melhores cursos para se desenvolver como vendedor especialista vai depender do nicho de mercado que você deseja se especializar.

Depois de definir a área de vendas que tem mais relação com os seus desejos profissionais, é possível escolher quais treinamentos realizar.

A estratégia mais eficaz é capacitar-se primeiro em treinamentos gerais sobre vendas. Depois, começar a investir em especializações no setor que te interessa. 

Outra dica é apostar em cursos on-line que proporcionam mais flexibilidade para se capacitar. Separamos abaixo algumas opções do Instituto de Especialização em Vendas (IEV) que você pode fazer da sua casa:

>>> Confira nossa lista completa de treinamentos on-line e encontre o treinamento ideal para você!

Como e onde praticar?

Com a ajuda da internet, é possível encontrar boas oportunidades para praticar o que você aprender nos treinamentos.

Sites de vagas on-line são excelentes para conhecer empresas e é possível filtrar a busca para visualizar apenas vagas de vendedor especialista. Alguns exemplos são: Catho, Vagas, InfoJobs, entre outros. 

O LinkedIn Vagas é outra fonte excelente de oportunidades. Aliás, mantenha suas informações atualizadas na rede para atrair recrutadores para o seu perfil.  

Por fim, participar de projetos temporários também pode abrir portas para uma futura vaga de vendedor especialista. 

Quanto ganha um vendedor especialista?

De acordo com o site Glassdoor, o salário médio de um vendedor especialista é de R$ 3.767

O valor, é claro, vai variar de acordo com a região do país e da empresa contratante, além de comissões e outras bonificações, mas fornece uma visão interessante sobre o retorno do cargo.

Valorize seu currículo profissional

Quer ser um vendedor especialista e aumentar suas chances de conquistar uma vaga para trabalhar no setor que você deseja?

O Instituto de Especialização em Vendas (IEV) pode ajudá-lo. Contamos com cursos que ampliam o campo de visão de líderes e equipes comerciais, com metodologias focadas no dia a dia de vendas e as técnicas de vendas mais eficazes do mercado. 

Pensando nisso, convidamos você a conhecer os cursos de vendas do IEV. Possuímos treinamentos de fácil compreensão e com resultados na prática. Confira!